terça-feira, 27 de setembro de 2011

ELEIÇÕES PARA O CONSELHO COMUNITÁRIO DO NOVO SANTO ANTONIO DO POTENGI



Clésio Pontes candidato a presidente do Conselho Comunitário
O candidato a presidente ao Conselho Comunitário do Novo Santo Antonio do Potengi, Clésio Pontes, faz avaliação do seu mandato frente a diretoria da entidade e comenta o processo eleitoral. Para Pontes, o pleito está sendo acirrados, cinco chapas concorre à direção do conselho. Isso se dar segundo o atual presidente, pelo trabalho desenvolvido pela atual diretoria (chapa 2), que tem conseguido resolver muitos problemas que afetam a comunidade, como, o transporte que melhorou o atendimento à população: Renovação da frota, ônibus saindo de Santo Antonio, ônibus para a praia, reativação do programa do leite que passou quatro meses suspenso e manutenção e ampliação da iluminação pública; limpeza pública, conquista da sede própria, tudo isso e muito mais resgatou a credibilidade da entidade e despertou os interesses das demais chapas. Por isso, acreditamos que a população aprova o nosso trabalho e vai nos dar uma grande vitória no dia trinta de outubro de 2011, enfatizou Clésio Pontes.

Da redação do Portal por Efigênio Silva

Atriz lésbica diz ter sido expulsa de avião após beijar namorada

A atriz Leisha Hailey, que estrelou a série "The L Word" como uma jornalista bissexual, afirma ter sido expulsa de um voo da Southwest Airlines junto com sua namorada após ter dado um beijo nela, nessa segunda-feira (26). Hailey e a namorada Camila Grey, da banda Uh Huh Her, estavam em El Paso, no Estado americano do Texas. A informação é do portal UOL.

No Twitter, Hailey, 40, disse que a comissária de bordo teria dito que a Southwest "era uma companhia aérea familiar e um beijo não era ok" e que ela e sua namorada seriam escoltadas para fora do avião por terem se exaltado sobre o assunto. "SouthwestAir apoia empregados homofóbicos. Desde quando é ilegal demonstrar afeto a quem você ama? Eu quero saber o que a Southwest Airlines considera uma 'família'", escreveu. Hailey também exigiu um pedido público de desculpas.

De acordo com o portal, a companhia aérea soltou uma nota afirmando que "nós recebemos várias reclamações de passageiros que apontam para um comportamento excessivo. Nossa equipe, responsável pelo conforto de todos os clientes a bordo, abordou as passageiras baseado apenas no comportamento e não no gênero". "O diálogo atingiu um nível que tornou melhor ser resolvido em terra, e não em voo", acrescentou.

Fonte: Portal Uol

Dilma quer "conversa franca" com Fifa, diz jornal

Para acabar com desentendimentos acerca da Lei Geral da Copa, presidente quer se reunir com entidade

Para esclarecer os motivos que geraram desentendimento entre o governo federal e a Fifa a respeito da Lei Geral da Copa, a presidente Dilma Rousseff planeja se reunir com integrantes da cúpula da federação em Bruxelas, na Bélgica, já na próxima semana. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Blatter e Dilma durante evento da Copa no BrasilOntem (26), a presidente já teria solicitado à assessoria um encontro com os cartolas da entidade. A intenção é ter uma "conversa franca".

De acordo com Dilma, está havendo "uma plantação de supostas contrariedades" entre os interesses dos dirigentes e do governo brasileiro e, para isso, será necessário "conversar em busca de harmonia". A governante sustenta, ainda, que a Lei Geral da Copa, motivo do desentendimento, foi baseada em compromissos firmados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e está ancorada na Constituição brasileira.

Um dos tópicos da conversa será a questão das meias-entradas para ingressos de partidas do Mundial. A Fifa esperava que a Lei Geral da Copa não autorizasse os descontos, mas o interesse da entidade esbarrou em leis estaduais pelo país que legitimam a meia entrada, assim como o benefício para idosos, garantido por legislação federal. A presidente deve estar em Bruxelas na terça e quarta-feira da próxima semana.

* Fonte: copa2014.org.br

Infraero muda cálculo e "aumenta" capacidade dos aeroportos da Copa



Mesmo sem mudanças nos investimentos, terminais poderão receber mais 100 milhões de usuários por ano

A Infraero alterou a metodologia usada para calcular a capacidade dos 13 aeroportos que servirão à Copa. Com isso, mesmo sem mudanças nos planos de investimentos, os terminais poderão receber 100 milhões de passageiros a mais por ano. A informação é do jornal "Folha de S.Paulo".

Aeroporto de Brasília com filas no check-in: revisão da InfraeroAntes do novo cálculo da estatal, os aeroportos das 12 cidades-sede (mais Campinas-SP) estavam aptos a receber 95 milhões de usuários por ano. No entanto, em 2010, 104 milhões de passageiros passaram pelos terminais.

Os investimentos programados até 2014, da ordem de R$ 6,4 bilhões, previam um aumento na capacidade de 55 milhões de passageiros/ano. No total, durante o Mundial, 150 milhões poderiam utilizar os 13 areroportos.

Segundo estimativa da Infraero, em 2014, 152,6 milhões de passageiros devem passar pelos aeroportos da Copa. O novo cálculo elevou a capacidade para 256,8 milhões de pessoas. Além de conter a demanda, a "nova" infraestrutura dará uma folga de 41% ao sistema.

Segundo a estatal, a nova metodologia é baseada nos avanços tecnológicos e na mudança de perfil dos usuários. O superintendente de Planejamento da Infraero, Walter Américo, também afirma que os voos na madrugada influenciaram os cálculos. "Os aeroportos ficam abertos 24 horas, mas não considerávamos a madrugada no cálculo da capacidade. Mas agora há muitos voos [nesse período]", disse ao jornal.
* Fonte: copa2014.org.br

Museu contará história das Lutas Camponesas no Nordeste


O município de Sapé, localizado no estado da Paraíba, ganhará um Museu Histórico das Lutas Camponesas no Nordeste. O centro de memória funcionará na casa e no terreno onde viveu João Pedro Teixeira, líder das Ligas Camponesas na Paraíba assassinado no dia 2 de abril de 1962.



Na sexta-feira passada (23), integrantes da organização não-governamental Memorial das Ligas Camponesas se reuniram com Paulo Maldos, secretário de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, para discutir o projeto do memorial.

De acordo com Luiz Damázio de Lima, presidente da ONG Memorial das Ligas Camponesas, a ideia é que Paulo Maldos "faça a ponte com Brasília para a implantação do projeto de Memorial e consiga recursos para a execução”. Segundo ele, a intenção é restaurar a casa onde morou João Pedro Teixeira e lá construir um museu com informações das lutas camponesas no Nordeste.

"Vamos fazer um museu para o resgate da história de João Pedro Teixeira e das lutas pós-João Pedro”, afirma, lembrando que 15 anos depois da morte do líder, reiniciou-se a luta por terra na região. Segundo ele, hoje, o estado da Paraíba possui cerca de 270 assentamentos. 

A concretização do Museu Histórico das Lutas Camponesas está cada vez mais próxima. No início deste mês, o Governo do Estado da Paraíba publicou um decreto no Diário Oficial em que declara de utilidade pública mais 2,27 hectares de terras do Sítio Antas do Sono, no povoado de Barra de Antas, em Sapé. Em julho passado, o governo já havia declarado de utilidade pública 4,83 hectares do local. 

Além do museu, Luiz Damázio comenta que a intenção é utilizar o terreno para também construir um centro de formação para os agricultores, com área para lazer, comercialização e unidades produtoras baseadas no sistema agroecológico. 

A meta, segundo ele, é que pelo menos o museu esteja pronto no dia 2 de abril de 2012, data de celebração dos 50 anos do assassinato de João Pedro Teixeira. "Esse projeto é importante para os agricultores porque resgata a história de um cidadão que deu sua vida pela luta pela melhoria de vida das pessoas. A ideia é dar um rumo melhor à vida dos agricultores e fortalecer a luta deles. Esperamos que esse memorial seja um centro de referência não só no Nordeste, mas também nacional e até internacional”, comenta. 

Ligas Camponesas

As Ligas Camponesas foram associações de trabalhadores rurais formadas em Pernambuco e, depois, em estados como Paraíba, Rio de Janeiro e Goiás. Iniciaram em 1955 e se estenderam até 1964 com o objetivo de lutar pela reforma agrária e pela posse de terra. Na Paraíba, destacou-se o núcleo de Sapé, com mais de 10 mil integrantes liderados por João Pedro Teixeira, que foi assassinado no dia 2 de abril de 1962. 

Para mais informações acesse: http://ligascamponesas.blogspot.com/

Fonte: Adital

Apud Portal Vermelho

Militantes atacaram caminhões da Otan no Paquistão


Militantes atacaram nesta terça-feira caminhões-tanque que transportavam combustível para as tropas da Otan no noroeste do Paquistão. Ao menos quatro veículos foram atacados e um dos motoristas ficou ferido, segundo informações da rede de TV CNN.




Os caminhões viajavam pelo distrito de Mastung, a cerca de 50 km de Quetta, quando manifestantes dispararam, fazendo com que os veículos pegassem fogo. Mastung tem sido constantemente palco dos enfrentamentos entre extremistas muçulmanos sunitas e xiitas. Na semana passada, militantes atacaram um ônibus, matando 26 pessoas. 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

São Gonçalo escolhe a musa do Campeonato Municipal de Futsal




A noite de abertura do 2º turno do Campeonato Municipal de Futsal de São Gonçalo do Amarante marcou a escolha da musa da competição. Dessa vez a disputa entre os clubes ficou entre as 12 representantes que mostraram charme e beleza.
O concurso da mais bela representante dos times foi uma inovação e atraiu a presença do público. As garotas de várias comunidades vestiram as camisas defenderam a briga pelo título com muita elegância, tornando difícil para os jurados a escolha da vencedora.
Ao final dos desfiles o júri optou pela candidata Ákila Thais quedefendeu a camisa do Amarante Futebol Clube.
Fotos: Isaías Carlos

sábado, 24 de setembro de 2011

João Dehon entrega cargo de presidente do Baraúnas. Empresário Eudes Machado deverá ser o substituto


O presidente do Baraúnas, João Dehon, entregou o cargo na manhã de hoje (24).
O empresário Eudes Machado deverá ser o futuro presidente já que o vice João Negócio já informou que não aceita assumir o clube.
Machado solicitou a diretoria do tricolor um levantamento das dívidas para poder ter idéia da real situação do Baru.
Na próxima segunda feira, Eudes Machado, departamento jurídico e João Dehon se reúnem às 16h00min para definir a mudança na diretoria da equipe mossoroense

Após o treino desta quinta-feira (22), o técnico Flávio Araújo divulgou a relação dos 18 jogadores relacionados para a partida contra o Paysandu-PA, próximo domingo (25), às 16h, no estádio Curuzu, em Belém/PA. A partida será válida pela 1ª rodada da 2ª fase do Campeonato Brasileiro da Série C.
Relacionados:
Goleiros: Fabiano e Mauro Iguatu
Zagueiros: Zé Antônio, Rodrigão, Fábio Sanches e Mauro
Laterais: Marcos Vinícius, Norberto e Iván González
Volantes: Val, Fabinho e Márcio Passos
Meias: Mazinho e André Beleza
Atacantes: André Neles, Pingo, Max e Wanderley


O Departamento de Futebol alvinegro confirmou na tarde desta sexta-feira (23) que o meia Diego Barboza não faz mais parte do elenco abecedista para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B.
O jogador, que havia conversado com a diretoria na tarde de ontem (22), compareceu ao Complexo Sócio-Esportivo Vicente Farache esta tarde, acertou os detalhes para o encerramento de seu contrato e assinou a rescisão.
Fonte: Site oficial do ABC FC

Time de Master do ABC FC
No próximo sábado (24/09) ás 15hs:30min no CT ABC/campo Alberi Ferreira de Matos, a equipe do ABC Máster estará jogando contra a Seleção de Canguaretama pelo Campeonato Quarentão Futebol Máster 2011 – Organizado pela AFURN.
A grande novidade do ABC será o ídolo alvinegro Marinho Apolônio que volta a defender o ABC, estão convocados:
Goleiro: Ricardo,Flavio Anselmo e Nusivaldo.
Laterais: Ze Carlos,Dejalminha e Pestana.
Zagueiros: Joel Celestino,Aluisio e Sergio Poti
Volantes: Marcelo Carioca,Marcos Mandu,Tião e Zito
Meia Atacantes: Marinho Apolônio,Beto Platini,Dica e Tinho.
Atacantes: Serginho,Romulo,Valdo e Noelde.

A primeira partida da decisão do Campeonato estadual sub 18, realizada na tarde desta sexta feira no Juvenal Lamartine, terminou com um empate. América 2×2 ABC.
Na Próxima sexta (30), o alvinegro joga pelo empate, no Frasqueirão, para ser Campeão Estadual Sub-18.
Pelo ABC marcaram Rodrigo e Rafinha enquanto Naldinho e Rivaldo fizeram os gols americanos.
O América abriu o placar, o ABC empatou. O América fez 2×1 e o ABC empatou novamente.

Veja abaixo os jogos de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana
28 de setembro
19h15: LDU (EQU) x Independiente (ARG)
29 de setembro
19h15: Olímpia (PAR) x Arsenal (ARG)
21h30: Botafogo x Independiente Santa Fé (COL)
21h30: Godoy Cruz (ARG) x Universitário (PER)
5 de outubro
19h15: Universidad Católica (CHI) x Vélez Sarsfield (ARG)
19h15: Aurora (BOL) x Vasco
21h50: Flamengo x Universidad de Chile ou Nacional (URU)
19 de outubro
21h50: São Paulo x Libertad (PAR)

Fonte: Apud olheogol

AMPLIAÇÃO DA REDE DE ÁGUA DA ZONA RURAL ACONTECE NESTE SÁBADO


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, vai inaugurar na noite deste sábado (24) a construção, instalação e funcionamento do sistema de abastecimento de água das comunidades de Poço de Pedras, Campinas, Bela Vista, Genipapo, Camaragibe e Lagoa da Onça.
A melhoria do abastecimento de água é um sonho dessas comunidades rurais e que agora vai se tornar realidade. A obra está sendo realizada pelo Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e custou R$ 350 mil. São três quilômetros de encanação que vai levar água limpa e de qualidade para centenas de famílias.
Para festejar esse momento a prefeitura vai realizar uma programação durante todo o dia que será iniciada às 8h com as ações de cidadania do projeto “Prefeitura Itinerante”, às 14h com a programação infantil e gincanas culturais e a partir das 19h haverá shows artísticos com o serestão de Luiz Almir e ainda a banda Traz a Massa.
Fonte:Blog Ailton Fagundes

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SÃO GONÇALO TEM O PIOR SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DA REGIÃO METROPOLITANA






O Sistema de transportes coletivo do município é o mais precário da Grande Natal. A Empresa "Trampolim da Vitória", além de desrespeitar os usuários deixando-os esperando até por mais de hora nas paradas. A frota é velha com apenas quatro ônibus novos recém funcionando, mas não atendem as necessidades da população sãogonçalense. Sem contar com o mau tratamento de alguns motoristas com os passageiros. Não achando pouco tudo isso, a empresa agora proibi que o usuário do cartão eletrônico não possa utilizar livremente e impõe um modo que só beneficia os lucros da empresa em detrimento do cidadão. Argumentando segundo a trampolim, a Lei que regulamenta os vales transportes, mas não deixa claro o ano da publicação, nem a mesma na íntegra fixado em seus cartazes.

O movimento comunitário domesticado pela prestadora da concessão pública tem alguns lideres que chegam a tecer elogios a empresa. Agora durma com um barulho desse.

As vans (bestas), os micro ônibus e as kombis também não atendem os interesses da sociedade. Transportes de passageiros feito por kombi pelo que sabemos só existem nas cidades de ABREU E LIMA em Pernambuco e aqui em SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN. O descontrole deste sistema  faz com que  a disputa por passageiros se torne uma atividade desrespeitosa e perigosa à comunidade.

São Gonçalo pela importância que assume no cenário nacional e internacional não é permissível ter um sistema de transporte obsoleto. Todos nós, da sociedade civil aos poderes constituídos temos o dever de virar essa página da nossa história.

Filme Recife Frio vence Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas


O curta Recife Frio, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, é o vencedor da sexta edição do Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas-Metragens. A escolha foi feita por um júri formado pelos apresentadores da emissora, que escolheu o melhor filme entre nove concorrentes. Além da da categoria principal, houve uma votação de júri popular, que premiou a animação Imagine uma menina com cabelos de Brasil.


MATÉRIA COMPLETA COM IMAGENS NO
 PORTAL DO EFIGENIO SILVA

Argentina faz cinema com fôlego de público


Os cineastas da Argentina costumam evitar a ideia – até já antiga – do nuevo cine argentino, negando que exista no país uma nova proposta estética ou até mesmo uma indústria forte que justifique o título. Têm razão. Mas é inegável que a retomada do cinema de lá, caminhou para uma produção consistente, amplamente premiada em festivais e – recentemente – mais segura de si, a ponto de investir no que parece haver de mais atraente para espectadores mundo afora: os gêneros. Se possível, as comédias.


Veja esta matéria completa com imagens no PORTAL DO EFIGÊNIO SILVA



Festival de Cinema e Direitos Humanos chega a 27 capitais


Um total de 47 filmes, incluindo títulos inéditos no país, estão na programação da 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que começa no dia 10 de outubro e chega este ano, além de Brasília, às 26 capitais brasileiras, sempre com entrada franca e acessibilidade a deficientes físicos. Entre as pré-estréias, o evento exibe três longas-metragens brasileiros, dirigidos pelas premiadas cineastas Eliane Caffé, Mara Mourão e Érika Bauer.


Matéria completa com imagens no PORTAL DO EFIGÊNIO SILVA

Egito: Professores realizam primeira greve nacional desde 1951




Professores das escolas públicas de todo o Egito iniciaram uma greve geral dia 17 de setembro – quando começa o ano letivo no país – reivindicando, entre outros pontos, melhores salários, um plano de reforma do ensino, mais verbas para a Educação e o expurgo de funcionários envolvidos em corrupção.


Matéria completa com imagens no PORTAL DO EFIGÊNIO SILVA




Líbia: Ataques da Otan matam 151 civis em Sirte


O porta-voz do líder deposto da Líbia Muammar Kadafi disse nesta quinta-feira que os ataques aéreos da Otan e os bombardeios realizados por forças do governo interino contra a cidade de Sirte na quarta-feira e nesta quinta-feira (22) mataram 151 pessoas.


Matéria completa no PORTAL DO EFIGÊNIO SILVA

Com R$ 74,6 bi, arrecadação federal bate recorde para agosto


Apesar da desaceleração da produção, a arrecadação de impostos bate recorde. A Receita atribui a boa perfomance a receitas extraordinárias. 


A arrecadação federal foi recorde em agosto para o mês, mas o crescimento frente ao ano anterior desacelerou, mostraram dados da Receita Federal nesta quinta-feira, 22. O governo federal arrecadou R$ 74,608 bilhões em impostos e contribuições em agosto, uma alta real de 8,1% sobre igual mês do ano passado.

Em julho, a arrecadação havia crescido cerca de 20%, inflada por um recolhimento extraordinário de tributos da Vale após uma decisão judicial favorável à Receita. No mês passado, o recolhimento do Imposto de Renda caiu 1,13% na comparação anual e o da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido teve queda de 5,8%, enquanto a do Imposto sobre Produtos Industrializados ficou praticamente estável.

A arrecadação da Cofins, por outro lado, aumentou 12,1% e a do Pis/Pasep, 11,9%. No acumulado do ano, a arrecadação está em R$ 639,080 bilhões, com crescimento real de 13,26% frente aos R$ 564,253 bilhões recolhidos de janeiro a agosto de 2010. Os valores são corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O governo estima que até o final do ano a arrecadação vai desacelerar ainda mais, acompanhando um menor crescimento da produção industrial. "O crescimento menor da produção industrial vai ter efeito também", afirmou a jornalistas secretária-adjunta da Receita, Zayda Manatta.

A estimativa é que a arrecadação cresça este ano entre 11% e 11,5% em relação a 2010. No acumulado do ano até agosto, a expansão é de 13,26%. A Receita aposta, portanto, que a coleta federal vai cair pelo menos 1,76 ponto porcentual até dezembro.

Zayda, no entanto, não considera que essa desaceleração seja efeito das turbulências internacionais. "A arrecadação não tem sentido o efeito da crise. Até porque esse efeito não é imediato, tem uma defasagem", afirmou a secretária-adjunta, evitando dizer se o reflexo ocorrerá no ano que vem.

Receita extraordinária

O número de agosto foi elevado por uma receita extra de R$ 2,85 bilhões. Desse total, R$ 1 bilhão é referente a um depósito judicial feito por uma empresa privada, que a Receita recusou a divulgar o nome. O restante é coleta antecipada de empresas que aderiram ao programa de refinanciamento de dívidas conhecido como Refis da crise.

Zayda estimou que o recolhimento mensal com o Refis da crise ficará em torno de R$ 1 bilhão de agosto em diante. No mês passado, o recolhimento do Imposto de Renda caiu 1,13% na comparação anual e o da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido teve queda de 5,8%, enquanto a do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ficou praticamente estável. A estabilidade no IPI tem duas explicações: a desaceleração da produção industrial e uma reestimativa em relação ao que foi arrecadado em agosto do ano passado, que inflou a base.

De janeiro a agosto, a produção industrial cresceu 1,53% frente ao mesmo período de 2010. Em julho, a alta era de 1,77%. Apesar das quedas dos outros tributos, a arrecadação da Cofins, por outro lado, aumentou 12,1% e a do Pis/Pasep, 11,9%.

No acumulado do ano, a arrecadação está em R$ 639,080 bilhões, com crescimento real de 13,26% frente aos R$ 564,253 bilhões recolhidos de janeiro a agosto de 2010. Os valores são corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Fonte: Terra

Facebook lança novo visual: veja o que mudou e como funciona


O Facebook anunciou nesta quinta-feira (22), durante o F8 (evento anual realizado nos Estados Unidos para desenvolvedores), a reformulação do site de relacionamentos. Com as alterações, segundo Mark Zuckerberg, fundador da rede social, o Facebook quer organizar as informações do usuário de modo que o perfil na rede “conte” a história de sua vida. O recurso estará disponível a partir desta quinta para alguns perfis e estará liberado para todos, em algumas semanas.




A mudança na rede social trará, basicamente, três tipos de informações: o conteúdo compartilhado com os amigos, os aplicativos que o usuário utiliza e “uma nova forma de expressar quem você é”, que consiste em um sistema melhor de organização de dados.

Será como uma “Timeline” (linha do tempo) na qual os usuários poderão ver, por exemplo, as imagens que um perfil exibiu em determinado ano. “A timeline é a história de toda sua vida. Uma espécie de blog da vida real”, definiu Mark Zuckerberg, durante a apresentação.

Com o recurso timeline, é possível, por exemplo, visualizar uma mapa que mostra os lugares que as pessoas costumam frequentar ou mesmo ver a “história da vida de alguém” apenas por imagens.

Na configuração da timeline, será possível configurar, além de sua imagem de perfil, uma foto maior chamada “Cover Photo” para que o usuário mostre algo que represente sua personalidade. Durante a apresentação, Zuckerberg mostrou sua página no Facebook com a “Cover Photo” de seu cachorro. “Desenhamos a timeline de modo que ela seja sua ‘casa’”, disse.

Meio bilhão de usuários

Para explicar o novo design da página, Mark dividiu a evolução do Facebook em três partes. Na primeira fase da rede social, em sua fundação, o perfil do usuário passava informações comuns nos primeiros cinco minutos de conversa (os usuários informavam dados básicos como nome, onde estuda, quando nasceu, etc.).

Na sequência, com a mudança de 2008, o usuário conseguia ter uma noção do que seus contatos fizeram e compartilharam recentemente. E agora, com o “timeline”, será possível ter a história completa da vida de pessoa. O recurso estará disponível na versão web da rede social e na versão para dispositivos móveis.

Além dessas mudanças, Zuckerberg contou que o Facebook neste ano alcançou um novo recorde: a marca de meio bilhão de usuários navegando pelo site em um só dia.

Aplicativos para músicas e filmes

O Facebook também anunciou novas funcionalidades de aplicativos baseados em consumo de entretenimento, como músicas, vídeos e jogos. Agora, as ações dos usuários serão classificadas como verbos unidos aos substantivos, em vez de apenas "curtir". Ex.: "Carlos está lendo Harry Potter", em vez de "Carlos curtiu Harry Potter". 



De acordo com Zuckerberg, a funcionalidade segue a ideia do “compartilhamento transparente”, com aplicativos "Open Graph". Com eles, será possível atualizar a timeline sem precisar “entrar nela”, ou seja, automaticamente a partir de serviços parceiros do Facebook.

Por meio da plataforma norte-americana Spotify (não disponível no Brasil), o usuário pode compartilhar as músicas que está ouvindo com os contatos, que poderão acompanhar em tempo real a atividade. O mesmo deve acontecer com outros parceiros, como Hulu, Flixster, Netflix, DirectTV, Miso.

O recurso estará disponível para teste para alguns usuários a partir desta quinta e abrangerá, em um primeiro momento, aplicativos relacionados à música, filmes e TV.

Fonte: UOL

Palestinos protestam contra Obama após fala na ONU


Cerca de mil palestinos protestaram nesta quinta-feira (22) em Ramallah, a capital política da Cisjordânia, contra o presidente norte-americano Barack Obama, que acusam de trair a causa palestina na ONU. O discurso estadunidense nas Nações Unidas, nesta quarta, foi considerado pró-israelense.


Manifestantes exibiam faixas com as frases "Vergonha dos que se dizem democratas" 
e "América é a cabeça da serpente"/ Foto: AFP

 
Os manifestantes, reunidos perto da Muqataa, a sede da presidência da Autoridade Palestina, exibiam faixas com as frases "Vergonha dos que se dizem democratas" e "América é a cabeça da serpente".

No discurso na ONU, considerado por todos "pró-israelense", Obama se declarou contrário ao pedido de adesão plena de um Estado da Palestina às Nações Unidas.

O principal sindicato palestino convocou manifestações na sexta-feira em todo o mundo árabe diante das embaixadas americanas. Um alto funcionário do ministério palestino da Informação, Mutawakil Taha, acusou Obama de atuar "como um colono israelense".

"Quarenta e dois vetos americanos na ONU permitiram a Israel continuar impondo o apartheid na região. O discurso de Obama desmascarou os Estados Unidos, que fingem apoiar as revoluções árabes", declarou à AFP.

Obama afirmou no discurso que não existe um "atalho" para a paz no Oriente Médio.

Fonte: AFP

 

Nota dos alunos da rede pública sobe 11 pontos no Enem de 2009 para 2010

De 2009 para 2010, a nota dos alunos de escola pública no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cresceu 11 pontos. A variação positiva no mesmo período entre os estudantes dos colégios particulares foi 6 pontos, encurtando um pouco a distância entre as duas redes. Os números são resultados de mais uma análise das notas do Enem de 2010 feitas pelo Ministério da Educação (MEC), que até a semana passada tinha divulgado apenas as médias individuais de cada escola.

No ano passado, 221 mil alunos da rede privada fizeram a prova e a média alcançada por eles foi 585,84 pontos - considerando apenas as provas objetivas. O contingente de estudantes das escolas públicas que participaram do Enem foi mais do que o triplo (790 mil) e a média foi 490,28 pontos - uma diferença de 95 pontos no desempenho das duas redes.

Para o MEC, o Enem não é o melhor instrumento para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas escolas já que a participação dos alunos na prova é voluntária. Além disso, não mede alguns fatores importantes que têm impacto nesse resultado, como a diferença entre as condições socioeconômicas dos dois grupos, a escolaridade dos pais e o investimento feito por aluno, que é bastante superior na rede privada. A medida mais correta, segundo a pasta, é a comparação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado no ano passado, que é feito por amostragem. A rede pública alcançou 3,4 pontos no último Ideb contra 5,6 da particular.

O ministério destaca que, comparando os melhores alunos da escola pública com o total de alunos da rede privada, a diferença entre os dois públicos ficou em apenas 7 pontos em 2010, contra 10 pontos em 2009. A média dos 221 mil melhores alunos das escolas públicas foi 578,21 pontos, contra 585,84 do total dos colégios particulares.

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, os números mostram que a "elite" da escola pública tem condições de competir pelas vagas das universidades públicas no mesmo patamar da rede privada. "Isso é importante para sabermos se temos um exército na rede pública em condições competitivas." Usando as notas obtidas no Enem, o estudante pode pleitear uma vaga em universidades públicas que aderiram ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Na última edição foram 83 instituições de ensino participantes. 

* Fonte: Agência Brasil.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"Vicentão" recebe laboratório de informática



O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, iniciou a agenda administrativa desta quinta-feira (22) na Escola Municipal Vicente de França Monte, localizada no conjunto Amarante, onde inaugurou a instalação do laboratório de informática. Também estiveram presentes na solenidade o secretário e a secretária-adjunta de Educação, Abel Neto e Marluce de Paula, bem como alunos, pais de alunos, servidores da escola e outros secretários municipais.
A unidade de ensino recebeu 22 computadores interligados a internet. A sala de informática vai disponibilizar aos alunos o acesso a rede mundial de computadores para pesquisas e produção das atividades escolares. A Escola Municipal Vicente de França Monte é uma das 49 unidades da rede pública de ensino de São Gonçalo que foram restauradas pela atual administração e que agora ganha um espaço moderno para o ensino da informática.
“Já instalamos laboratórios de informática em 23 escolas e queremos levar esse benefício para todas as nossas unidades de ensino. Juntando com os telecentros já são cerca de 300 computadores a disposição da população de São Gonçalo. Hoje vivemos um momento de expansão dos espaços de inclusão digital e isso é um avanço muito grande”, enfatizou Jaime.  
Fonte: SECOM - São Gonçalo
Fotos: Isaias Carlos

terça-feira, 20 de setembro de 2011

PC do B FAZ A SEGUNDA REUNIÃO PRÉ CONFERENCIA


O Partido Comunista do Brasil de São Gonçalo do Amarante/RN fez a segunda reunião pré conferência na comunidade de PAJUÇARA. Na reunião foram debatidos os principais problemas enfrentado por essa localidade no seu cotidiano, como: Segurança, Saúde, Educação e Transportes; Água fornecida à comunidade pelo SAAE, Falta de qualificação profissional para os moradores(as) e principalmente um laboratório de informática na escola. Reclamaram também da estrutura da escola que não comporta mais os interesses populares.
Participaram da reunião pelo partido: Célia Maria, Ana Cristina, Olga Leide e Efigênio Silva

STJ pode melar operações da Polícia Federal

Estão de brincadeira, os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Enquanto a Polícia Federal vai à luta e descobre e desmantela e prende as quadrilhas que assaltam o país, eles vão em sentido contrário e desfazem tudo o que foi feito.

Leiam reportagem de Vannildo Mendes, publicada hoje no jornal O Estado de S.Paulo:

Quatro grandes operações da Polícia Federal estão em risco no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão da corte de anular as provas da Operação Boi Barrica fez crescer a mobilização de importantes bancas de advocacia do eixo Rio-São Paulo-Brasília em favor dos réus apanhados nas operações Voucher, Navalha, Mãos Limpas e Caixa de Pandora. Em todos esses casos, já há no STJ recursos nos mesmos moldes do que obteve sucesso e anulou a Boi Barrica. 

Entre os personagens acusados de corrupção e desvio de dinheiro público que esperam fulminar as provas obtidas pela Polícia Federal estão os ex-governadores do Distrito Federal José Roberto Arruda (sem partido), preso na Operação Caixa de Pandora, e do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), apanhado pela Operação Mãos Limpas, além dos envolvidos na Operação Voucher, que derrubou a cúpula do Ministério do Turismo.

"Pedi a anulação de todo o inquérito. A maior prova da inocência do meu cliente (José Roberto Arruda) é que até hoje o Ministério Público não o denunciou", afirmou o criminalista Nélio Machado. Ele alega vícios no processo, entre os quais grampos ilegais e espera que a jurisprudência do STJ contribua para o descarte das provas. "Toda decisão que reconhece ilegalidade e abuso na coleta de provas gera jurisprudência nova", enfatizou.

Segundo Machado, Arruda sofreu devassa completa em sua vida, a partir dos grampos ilegais de um criminoso - o ex-secretário de Relações Institucionais do DF Durval Barbosa, delator do esquema conhecido como "mensalão do DEM". "As demais interceptações estão fora de contexto e derivam de uma prova inicial viciada", acrescentou. A seu ver, embora não possa fazer analogia com o caso de Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), cuja decisão não conhece integralmente, ele disse que "foram violadas as garantias constitucionais" do ex-governador Arruda.

No caso da Boi Barrica, os ministros da 6.ª Turma do tribunal consideraram ilegais interceptações telefônicas feitas durante as investigações, o que no entender do STJ contamina as provas contra os réus, entre os quais Fernando Sarney, acusado de crimes financeiros e lavagem de dinheiro.

Aguardam ansiosos na fila os réus da Operação Voucher, que pôs na cadeia, em agosto, a cúpula do Ministério do Turismo. "A Justiça e a polícia não podem passar por cima da lei e sair ampliando o tempo e o leque de interceptações como se fossem filhotes", criticou o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakai, que atuou na defesa do ex-secretário executivo do Turismo Frederico Silva da Costa, o Fred, preso e apontado como cabeça do esquema.

O advogado aponta "fraude na interpretação do áudios" de conversa telefônica em que Fred ensina o empresário Fábio de Mello a montar um instituto para receber recursos públicos e ressalta que "o importante é a fachada".

Ele disse que foi "absurda" a interpretação dada pelo delegado encarregado do inquérito. "Criou-se a figura do tira hermeneuta, aquele que se dá o direito de fazer interpretações dos grampos conforme seu bel-prazer", criticou. Embora não esteja mais no caso, ele espera que o STJ, à luz da nova jurisprudência, absolva o acusado.

Realizada em 2007, a Operação Navalha levou 46 pessoas à prisão, entre elas os o ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares e o empresário Zuleido Veras, dono da empreiteira Gautama, pivô de um esquema de desvio de dinheiro de obras públicas.

A produção de provas também envolveu grampos telefônicos e o advogado Alberto Toron está convencido de que vários deles foram ilegais. "Toda medida invasiva reclama a adequada fundamentação e rigor na análise do juiz que a determina, o que não tem ocorrido", afirmou. "Na Navalha houve também abusos, inclusive numa busca realizada no escritório do procurador-geral do Maranhão com base em grampo." No caso da Operação Mãos Limpas, o advogado Cícero Bordalo Júnior também pediu a anulação das provas contra o ex-governador Pedro Paulo Dias e o ex-senador Waldez Goes, alegando, entre outras coisas, irregularidades nas interceptações.

Fonte: Brasília Urgente