segunda-feira, 23 de abril de 2012

Bando do Nordeste vai apresentar linhas de crédito em São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante vai realizar, em parceria com o Banco do Nordeste e Sebrae, uma apresentação pública das linhas de crédito oferecida pelo banco para os micro e pequenos empresários, e ainda aos empreendedores individuais. O evento que acontece nesta quarta-feira (25), a partir das 16h, no teatro municipal, está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e é aberto a classe empresarial do município e o público em geral. Essa é a oportunidade de conhecer as facilidades que o Banco do Nordeste oferece para quem deseja colocar um negócio ou modernizar e ampliar seu empreendimento comercial.


Fonte: SECOM

terça-feira, 17 de abril de 2012

Prefeito Jaime Calado inaugurou obras de calçamento em Serrinha


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, participou da solenidade de inauguração das obras de calçamento realizadas na comunidade de Serrinha. O evento aconteceu na noite deste sábado (14) e marcou a entrega oficial da pavimentação da rua da igreja e rua do “cacete”, bem como o início da ampliação do sistema de abastecimento de água de Serrinha de Cima e Riacho do Meio.
A inauguração foi prestigiada por um grande público e contou com a presença de autoridades como os vereadores Eraldo Paiva, Raimundo Mendes, secretários municipais e lideranças políticas que subiram ao palco para agradecer e elogiar o trabalho do prefeito Jaime Calado por todos os benefícios levados pelo poder público para a comunidade.
Além dessas obras de calçamento a Prefeitura de São Gonçalo já realizou, em três anos de gestão, diversas ações como a entrega de mais de 100 casas populares, restauração da unidade de saúde e das escolas, restauração do telecentro, inauguração da brinquedoteca, em parceria com a iniciativa privada, instalação de conjuntos moto-bombas nas pedreiras, ampliação histórica da rede de distribuição de água de Serrinha de Baixo e Serrinha do Meio, e atualmente iniciou a construção de uma nova quadra de esportes.
“Estávamos devendo uma festa bonita como essa para o povo de Serrinha para comemorarmos juntos tudo que já foi feito aqui. As dificuldades são grandes, mas procuramos administrar os recursos públicos com responsabilidade. Nesta noite cumprimos um compromisso assumido em benefício da população dessa comunidade tão querida”, falou Jaime Calado.
A noite de festa ainda foi marcada pelo show de Tetê Pessoas e o Forró Vamu Xamegar que entrou pela madrugada e animou o público de Serrinha e região.
Fonte: SECOM 
Fotos: Isaías Carlos

Denúncias feitas pelo prefeito de Janduís estão sendo apuradas pelo Comando da PM


A respeito das declarações que o prefeito de Janduís, Salomão Gurgel, tem dado recentemente a veículos de comunicação do Rio Grande do Norte, sobre o suposto pagamento de propina a policiais militares naquela cidade, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) vem a público, por meio desta nota, esclarecer:
1) tão logo tomou conhecimento das denúncias do prefeito, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva afastou, há cerca de uma semana, o sargento denunciado da função e determinou a abertura de um procedimento administrativo para apurar o caso;
2) não está descartado o afastamento de outros policiais que trabalham em Janduís, caso também recaiam sobre eles denúncias de envolvimento em alguma ilicitude;
3) convênios entre prefeituras do interior do Estado existem, de forma legal, com a Sesed, mas para cessão de combustível para viaturas, alimentação de policiais – civis e militares -, material de expediente, jamais para pagamento em espécie;
4) a Sesed tem todo interesse em esclarecer os fatos e informa, não minimizando a importância da imprensa, que os canais apropriados para que sejam feitas denúncias contra seus servidores são, não necessariamente nesta ordem: Corregedoria Geral da Sesed, Comando Geral da Polícia Militar e Ministério Público Estadual;
5) para que as denúncias sejam apuradas pelos órgãos acima citados, é necessário que o denunciante aponte, no caso do possível pagamento de propina, os nomes de quem teria recebido o dinheiro e de quem teria pago, para que possam ser chamados a prestar esclarecimentos;
6) sobre a deficiência na quantidade de policiais militares em Janduís, a Sesed é consciente, como toda a sociedade potiguar, que realmente existe um déficit de operadores da Segurança Pública, entretanto, ressalta o esforço que tem sido feito pelo Governo do Estado, no sentido de poder, futuramente, abrir concurso público para o preenchimento de vagas, bem como continuar trabalhando, diuturnamente, para oferecer melhores condições de vida para os potiguares.
CLIDENOR COSME DA SILVA JÚNIOR
Secretário-adjunto da Segurança Pública e da Defesa Social do RN
Fonte: Blog do R. Pires

Galileu Torres: não tenho a menor possibilidade de apoiar Roberto Germano em Caicó


Quem acabou de conversar com o blogue foi o filho do ex-prefeito de Caicó Manoel Torres, Galileu Torres. Ele disse que não vai apoiar a pré-candidatura de Roberto Germano a prefeito do município nas eleições deste ano.
- Eu estarei do lado que estiver contra o ex-deputado estadual Álvaro Dias. Onde ele estiver eu estarei fora. Se Roberto Germano quiser o meu apoio retire Álvaro Dias de perto do palanque dele, declaro Galileu.
Aliás, este ano eu já estou certo de não participar da campanha política de Caicó, concluiu. E reafirmou: mas, essa conversa de apoiar Roberto Germano não existe. Não tem a menor possibilidade. Com Álvaro perto dele não!
Fonte: Blog do R. Pires

De saída da presidência do STF, Peluso critica colegas e Dilma


De saída da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Cezar Peluso disse que o futuro da Corte é preocupante e que o trabalho da ministra Eliana Calmon na Corregedoria Nacional de Justiça não gerou qualquer resultado.
Em entrevista publicada no site Consultor Jurídico, Peluso criticou a presidente Dilma Rousseff, por ter tirado do orçamento deste ano o aumento do Judiciário, e o senador Francisco Dornelles, que ele afirma estar a serviço dos bancos.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

3º FÓRUM CULTURAL EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN

O encontro cultural tem como tema: "Construindo Uma Política Cultural Participativa", que tem como palestrantes: Josenilton Tavares - Consultor Técnico do SEBRAE/RN; Fábio Lima - Representante do MINC Nordeste; Tatiana Fernandes - Membro do Conselho de Política Cultural de Natal.
Local: Teatro Municipal de São Gonçalo
Data: 13/04/2012
Hora: das 8h às 17h
Realização: Pedubreu Tecnococo e República das Artes

Entidades criticam declaração de Dilma sobre tortura em delegacias

Um grupo formado por dez entidades da sociedade civil que atuam no combate à violência criticou a posição da presidenta Dilma Rousseff em relação à tortura em delegacias, expressada em seu discurso feito na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, na última terça-feira (10). Em nota divulgada ontem (11), essas entidades consideram "inadmissível" a presidenta dizer que não tem "como impedir em todas as delegacias do Brasil de haver tortura".

A declaração ocorreu em um contexto no qual a presidenta evitava comentar a situação de uma prisioneira política na Venezuela. Dilma disse ainda que não aceita fazer "luta política" envolvendo questões de direitos humanos. "É muito grave que a autoridade máxima do país se declare incapaz para coibir o crime de tortura nas delegacias. E é ainda mais grave que tenha escolhido um momento de enorme visibilidade para fazer tal declaração", ressalta a nota das entidades.

"O país enfrenta hoje um debate acalorado sobre o estabelecimento da Comissão da Verdade, que conta com o apoio da presidente, para esclarecer crimes praticados durante a ditadura militar, incluindo o crime de tortura", destaca o documento.

O texto é assinado pela Associação dos Cristãos para Abolição da Tortura (Acat), Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), pelo Centro de Direitos Humanos Dom Oscar Romero (Cedhor), pela Conectas Direitos Humanos, pelo Instituto Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH), Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), Instituto Vladimir Herzog, Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), pela Justiça Global e pela Pastoral Carcerária.

As entidades esperam que a Presidência "aclare com rapidez em que medida tal declaração reflete a posição do Estado brasileiro sobre o assunto". "Pedimos uma declaração explícita da presidente de que não tolerará a tortura e empenhará todos os esforços para combatê-la", destacam.

Na nota, as entidades também cobram o Estado brasileiros por não ter colocado ainda em prática o mecanismo de prevenção à tortura, conforme compromisso assumido na Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008.

"O governo brasileiro reluta também há mais de dois meses em dar publicidade ao relatório do Subcomitê de Prevenção da Tortura da ONU, que visitou o Brasil em setembro de 2011. Por fim, o país falha repetidamente em não adotar medidas capazes de coibir a prática desse crime em inúmeros centros de detenção provisória, presídios e unidades socioeducativas", destaca o documento.

*Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Contribuinte tem 30 dias para entregar a declaração do Imposto de Renda

Brasília - Os contribuintes têm trinta dias para entregar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012. O prazo, que começou no dia 1º de março, terminará às 23h59m59s (horário de Brasília) do dia 30 de abril para quem utilizar a internet. Quem fizer a declaração em disquete de computador deverá obedecer ao horário de funcionamento das agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Rodrigo SenaO prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda termina no dia 30 de abril.O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda termina no dia 30 de abril.
O programa gerador do documento está disponível na página da Receita Federal na internet . O contribuinte deve baixar ainda o Receitanet, aplicativo para a transmissão dos dados, disponível no mesmo endereço.

A maior preocupação do supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, continua sendo a demora na entrega. Adir avalia que, como em todos os anos, a maioria deverá enviar os dados nos últimos dias. No ano passado, 20% das declarações foram enviadas até o início de abril.

Em 2012, não está sendo diferente. O último balanço divulgado pela Receita Federal mostra que, até a última sexta-feira (30), 5,5 milhões de declarações tinham sido enviadas. Pouco mais de 20% dos 25 milhões de documentos esperados.

De acordo com Joaquim Adir, o contribuinte precisa, pelo menos, começar a separar a documentação necessária para o preenchimento da declaração. "Quem não preparou, não deve deixar para a última hora. Se não tiver os documentos e for procurar comprovantes de rendimento, recibos de médico e contas de hospitais no final do prazo terá dificuldades", disse à Agência Brasil. Ele lembra que, na pressa, a probabilidade de erros aumenta e, com isso, a malha fina terminará sendo inevitável.

Além da malha, o atraso pesa no bolso. A multa para quem não entregar a dclaração até 30 de abril é R$ 165,74. Se o contribuinte tiver que pagar tributos em atraso, a situação fica ainda mais complicada. Nesse caso, terá que pagar a multa e o imposto devido corrigido pela taxa básica de juros (Selic).

Apud TNOnline

Prevenção é melhor forma de combate ao vírus H1N1

Jouse Azevedo - repórter

Após o Estado Rio Grande do Norte enfrentar uma calmaria em 2011 em relação a circulação do vírus da influenza A, o primeiro trimestre de 2012 indica que a população precisa ficar atenta ao vírus H1N1, causador desse tipo de gripe. A Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) destaca que entre as ações de prevenção está a recomendação é de que todos os pacientes que apresentem suspeitas de contaminação sejam encaminhados para o tratamento imediatamente. 
Alberto LeandroCampanha nacional de vacinação será realizada no próximo mêsCampanha nacional de vacinação será realizada no próximo mês

"É importante que essa recomendação seja seguida. A prescrição do medicamento para o tratamento deve ser rápida.  Outro alerta é para que, diante de casos hospitalizados com febre acima de 38 °C, tosse ou dor de garganta e dispnéia acompanhado ou não de manifestações gastrointestinais, seja solicitada a coleta de secreção, preferencialmente, ate o 7° dia do início dos sintomas", observou Stela Leal, responsável pelo controle da H1N1, no âmbito da Suvige.

De acordo com informações do infectologista Ênio Lacerda o vírus da H1N1 acomete tanto os animais como também o homem. "Isso faz com que a cópia do vírus nunca fique igual e diminua o poder de imunidade da população, que não consegue se defender de um 'novo' tipo de vírus", lembrou. Entre os cuidados destacados pelo médico é de que a prevenção seja bem cuidadosa, principalmente com as gestantes e as crianças. 

O infectologista alerta que é importante que os médicos estejam atentos aos sintomas apresentados pelos pacientes que procuram atendimento com sintomas de gripe comum. Como os sintomas das duas gripes são sintomas de febre, calafrios, cansaço, dor de garganta, tosse, dores musculares, fica mais difícil o diagnóstico. "O paciente que apresentar vômito e falta de ar precisa receber atenção imediata e ser encaminhado para o tratamento e para a realização dos exames", destacou Dr. Ênio Lacerda.

A vacina contra o vírus influenza H1N1 é uma forte arma contra a doença, junto com a necessidade da prevenção constante. A própria Suvige declarou que as provavelmente as crianças que estão adoecendo são as que provavelmente tenham ficado de fora da vacinação da H1N1. Entre os três últimos casos confirmados no Estado, dois são crianças, uma tem oito anos de idade e a outra apenas seis meses de vida.

Segundo informações de Stela Leal, o medicamento Osetalmivir, que é prescrito para os pacientes que apresentam suspeitas de infecção com o H1N1 em Natal, podem receber atendimento em 18 hospitais entre os da rede pública, privada e filantrópica. Os Hospitais Sandra Celeste e o dos Pescadores possuem farmácia com plantão de 24h para a retirada do medicamento para o tratamento da gripe H1N1. "É necessário que o receituário seja prescrito em duas vias para o controle da farmácia", completou.

Campanha nacional

Entre os dias 5 e 25 de maio será realizada a campanha nacional de vacinação contra a gripe sazonal.  A vacina utiliza as três cepas de vírus que mais circularam no país no ano anterior e, de acordo com o Ministério da Saúde, vai imunizar também contra a influenza A(H1N1) - gripe suína. 

O Ministério da Saúde informou ainda que o público-alvo da campanha inclui idosos (a partir de 60 anos), população indígena, crianças com idade a partir de 6 meses e menores de 2 anos, grávidas em qualquer período de gestação e profissionais de saúde. Dados do Ministério da Saúde indicam que em 2011, cerca de 25 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe sazonal. Esse ano, assim como em 2011, quem receber a vacina também ficará imunizado contra a gripe suína.

Fonte: TNOnline

Crise de público e renda persistem no estadual



Vicente Estevam - Repórter de Esportes

O Campeonato Estadual teve a formula de disputa alterada, foram acrescidos mais jogos decisivos com a implementação de uma fase semifinal, porém, os números de arrecadação dos clubes demonstram que o torcedor continua arredio.  Os clássicos entre ABC e América, os de maior apelo popular, mesmo com os dois clubes realizando três jogos no primeiro tuno, sendo dois deles pela decisão, ainda não romperam a casa dos R$ 250 mil de arrecadação bruta é a média de público das duas agremiações ainda não chegou nem perto ao patamar desejado pelos dirigentes.
Júnior SantosNazarenão enfrenta um tipo de rejeição e público é decepcionanteNazarenão enfrenta um tipo de rejeição e público é decepcionante

Isso está obrigando a diretoria alvinegra pensar numa série de estratégias de marketing não apenas para aumentar o número de sócios-torcedores, mas também para levar o público de volta ao estádio Frasqueirão. Dos grandes clubes natalenses, o ABC é o único que tem o conforto de não precisar fazer sua torcida se deslocar da cidade para acompanhar os seus espetáculos, ainda assim a média de público do clube é de 5.087 pagantes. Uma das estratégias para tentar aumentar essa presença tem sido o sorteio de um salário-mínimo entre os torcedores, a cada partida no Frasqueirão.

Afetados diretamente pela falta do planejamento do governo de um plano B, com a finalidade de atender aos clubes que seriam prejudicados com a demolição do Machadão para construção da Arena das Dunas, América e Alecrim, que decidiram mandar seus jogos no estádio Nazarenão, em Goianinha, vivem dias piores. Rival do alvinegro em tudo que se possa imaginar, na atual temporada, com a distância e a limitação do estádio interferindo negativamente na vontade dos torcedores comparecerem aos jogos, o América está longe do ABC na questão de média de público e renda.

A disputa do alvirrubro este ano, em termos de média de público e arrecadação, está se dando contra os clubes mossoroenses. Vale lembrar que pelos lados do Oeste os dois representantes não tiveram boa participação no primeiro turno e ainda assim andaram muito próximos do alvirrubro natalense que registra uma média de 1.190 de torcedores por partida, contra 1.120 do Potiguar e 1.075 do Baraúnas.

O que dirá o Alecrim, clube que sentiu o maior golpe com a obrigação de mudar de endereço. Sem conquistar títulos desde a década de 80, o clube que já convivia com dificuldade extrema ainda podendo contar com o Machadão, hoje ostenta a pior média de público do Estadual. Mesmo com os números insuflados pelo confronto com o ABC, o qual conseguiu mandar no Frasqueirão, a média de público do verdão não passa de 339 por jogo.

Se não fosse por essa concessão abecedista, o quadro seria mais dramático. Prova disso é que os alecrinenses encabeçam a lista do quadro de piores renda e público com as três primeiras colocações. Na derrota de 2 a 0 para o Baraúnas, apenas 42 torcedores pagaram ingresso, ou seja, isso é menos gente que um ônibus pode comportar. Contra o Potiguar, houve um discreto aumento de torcedores e 64 pessoas pagaram ingresso, para acompanhar uma nova derrota da equipe. O jogo de maior público do time esmeraldino em Goianinha reuniu apenas 85 pagantes.

Ou seja, o Alecrim está dentro daquela categoria de clubes que paga para jogar, são raras as partidas onde as receitas são suficientes para cobrir todas as despesas, o que obriga o presidente da agremiação, Orlando Caldas, e toda sua diretoria a usar da imaginação e impedir que um dos mais tradicionais clubes do futebol potiguar feche suas portas por insolvência.

"Se não fosse a Federação Norte-riograndense se responsabilizar pelo pagamento da arbitragem, ainda ajudar nas despesas com locomoção e hospedagem, nós não teríamos condições de disputar esse Estadual. Pelo levantamento que fizemos, só para jogar teríamos de gastar em torno de R$ 23 mil. Há muito tempo que vivemos apenas daquilo que conseguimos arrecadar nos jogos contra ABC e América apenas", ressaltou Orlando Caldas.

O presidente alecrinense ressaltou que no tempo do Machadão, as coisas não eram uma maravilha, mas também estava longe de ser considerado o caos total. "Atuando no Machadão nossa média de torcedores ficava em torno de 500 pagantes. Nos jogos pelo Estadual dava para cobrir os nossos gastos. Agora não, continuando assim não teremos como resistir por muito tempo. Vivemos hoje daquilo que conseguimos arrecadar com nossos beneméritos e com o pouco patrocínio que conseguimos arrumar. Mas esse grupo vem se reduzindo ano a ano", salientou o presidente alecrinense.

Promessa de apoio fica só na intenção

Para combater o rombo nas contas dos clubes natalenses que tiveram de mudar a sede dos seus jogos para Goianinha, seria necessário a existência de um forte apoio governamental. Seria, mas a governadora Rosalba Ciarlini, que prometera enviar um emissário a Pernambuco para estudar o projeto "Vou com a Nota", que troca notas fiscais por ingressos para o futebol e garante 75% da lotação dos estádios, até agora não cumpriu com que disse.

Frente a situação, o presidente do América, Alex Padang, projeta uma série de dificuldades para o clube no restante da temporada. "Hoje o América está gastando bem mais do que aquilo que pode arrecadar", disse fazendo referência ao baixo retorno que o alvirrubro teve durante o primeiro turno do estadual, quando conseguiu colocar apenas R$ 71.893,64 no cofre, contra os R$ 537.407,92 do ABC.

"Nós já esperávamos essa dificuldade, sabíamos que seria exigir de mais do nosso torcedor que eles comparecessem em massa aos jogos em Goianinha", disse Alex Padang. "Reconheço que estamos enfrentando uma  dificuldade que pode comprometer nossos planos na série B. Como estamos trabalhando no vermelho precisamos convencer nosso torcedor que a ajuda dele será fundamental nos próximos dois anos."

Segundo o dirigente, para entrar com um time competitivo na série B, cuja largada será em maio, o América precisa triplicar o seu quadro de sócio-torcedor. "Nós temos hoje cerca de 1.400 associados, precisamos subir esse número, no mínimo, para cinco mil para equilibrar nossas finanças e procurar manter um time competitivo. Tá muito difícil de se conquistar patrocinador e vamos depender diretamente de quem ama o América", ressaltou.

Mesmo posando de campeão de arrecadação e tendo colocado no cofre meio milhão de reais, apenas no primeiro turno, o presidente do ABC Rubens Guilherme alerta que o clube não se considera tranquilo. "Pelos investimentos que nós realizamos, esperávamos um maior retorno por parte do nosso torcedor", disse o dirigente. "Enquanto não atrairmos a atenção da mídia nacional, não entrar uma rede de tevê aberta para transmitir nossos jogos, não conseguiremos melhores patrocínios. É preciso uma ação integrada", destaca.

O presidente da da Federação Norte-riograndense de Futebol, José Vanildo, acredita que o quadro de arrecadações irá melhorar no 2º turno. "Teremos mutos jogos decisivos e o público vai duplicar na fase decisiva", ressalta.
Fonte: TNOnline

Energia solar atrai investidores ao RN

Andrielle Mendes - Repórter

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vota até o início deste mês - segundo previsão da coordenação de energia solar fotovoltaica do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia do RN (Cerne) - dois regulamentos que prometem incentivar a geração e o consumo de energia solar no país. A regulamentação, que já está pronta, libera a instalação de pequenas centrais geradoras de energia elétrica (com potência instalada menor ou igual a um Megawatt (MW) em empresas e residências e concede maior desconto para quem instalar usinas de energia solar com até 30 MW. Com a homologação, o brasileiro poderá instalar placas solares fotovoltaicas e transformar radiação solar em energia elétrica, economizando na conta de energia. 

Embora a Aneel prefira não fixar uma data para a homologação, várias empresas nacionais e estrangeiras estão de olho neste movimento. Para especialistas, o Rio Grande do Norte pode se destacar em relação à geração de energia solar, a exemplo do que ocorreu com a energia eólica. 

O estado está entre os três com maior índice de radiação solar do país. O potencial do estado (radiação solar de 780 a 800 watts por metro quadrado) é cinco vezes maior que o da Alemanha, um dos países que mais produzem energia solar no mundo. Vários investidores já demonstraram interesse em aportar capital no RN. Só em março, três empresas procuraram o governo do estado - a Vector Tecnhology, a Solsonica e a Braxenergy, que anunciou a instalação de duas usinas solares, uma fotovoltaica (que usa placas solares) e uma CSP (que usa concentradores de energia) e de uma fábrica. As duas usinas projetadas pela companhia, com capacidade instalada de 30 MW cada uma, serão instaladas nos municípios de Mossoró e Itajá, que também receberá uma 'green house', espécie de estufa para produção de alimentos. A expectativa é que fiquem prontas em 2013, caso o Ministério de Minas e Energia realize leilões para energia solar este ano. 

A Bioenergy, uma das primeiras a investir em eólica no país e a primeira a comercializar energia eólica no mercado livre, já mede a radiação solar em dois municípios potiguares. A empresa, que já inaugurou dois parques eólicos e vai instalar mais cinco no estado nos próximos três anos, vai dar entrada nas licenças ambientais nos próximos dias para os projetos de energia solar. A expectativa é começar a instalar as usinas até o final do ano. O investimento total chega a R$ 600 milhões, segundo Sérgio Marques, presidente da Bioenergy. Juntas, as centrais, que serão conectadas a rede, poderão gerar até 100 MW de energia - 100 vezes mais do que é gerado pela única usina de energia solar conectada a rede do país, instalada no Ceará. A energia solar representa hoje 14% da capacidade de geração dos projetos da companhia.

A Elios Soluções, empresa que atua no segmento de energia solar há dez anos, é parceira de três grandes grupos internacionais e está presente em seis estados brasileiros, também busca parceiros para instalar dois centros de distribuição e serviços no país. Diogo Azevedo, diretor

comercial da empresa, ainda procura um local para investir, mas garante: "se optarmos pelo Nordeste, escolheremos o Rio Grande do Norte". De acordo com Jean Paul Prates, ex-secretário de Energia do estado e atual diretor-geral do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia do RN, há pelo menos outros cinco projetos 'no gatilho', aguardando a regulamentação do setor. 

Até a Petrobras elegeu o RN para instalar sua primeira usina de energia solar conectada a rede. O projeto, inscrito num dos Programas de Pesquisa e Desenvolvimento Estratégico da Aneel, prevê a instalação de uma usina capaz de gerar 1MW, em Alto dos Rodrigues. O investimento é de R$ 21,2 milhões. As informações foram repassadas pela direção de Gás e Energia da estatal à rádio CBN e confirmadas pela agência reguladora. Só estes quatro projetos representam um investimento total de R$ 903,1 milhões. 

Indústria tem desafios a vencer

Embora a brasileira Braxenergy tenha anunciado uma fábrica de placas fotovoltaicas para o Rio Grande do Norte, o momento não é propício para instalação de indústrias, afirma Diogo Azevedo, diretor de energia solar fotovoltaica do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia do RN (Cerne). "Há uma super oferta", justifica. Segundo ele, a indústria de energia solar é capaz de produzir equipamentos para a instalação de 50 Giga Watts (GW) por ano, mas o mercado mundial só consegue comprar 27 GW. "É difícil acreditar que uma grande empresa vá abrir fábricas neste cenário". O momento, segundo ele, é delicado. Governos cortaram subsídios para este tipo de indústrias e empresas fecharam as portas nos últimos meses.

Para Helcio Camarinha, CEO (espécie de diretor executivo) da Braxenergy, a super oferta não inviabiliza a instalação da fábrica, que também servirá como centro de pesquisa. Embora não divulgue detalhes do projeto, que será desenvolvido em parceria com outras empresas, Helcio assegura que "o RN será contemplado com alguma atividade industrial". As placas serão instaladas nas usinas de energia solar da própria Braxenergy, dentro e fora do Brasil. "Precisaremos de 400 Megawatts em placas fotovoltaicas nos próximos quatro anos. Uma indústria se viabiliza com a produção de 100 MW por ano", justifica. 

A regulamentação, acredita Helcio, também multiplicará o número de clientes. "Com a regulamentação e a realização dos leilões, o Brasil se tornará o principal mercado do mundo", anima-se. Para o doutor em Engenharia e professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFRN, Luiz Guilherme Meira de Souza, que atua na área há mais de 30 anos e tem mais de 100 trabalhos publicados na área de energia solar, o processo será semelhante ao da eólica. "Primeiro, as empresas instalarão as usinas. Depois, instalarão as fábricas". 

Uma das áreas que já se preparam para receber este tipo de indústria é o distrito industrial de Goianinha. Das 32 empresas que solicitaram um terreno no distrito, duas atuam no segmento de energia solar. Uma delas é a italiana Solsonica, parceira da Braxenergy. O distrito industrial começa a operar até dezembro. "Estamos aguardando apenas as licenças", afirma Teo Tomaz, secretário de Desenvolvimento Econômico de Goianinha.

Solar x Eólica

Apesar dos avanços, ainda há uma série de gargalos a serem superados pela indústria de energia solar. Mercado ainda incipiente, preço e dificuldades de transmissão são apenas alguns deles. Na avaliação de Jean Paul Prates, ex-secretário estadual de Energia e atual diretor geral do  Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia do RN (Cerne), a diferença tarifária ainda é um dos principais gargalos a serem superados. Enquanto a energia hidráulica custa, em média, R$ 70 o quilowatt/hora, a energia solar custa, em média, R$ 400. "A energia solar é, no minimo, 50% mais cara que a eólica, que apesar de ter caído de preço ainda é a fonte mais cara", completa Luiz Guilherme Meira de Souza, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFRN. Mas isso está mudando.  Para Sérgio Marques, presidente da Bioenergy, a energia solar se tornará tão competitiva quanto a energia eólica. "É só uma questão de tempo". O investimento massivo da indústria mundial pressionará os preços para baixo, afirma Diogo Azevedo, também do Cerne. Sergio Palhares, diretor Brasil da Centrotherm Photovoltaics AG, uma das maiores fornecedoras de equipamentos para a produção de energia solar fotovoltaica do mundo, chegou a afirmar, em audiência pública realizada no ano passado em Natal, que os preços da energia solar haviam caído mais de 30% nos últimos dois anos. Mas desonerar a geração de energia não basta. Além de reduzir o preço, o país precisa investir em linhas de transmissão, aprimorar a infraestrutura e facilitar a logística. Apesar das barreiras, a energia solar é a fonte de energia que mais cresce no mundo. A taxa de crescimento anual chega a 30,89%. A da eólica, 'a bola da vez', cresce a 25,75%. 

Consumidores descobrem no sol uma fonte de economia

A geração de energia solar abrange pelo menos três tipos de tecnologia: a energia solar térmica para banho, a térmica solar de concentração e a solar fotovoltaica (a que utiliza as placas). A térmica solar para banho é a mais comum no país, explica  Diogo Azevedo, diretor de energia solar fotovoltaica do Cerne. Em Natal, cerca de 90% dos hotéis usam energia solar para aquecer a água. 

O Vip Praia Hotel, em Ponta Negra, foi um dos primeiros a apostar na nova tecnologia. Em 2008, instalou 15 placas fotovoltaicas no telhado. Com isso, conseguiu reduzir a conta de energia elétrica em 45%. O empreendedor que antes pagava R$ 18 mil por mês, passou a pagar R$ 10 mil. Para Beth Cequeira, gerente do empreendimento, o custo-benefício compensa. O hotel tem 40 suítes de até três quartos. "Imagine  100 hóspedes ligando o chuveiro elétrico na mesma hora", diz Beth. 

Banho quente ainda é pouco, admite Diogo, mas já é o primeiro passo. A regulamentação vai ampliar este mercado e trazer novas possibilidades. A socióloga americana Camy Condon, 73, concorda. Há um ano, ela desenvolve fogões e dissecadores solares de forma artesanal. Mas não parou por aí. Instalou oito placas solares em sua casa, nos EUA, e criou uma escola itinerante para difundir a prática no Brasil. "Assisti uma exibição sobre geração de energia solar na escola onde meus netos estudam, nos Estados Unidos, e pensei: 'isso seria perfeito em Natal'". Hoje, a casa de Camy, na capital potiguar (onde ela passa nove meses por ano) mais parece um museu dedicado a energia solar. 
Fonte: TNOnline