sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Cascata e Basílio deixam o ABC


Ídolos do ABC desde 2010, Cascata e Basílio não permanecem no clube para a temporada 2013. Nesta sexta-feira (30) os dois jogadores confirmaram que não houve renovação e que a iniciativa de não ampliar os vínculos foi do próprio ABC.

Após chegarem ao ABC em 2010, Cascata e Basílio conquistaram dois campeonatos estaduais, um campeonato brasileiro da série C e um vice-campeonato da Copa do Nordeste. Os dois eram considerados líderes no elenco, mas a diretoria, segundo os jogadores, preferiu não prorrogar os vínculos.
Arquivo TNCascata tem propostas para atuar no futebol paulista, carioca e baianoCascata tem propostas para atuar no futebol paulista, carioca e baiano
Cascata, que esteve no ABC durante o segundo semestre de 2012 emprestado pelo Náutico, havia feito uma proposta ao presidente do clube, Rubens Guilherme, para permanecer na temporada de 2013. Porém, o presidente respondeu que não poderia chegar aos valores pedidos pelo atleta e que uma renovação seria complicada. O jogador, então, consultou a família e, atendendo pedido da mulher e do filho (que atua na base do ABC), Cascata entrou em contato com o diretor de futebol Cléber Romualdo para tentar um acordo.

"Eu liguei para o Cléber e disse que queria ficar, que eles dissessem o quanto poderiam pagar no primeiro semestre que, se desse para eu permanecer, ficaria sim. Minha esposa gosta da cidade, meu filho, por isso queria permanecer", disse Cascata.

Após tentar o retorno, Cascata recebeu a informação de que o clube não faria a nova proposta. "O Cléber não disse que o Givanildo (Oliveira, treinador) não me queria. Ele disse que a diretoria não poderia 'bancar' a permanência de um jogador. Mas não tenho problema nenhum com o Givanildo. Pelo contrário, acho que ele foi importantíssimo para a permanência da gente na série B".

Caso semelhante teve Basílio. O jogador, que se recuperou de duas lesões seguidas no joelho durante o período em que esteve no ABC, teve encontro com o presidente do clube ontem e não recebeu proposta. Segundo jogador, o presidente explicou que pagaria os direitos do atleta, não fazendo referência a uma possível extensão do acordo, que termina neste ano. "Ele não falou sobre renovação e eu também não falei. Vim para casa", disse Basílio.

O volante, capitão do ABC, disse que foi pego de surpresa com a não renovação do contrato, assim como torcedores que conversaram com ele na saída da sala do presidente. Para ele, pode ter pesado o fato de ter passado muito tempo machucado. "O pessoal perguntava se eu iria ficar e eu disse que parecia que não. Eu queria ficar, tenho identificação com a torcida, com o clube, gosto muito daqui. Queria ter mostrado que eu estava bem, que eu estava fisicamente bem, mas não tive chance. É vida que segue e Deus saberá me guiar para o melhor caminho possível".
Arquivo TNBasílio se recuperou de lesões, mas não recebeu proposta de renovaçãoBasílio se recuperou de lesões, mas não recebeu proposta de renovação
A saída de Basílio, inclusive, foi comentada por Cascata. O meia disse que estava triste pelo amigo, com quem tem relação próxima desde 2010. "Estávamos conversando e ele disse: 'poxa, Casca. Dei meus dois joelhos pelo ABC, e agora saio assim'. É algo triste, mas tenho certeza que Deus tem algo bom reservado para ele", disse Cascata.

Rumores

Os dois jogadores negaram as informações de que causassem problemas no ABC. Cascata confirmou que já entrou em conflito em dois casos pontuais, como em 2010, quando houve problema com relação ao pagamento da maior parte do grupo e somente alguns atletas haviam recebido, e neste quando reclamou publicamente de Ademir Fonseca. 

"Foram casos que foram resolvidos. Nunca fui de arranjar confusão ou fazer panelinhas. Pelo contrário. Quando voltei neste ano, ouvi que tinham jogadores querendo derrubar o Ademir. Sabemos que há casos no futebol em que isso acontece. Mas logo após o primeiro treino, eu pedi a palavra e disse que, pelo que viu, não havia jogadores querendo derrubar ninguém, porque quem queria derrubar não treinava forte como o grupo estava treinando. Eu sempre tive a intenção de incentivar e fazer com que conquistássemos nossos objetivos", disse Cascata.

Já Basílio, afirma que nunca teve problemas com jogadores ou com a diretoria. O volante, pelo contrário, disse que era o primeiro a fazer reuniões com o grupo para motivar o grupo e buscar a melhoria na competição. 

"Fico triste quando falam esse tipo de coisa, de que eu tocava terror dentro do clube. Isso não existe e é coisa de quem não vai ao clube. Perguntem ao Joca, ao Raniele (Ribeiro, preparador físico), ao pessoal que está dentro. Eles só terão coisas boas para falar, tenho certeza, e não que eu arranjava confusão", disse.

Futuro

Basílio e Cascata ainda não têm definidos os rumos para o ano que vem. O volante afirmou que ainda não pensou em uma futura transferência, mas que vai aguardar um pouco para negociar com outras equipes. Já Cascata, disse que recebeu diversas propostas e vai analisar.

"Eu tenho um pré-contrato com o Náutico, mas não sei se estarei lá no ano que vem. Meu empresário disse que houve a sondagem do Bahia, além de dois times de São Paulo e do Rio, para contratos mais curtos. Não sei de nada ainda, mas vou deixar tudo nas mãos de Deus", disse Cascata.

Sobre a possibilidade de defender o América, Cascata disse que não iria se opor e que poderia, sim negociar com o alvirrubro. "Assim como eu sou grato ao ABC, que confiou em mim depois de passar sete meses parado e ter a coragem de me trazer de volta, sou grato ao América que praticamente me abriu as portas do futebol. Eles também acreditaram em mim quando ninguém acreditava e eu era motivo de piadas antes mesmo de conhecerem meu futebol".

Os dois, no entanto, garantem que não descartam, no futuro, um retorno ao ABC. "Vamos deixar o futuro nas mãos de Deus. É claro que poderei voltar, caso haja a oportunidade", disse Cascata. "O futuro a Deus pertence e continuo gostando do ABC, da torcida. Não há ressentimento", finalizou Basílio.

Fonte: TN Online

terça-feira, 27 de novembro de 2012

O Alecrim mostra suas "armas" para a temporada de 2013


Em evento organizado e concorrido, a direção do time verde apresentou o técnico, comissão e o plantel para a tempodada.


O salão Vivier Recepções foi o local escolhido pela diretoria do Alecrim para a apresentação do plantel para a disputa do Potiguar 2013. O evento aconteceu na noite desta segunda-feira (27).

Muito concorrida, a apresentação contou, mais uma vez com os principais e históricos torcedores do clube, autoridades, imprensa esportiva da cidade.

Foi apresentada a comissão técnica, comandada pelo treinador Maurílio Silva e também o plantel com 24 jogadores.

Ouvido pela imprensa, o presidente Anthony Armstrong falou sobre as ótimas perspectivas para a temporada que se inicia. O dirigente assegura que o time verde não vem mais somente para participar do Estadual, a sua meta é vencer a competição e fazer o Alecrim galgar posições nas competições nacionais, tendo como principal objetivo a Série B do Brasileiro em futuro muito próximo.

Ele também destacou a necessidade de apoio por parte de sua torcida.

“Vamos trabalhar com afinco para colocar o Alecrim no lugar que ele merece e contamos com a torcida. Eu tenho toda a certeza deo que o elenco não irá falhar e faremos uma grande campanha”, afirmou o presidente. 

O técnico Maurílio Silva também falou sobre suas perspectivas e destacou que sua força de trabalho se concentra sempre no conjunto, não destacando qualquer jogador em especial. “ Eu acredito muito no conjunto, quero montar uma equipe unida e competitiva para brigarmos pelo títulos do campeonato”, disse.

Confira o elenco completo do Alecrim para o Estadual de 2013:

Goleiros: Preto, Leonardo e Renato.
Laterais: Geovany, Maneco, Aílton e Edmílson.
Zagueiros: Bruno Recife, Sidnei, Geílson, Tiago Bob e Alan.
Volantes: Gil Pernambucano, Pedro Ivo, Diego Henrique e Rodrigo.
Meio-campistas: Jô Baiano, Juninho Cearense, Diego e Robertinho.
Atacantes: Cláudio, Felipe Moreira, Allan Rocha e Whigork.

Fonte: Nominuto.com



Finalmente, milho da Conab chega ao RN


Em evento organizado e concorrido, a direção do time verde apresentou o técnico, comissão e o plantel para a tempodada.



Operários já estão trabalhando em ritmo acelerado para ensacar o produto. Foto: Wellington Rocha
Produtores rurais do RN podem respirar aliviados. Os cinco armazéns a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Estado amanheceram abarrotados de milho, totalizando até o final desta semana 38 mil toneladas das 93 mil prometidas pelo governo federal até março de 2013.
Hoje, o armazém de Mossoró amanheceu com 660 toneladas e outras 65 toneladas desembarcarão já neste fim de semana. Em Natal, na unidade da Conab em Cidade Satélite, 380 toneladas já estão à disposição dos produtores e outras 593 toneladas a caminho, devendo desembarcar ainda esta semana. Também no armazém central da Conab, na avenida Jerônimo Câmara, em Natal, 88 toneladas chegaram ontem e outras 150 toneladas estão na estrada, cumprindo cinco dias de viagem desde a origem da carga, no Mato Grosso.
Em Caicó, o armazém local amanheceu com 567 toneladas e outras 380 toneladas devem chegar a qualquer momento. Em Lajes, 113 toneladas acabam de ser desembarcadas e outras 220 toneladas devem chegar até sexta-feira. A unidade de João Câmara amanheceu com 186 toneladas e são aguardadas mais 125 toneladas também para esta sexta-feira.
Umarizal amanheceu com 215 toneladas, aguardando um reforço de mais 158 toneladas esta semana; e em Assu as 32 toneladas recebidas ontem devem contar com o reforço de outras 158 toneladas que estão a caminho.
Segundo o superintende da Conab no Rio Grande do Norte, João Maria Lúcia, com esses carregamentos, os armazém de Currais Novos, Caicó e Lajes já foram atendidos com as cotas totais de milho subsidiado pelo governo.
Os preços estão mantidos. Para o produtor que retirar até três toneladas, o equivalente a 50 sacos de 60 quilos, o valor é de R$ 18,12 por saco. A partir de três toneladas e um quilo, até sete mil quilos, o valor é de R$ 21 a saca. E de sete toneladas e um quilo até 13.998 quilos, o valor é de R$ 24,60.
O procedimento de retirada do milho também não mudou. O produtor que não puder ser atendido na hora por causa do número de pessoas na frente deve agendar um horário e será atendido até 48 horas depois, prometeu hoje o superintendente regional. Depois, é só pegar sua GRU (Guia de Recolhimento do Governo Federal) e pagar em qualquer agência do Banco do Brasil.
Desde que as carretas de milho começaram a chegar, funcionários terceirizados pela superintendência da Conab trabalham até as 21 horas ensacando o milho que chega a granel. “Essa rotina deve entrar pelo fim de semana para que ninguém saia sem milho”, garantiu José Maria Lúcio.
Segundo o superintendente regional da Conab, de três mil produtores cadastrados em maio para retirar o milho, hoje há 15.500, número que sobe a razão de 100 em média todos os dias. Essa quantidade tem registrado acréscimo diário nos seis armazéns na Conab em operação em Assu, Currais Novos, Mossoró, Caicó e nas duas unidades de Natal. Além disso, há mais três pontos de recebimento do milho em João Câmara, Umarizal e Lajes.
Esta manhã, produtores ouvidos pelo JH disseram estar preocupados com o recesso de fim de ano na Conab marcado para o próximo dia 14 de dezembro. Mas, ouvido em seguida, o superintendente João Maria Lúcio adiantou que o recesso acontecerá só no dia 21 de dezembro, retornando as atividades em sete de janeiro.
Mesmo assim, o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite, Marcelo Passos, comentou hoje o recesso da Conab com uma pergunta irônica: “Você já viu recesso em guerra?” E acrescentou que a boa notícia da chegada do milho não diminui o atraso com que as carretas começaram a chegar. “É muito bom que esse milho esteja aqui, mas não podemos esquecer que a demora com que o governo federal reagiu foi incompatível com a grave situação trazida pela seca”, completou.
Fonte: Nominuto.com

Confira as atrações do Carnatal 2012


 (Fábio Cortez/Arquivo/DN/D.A Press)
DN Online

O Carnatal 2012 acontece de 6 a 9 de dezembro. A novidade deste ano fica por conta do Pirraça, comandando pela dupla sertaneja Jorge e Matheus, na quinta-feira.

O percurso será no mesmo local de 2011, no entorno da Arena das Dunas, saindo da concentração na Prudente de Morais, próximo ao Kartódromo, e seguindo pelas Avenidas Romualdo Galvão e Amintas Barros, retornando pela Prudente. A dispersão dos blocos acontece na Avenida Lima e Silva.

Confira:

Quinta-feira
Jorge e Mateus (Pirraça)
Capilé (Burro Elétrico)
Netinho (Bikoka)
Chiclete com Banana (Nana)

Sexta-feira
Chiclete com Banana (Nana)
Asa (Cerveja e Coco)
Parangolé (Swingaê)
Tomate (Bicho)
Claudia Leitte (Caju)

Sábado
Ivete (Cerveja e Coco)
Psirico (Swingaê)
Ricardo Chaves (Bicho)
Chiclete (Nana)
Tuca Fernandes (Balada)

Domingo
Asa (Cerveja e Coco)
Ricardo Chaves (Bicho)
Grafith (Swingaê)

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Justiça suspende vendas de plano de saúde no RN


A comercialização dos planos de saúde da Vivermais Assistência Médica LTDA. está suspensa por determinação da Justiça Federal. O juiz da 1.ª Vara Federal acatou pedido liminar constante de uma Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN). A Justiça garantiu ainda, aos atuais usuários, o direito à portabilidade especial de carências por até 60 dias, permitindo que façam a adesão a outros planos sem necessidade de cumprir prazos extras para poderem ser atendidos.

A empresa não estaria mais credenciada junto a hospitais, nem vem autorizando a realização de exames e teria inclusive fechado às portas. A decisão da Justiça Federal foi reforçada na última semana, quando o juiz acatou embargos de declaração e um requerimento do MPF/RN, esclarecendo sobre a suspensão temporária da comercialização dos planos e autorizando a portabilidade especial, além de incluir a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como ré no processo.

A ANS tem conhecimento dos problemas da Vivermais desde abril, mas estaria agindo de forma omissa. No requerimento de autoria do MPF/RN, o procurador da República José Soares destaca que a agência, responsável por regular o funcionamento de todos os planos de saúde do país, chegou a ser convocada a integrar o polo ativo da ação, mas preferiu ficar “em cima do muro”, declarando que só iria se posicionar após a conclusão de um procedimento administrativo.

Com relação à Vivermais, o Ministério Público Federal informou à Justiça, na Ação Civil Pública, que o plano vinha, de maneira arbitrária, realizando o descredenciamento de hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde, não informando aos usuários, além de recusar-se a autorizar internamentos e tratamentos médicos.

A sentença da 1.ª Vara Federal confirma a posição do MPF: A conduta do Plano de Saúde tem acarretado prejuízo aos usuários que, diante da necessidade de atendimento médico, estão sendo comunicados pelos hospitais de que o referido plano está descredenciado, ou que o atendimento está suspenso, haja vista o atraso no repasse da operadora de plano de saúde para o respectivo hospital.

O magistrado entendeu que a atitude fere a dignidade da pessoa humana, o direito fundamental à vida e à saúde, além de violar o Código de Defesa do Consumidor, bem como o dever de divulgar informações a seus usuários.

Fonte: DN Online

Polícia divulga fotos de suspeitos de matar comerciante em Ponta Negra


Paulo de Sousa, do DN Online.

O delegado Graciliano Lordão, da 15ª DP, alega que crime foi motivado por vingança. (Paulo de Sousa/DN/D.A.Press)
O delegado Graciliano Lordão, da 15ª DP, alega que crime foi motivado por vingança.
Um crime marcado pelo confronto entre gangues na Vila de Ponta Negra e que deixou a população local chocada em setembro deste ano foi finalmente desvendado pela polícia. Segundo o delegado Graciliano Lordão, titular da 15ª delegacia de Ponta Negra, cinco suspeitos foram identificados por participar do assassinato do comerciante Valter Gomes da Silva, 32 anos, o Jaburu, no último dia 22 de setembro. Três deles estão foragidos, um preso e outro, adolescente, está hospitalizado. O homidício, conforme apurou o delegado, foi motivado por vingança.

Graciliano Lordão lembra que no dia 19 de setembro deste ano, no dia anterior à morte de "Jaburu", o jovem Gustavo Emílio Félix de Olveira, o "Dedinho", foi executado na Vila de Ponta Negra. No dia em que foi morto, Valter Silva foi até à 15ª DP prestar uma queixa por ameaça. "Ele informou à polícia que familiares do Dedinho estavam apontando ele e outro homem chamado Arquimedes de terem participado desse assassinato. Por causa disso, Jaburu estaria sofrendo ameaça de morte".

Logo após ter saído da delegacia, ao ter prestado a queixa por ameaça, Valter "Jaburu" foi executado quando chegava ao trabalho, na Rua Manoel Rodrigues, na Vila de Ponta Negra. Três homens armados que chegaram ao estabelecimento da vítima em um VW Gol preto e mataram o comerciante com dez tiros de calibre 38 e 380. 
O comerciante Valter 'Jaburu' teria sido assassinado por causa da morte de Gustavo 'Dedinho'. (Paulo de Sousa/DN/D.A.Press)
O comerciante Valter "Jaburu" teria sido assassinado por causa da morte de Gustavo "Dedinho".
Momentos depois do crime, a Polícia conseguiu deter o condutor do carro usado no assassinato na Rua da Lagosta, no conjunto Alagamar, nas proximidades de onde acontecia o velório de "Dedinho". Tratava-se de Marcos Paulo Ferreira, o "Cabeça". Com ele os policiais apreenderam o VW Gol preto e um revólver calibre 38, comprovadamente utilizado na morte de Valter "Jaburu". Contudo, esse acusado nega participação no crime.

Com as investigações e também com o acesso à câmeras de segurança que flagraram o assassinato, a equipe da 15ª DP conseguiu identificar os autores do crime. Segundo o delegado, o mandante do crime é o irmão de Gustavo "Dedinho", Gilton Félix de Oliveira. Os algozes de "Jaburu" foram Estevão Sales da Silva, Genilson Bezerra de Oliveira, o "Quinho" e um adolescente.
Genilson de Oliveira (esq.), Gilton Félix (centro) e Estevão Sales (dir.) estão sendo procurados pelo assassinato de Valter 'Jaburu'. (Paulo de Sousa/DN/D.A.Press)
Genilson de Oliveira (esq.), Gilton Félix (centro) e Estevão Sales (dir.) estão sendo procurados pelo assassinato de Valter "Jaburu".
Graciliano Lordão afirma que toda essa quadrilha tem envolvimento direto com o narcotráfico praticado na Vila de Ponta Negra. Entre os acusados, o delegado considera Genilson "Quinho" o mais perigoso. "Ele é pistoleiro e age também no Oeste do estado". A equipe da 15ª DP trabalha para localizar Gilton Félix, Estevão Sales e Genilson, que permanecem foragidos. O delegado pede à população que qualquer informação sobre esses suspeitos seja repassada à Polícia pelo Disque Denúncia (181) ou à equipe da 15ª DP, pelos telefones 3232-7249 ou 3232-7403.

Fonte: DN Online

Árbitro relata que Vinícius deu início a confusão e Lúcio forçou expulsão para encerrar o clássico

A súmula do clássico entre ABC e América realizado neste sábado, no estádio Frasqueirão, foi divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No relato do árbitro Suélson Diógenes França, a atitude do zagueiro Vinícius ao tentar tomar a bola do goleiro Dida após o gol de empate do ABC "deu início ao conflito generalizado entre os atletas das equipes (sic)". Ele cita ainda que o atacante Lúcio o agrediu verbalmente com palavras de baixo calão "com a atitude clara de provocar a própria expulsão, originando assim o encerramento da partida", já que o América ficaria com seis atletas em campo, número insuficiente para dar continuidade ao jogo.

O árbitro relatou o que motivou cada cartão vermelho. Nas observações, Suélson Diógenes cita também que a expulsão do treinador Roberto Fernandes se deu por protestar de forma "acintosa" e acusar que "a arbitragem estava roubando", segundo é mostrado. Após a expulsão, o juiz relata que o treinador alvirrubro se recusou a sair de campo e "ficou dando o dedo logo após eu virar as costas para reiniciar o jogo".

Na confusão após o gol de Bileu, que empatava a partida em 2 a 2 aos 38 minutos do segundo tempo, além de Vinícius,  ainda foram expulsos pelo América, o volante Michel Schmoller e o zagueiro Cléber e do lado do ABC, o volante Bileu. 

O árbitro indicou que Bileu foi expulso por "agredir com um chute, atingindo a barriga do seu adversário, número 4, Édson Rocha". Cléber recebeu o cartão vermelho por dar uma cabeçada no zagueiro Vinícius, do ABC. Já Michel Schmoller, segundo a súmula, foi expulso por intimidar o trabalho do árbitro: "Você é um safado, ladrão, você não tem coragem de me expulsar, ladrão (sic)", teria dito o volante americano ao juiz.

Nas ocorrências, Suélson Diógenes descreveu que uma sandália foi arremessada dentro de campo pela torcida do ABC aos 26 minutos, assim como uma lata de refrigerante, aos 38. Os objetos foram citados no boletim de ocorrência que segue em anexo à súmula da partida.

O juiz comunicou ainda a "entrada no campo de jogo das comissões técnicas, funcionários, seguranças, policiamento e atletas expulsos oriundos de dentro dos vestiários", no momento da confusão. Com sete expulsões no total, o jogo terminou com nove jogadores em campo pelo lado abecedista e seis do lado americano.

Fonte: TN Online

domingo, 25 de novembro de 2012

Um acidente, o coma e a alegria de reaprender a andar

Duas datas contam a história entre a morte e a vida de Raul Cali Ramos Feitosa, sete anos: a primeira, 17 de julho de 2011, foi o dia em que o menino se afogou na piscina de adulto de um parque aquático em Ponta Negra, que o colocou em coma por 20 dias na Unidade de Terapia Incentiva (UTI) do Hospital Walfredo Gurgel. "Passou-se mais seis dias e ele abriu os olhos", relembra sua mãe, a pedagoga Antônia Márcia Ramos.
Emanuel AmaralRaul Cali Ramos volta a andar após tratamento feito com o professor da UFRN, Raimundo BarataRaul Cali Ramos volta a andar após tratamento feito com o professor da UFRN, Raimundo Barata

Daí em diante, continuou o drama de Raul, que ficou mais  14 meses, praticamente, sem responder a qualquer estímulo, por causa da falta de oxigênio no cérebro pelos mais de dez minutos que esteve afogado na piscina.

O milagre veio depois, em 19 de setembro de 2012, Raul andou pela primeira vez - "deu três passos e se abraçou ao professor", contou Márcia Ramos, que até hoje está licenciada da escola municipal "Baixinhos Educados", onde ela trabalha, em São Gonçalo do Amarante, para poder acompanhar o filho.

Antes disso, o pequeno Raul, peregrinou por três hospitais e clínicas de reabilitação, pois além do HWG, passou mais 15 dias no Hospital Papi, de onde recebeu alta no dia 17 de agosto do ano passado: "Mas ele ficou totalmente dependente de mim", continuou a pedagoga.

Márcia Ramos explicou que, em seguida, ficou com ele mais quatro meses no Hospital Sara Kubitschek, em Brasília, referência  em neuroreabilitação no país.

  Ainda quando estava com o filho hospitalizado no HWG, a pedagoga disse que recebeu a noticia mais triste, que o filho estava desenganado e não voltaria mais a andar e havia dúvidas se Raul voltaria a falar, andar e ver, "porque havia faltado oxigênio e quase todas as áreas do cérebro".

No Hospital Sara Kubistchek o menino submeteu-se a todo um trabalho fisioterápico mecânico. Lá, segundo ela, pôde aprender a lidar com o filho numa situação diferente, "que parecia um bebê, como se tivesse tido uma nova gestação". 

Após voltar de Brasília, Márcia disse que procurou outras clínicas de reabilitação, "porque queria também um trabalho complementar e mental" para o seu filho. Então, foi que conheceu a médica Elisabete Montenegro, que trabalha com o Método Padovan.

Mas, a pedagoga afirmou que começou a ver resultados depois de uma amiga, que é professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ter lhe contado sobre o trabalho desenvolvido pelo professor Raimundo Barata no Departamento de Educação Física daquela instituição de ensino superior, onde chegou com Raul em fevereiro deste ano.

O professor Raimundo Barata já faz um trabalho de fisioterapia com idosos e pessoas vítimas de acidentes vascular cerebral (AVC) ou que enfrentam problemas de saúde decorrentes de diabetes, por exemplo, usando a água na piscina semiolímpica do  Parque Aquático da UFRN como ambiente adequado para a recuperação dessas pessoas.

Barata disse que "já sabia que a solução para Raul estava ali, dentro da água", mas tinha receio que por causa do trauma do afogamento, a criança rejeitasse a piscina. Pelo contrário, quando o menino viu água foi a maior alegria - "ele parecia um pato, não teve rejeição nenhuma".

Segundo a mãe, Raul "ficou doido pela água" e, desde então, vem apresentando avanços nunca antes inimagináveis. "Quando se afogou, era uma criança alfabetizada, sabia ler e escrever", acrescentou Márcia Ramos, mas depois de perder a fala e outros sentidos, voltou a andar, já está na escola "Baixinhos Educados", reaprendendo as coisas "juntando as letrinhas" e falando "mãe, nadar, me dá..."

No dia em que caiu na piscina adulta do parque aquático, Raul estava acompanhado do pai, que não viu quando o filho saiu de onde ele estava. O garoto só foi salvo, mesmo tendo de passar por todos esses problemas, porque uma jovem grávida viu, da janela do oitavo andar do edifício de apartamentos onde mora, que o menino havia caído e estava submerso, em pé, e sem ninguém por perto.
Emanuel AmaralRaul, acompanhado da mãe, se exercita na piscina da UFRNRaul, acompanhado da mãe, se exercita na piscina da UFRN

A mãe dele conta que a jovem, grávida, pegou o elevador, desceu o edifício, correu para o parque aquático e  pulou na piscina pra retirar o menino. Depois, chegou um médico que estava no local, fez o trabalho de reanimação, tentou desistir e seguiu com o trabalho de reanimação. A criança, segundo os médicos, já havia tido morte cerebral, tendo ele recuperado as funções vitais depois que chegou a equipe de socorristas do Samu Metropolitano, a qual ministrou uma injeção de adrenalina, que permitiu a sobrevida de Raul.

Trabalho desenvolvido é filantrópico

O trabalho fisioterapêutico no parque aquático da UFRN é filantrópico e dele, hoje, participam mais de 200 pessoas. "A nossa preocupação também é com aquelas pessoas que não podem pagar por uma clínica de reabilitação, precisam de atendimento e aqui a gente pode ajudar", afirmou o professor Raimundo Barata. "Nunca fiquei tão gratificado em termos de trabalho realizado quanto o que foi feito com Raul", continuou Barata, o qual lembrou ter chorado bastante, quando viu o menino dar os três primeiros passos fora da piscina.

Além de permitir que a pessoa ganhe mais massa muscular que fora da piscina, o professor Barata explicou que o trabalho fisioterapêutico ministrado por ele faz com que a pessoa perca mais caloria, porque precisa fazer  mais força dentro da água, "que é mais de 900 vezes mais densa do que o ar". Segundo Barata, para cada 500 gramas de massa muscular que uma pessoa ganha a mais, exige-se a queima de mais 60 calorias para o corpo continuar funcionamento normalmente.

Ele também anda um pouco preocupado, porque as duas piscinas semiolimpícas do parque aquático da UFRN vão passar por reformas, e vai pedir para que isso não ocorra simultaneamente, o trabalho de recuperação de uma só comece depois de terminar a da outra.

A piscina olímpica está fechada, segundo ele, porque tem mais de 200 metros quadrados de azulejo solto, sem falar que as paredes das piscinas semiolimpicas vão passar por restauração, mas reclamando que as obras estão sem entregues sem haver uma fiscalização mais rigorosa: "A piscina grande ficou cinco anos parada, foi recuperada,  passou mais três anos e precisa de outro reparo".

Somente para relatar o resultado positivo que a fisioterapia dentro d'água traz, Barata informou que fez uma pesquisa com 36 idosos, divididos entre os que tinham um trabalho na piscina e outros que não participavam. Segundo ele, desses idosos, 16 que trabalhavam na piscina deixaram de cair: "Dois continuaram caindo "porque faltavam, não faziam o trabalho frequentemente", continuou ele.

Melhora

O professor Raimundo Barata chefia o Núcleo de Saúde do Departamento de Educação Física da UFRN e disse que em 40 anos de profissão nunca tinha visto "uma recuperação como a de Raul".  Barata explicou que o maior problema de Raul, foi o fato de que durante a fisioterapia convencional e mecânica, ele não recuperou a massa muscular que havia perdido enquanto ficou em coma ou internado em hospitais: "Quando o vi, pensei que o destino dele era ficar numa cadeira de rodas ou numa cama".   No início do tratamento, Raul "dava passos aleatórios e sem nenhuma coordenação motora", como se fosse "um soldado  alemão dando passos de ganso".  A mãe disse que ele só caminhava se fosse com duas pessoas o segurando com as mãos, de um lado e outro: "Não tinha autonomia para caminhar".  Em 13 de fevereiro deste ano  Raul começou as atividades e movimentação dentro da piscina, para que ele voltasse a ter massa muscular. Agora, a criança voltou a ser alegre, brincalhona, levanta o polegar em sinal de "Ok" e até abraçou-se com o repórter, mexeu no bloco de anotações e ainda pediu pra ver  a fotografia tirada dele ao lado da mãe.


Fonte: TN Online

Foragidos morrem em tiroteio com Deicor



Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado está em diligência na região Oeste do Estado. Foto: Cedida
Dois foragidos da Justiça do Rio Grande do Norte morreram após trocar tiros com policiais da Divisão Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) próximo à comunidade de Pedra Branca, em Caraúbas, no Oeste Potiguar, na madrugada de hoje, sábado. Eles estavam com uma espingarda calibre 44, uma pistola 380 e uma motocicleta Honda Titan, que pode ter sido roubada pela dupla.
Conforme informações da Polícia Militar, o confronto aconteceu por volta das 5 horas, quando os foragidos foram flagrados pelas equipes da Deicor, que realizavam diligências na Região Oeste. Ao perceberem a presença dos policiais, os homens passaram a atirar contra as equipes, que revidaram.
Cássio Murilo Júnior, mais conhecido pelo apelido de “Júnior de Deusdete”, é foragido da Cadeia Pública de Caraúbas desde agosto passado, quando foi beneficiado com a saída permitida pela Justiça para o Dia dos Pais e não retornou. Já o segundo foragido foi identificado pelos apelidos de “Nego Wagner” ou “Neguinho Chapéu” e foi reconhecido como foragido do regime semi-aberto da Penitenciária Estadual Mário Negócio, em Mossoró.
Segundo o capitão da Policia Militar, Inácio Brilhante, os policiais civis haviam ido cumprir mandados de prisão contra os dois homens, quando foram recebidos com vários disparos de arma de fogo efetuados pelos foragidos. “Felizmente, nenhum policial ficou ferido durante este confronto”, afirmou.
Gravemente feridos, os dois foragidos ainda foram socorridos com vida pelos próprios policiais civis, que os levaram para o Hospital Regional Aguinaldo Pereira, no entanto, eles não resistiram e faleceram antes de chegar à unidade de saúde. Os corpos deles foram encaminhados para a sede do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) de Mossoró.
Conforme informações da Polícia Militar, os dois foragidos são apontados como os principais responsáveis por uma série de assaltos a mão armada na região, que vinha causando pânico aos moradores do município, sobretudo da área rural. Ao serem surpreendidos pela chegada dos policiais, eles ainda tentaram fugir, mas, cercados, passaram a atirar.
Conforme informações dos delegados da Deicor, Cássio Júnior é acusado de ter participado do sequestro do ex-prefeito do município de Antônio Martins, no Alto Oeste Potiguar, há alguns anos. Além disso, ele já havia sido preso em outras ocasiões, mas sempre conseguia fugir das unidades prisionais.

Fonte: JH Online

PF desarticula bando e apreende quase meia tonelada de maconha prensada em Ceará Mirim


Durante a prisão de parte desse bando, a PF contou o apoio da Polícia Militar daquela cidade. Foto: Cedida/PF
A Polícia Federal prendeu em flagrante e desarticulou, na madrugada deste sábado, 24 de novembro, em Ceará-Mirim, Região Metropolitana de Natal, uma quadrilha de traficantes composta por: um comerciante, 31 anos; uma costureira, 35 anos; um vendedor, 33 anos; uma auxiliar de escritório, 24 anos, todos sul-mato-grossenses, e mais um taxista natalense, de 26 anos. Com eles foram apreendidos 474 quilos de maconha.
Há cerca de cinco meses, os policiais federais vinham investigando o fato de que pessoas estavam circulando naquela comunidade, sempre chamando atenção por utilizar veículos de luxo e demonstrar um padrão de vida elevado, sem, contudo, terem qualquer atividade econômica comprovada. Com o prosseguimento das investigações, foi descoberto que elas estariam ligadas ao tráfico de drogas.
A PF então passou a acompanhar os passos dos suspeitos e, neste sábado, por volta de 01h, conseguiu prendê-los no momento em que recebiam um carregamento de maconha, camuflado na parte traseira de uma Pajero, que vinha do Mato Grosso do Sul.
Na casa da quadrilha, foram apreendidos ainda os seguintes veículos: um Land Rover, um Peugeot 307, um Fiat Strada, uma caminhoneta Ssangyong e uma motocicleta Suzuki, além de balança, celulares, joias, aparelhos eletrônicos e documentos diversos.
Durante o interrogatório na sede da PF em Natal, os acusados alegaram “não saber” quem remeteu e nem a quem se destinava a droga. A polícia vai continuar com as investigações.
A quase totalidade dos envolvidos  possui antecedentes criminais, sendo que apenas um deles já responde por homicídio, uso de documento falso e assalto.
Enquadrados na Lei de Tráfico Interestadual de drogas, os suspeitos foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisório de Pirangi, onde irão permanecer custodiados à disposição da Justiça.
Esta foi a 11ª apreensão de substância entorpecente realizada este ano pela Polícia Federal no RN. 23 acusados foram presos em flagrante e uma menor apreendida. O total da droga já ultrapassa os 640 quilos.

Fonte: Polícia Federal/RN
Apud JH Online

No primeiro dia, 12,72% dos candidatos faltaram às provas da UFRN



No primeiro dia de vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte o número de faltosos chegou a 3.641 candidatos, representando 12,72% do total de 38.614 candidatos. A presidente da Comissão Permanente do Vestibular da UFRN, professora Magda Pinheiro, disse que o percentual não surpreende.
Emanuel AmaralMagda Pinheiro, presidente da COMPERVE: o número de faltosos foi muito semelhante ao do ano passadoMagda Pinheiro, presidente da COMPERVE: o número de faltosos foi muito semelhante ao do ano passado

(...)
Ela observou que ano passado o percentual chegou a 10,7% dos candidatos. "Observe que o número de faltosos foi muito semelhante ao do ano passado", destacou a presidente da Comperve.


A professora avaliou que o primeiro dia de vestibular foi "muito tranquilo". Ao final do concurso, que terá o último dia de provas na terça-feira, a Comperve disponibilizará no seu site 

(www.comperve.ufrn.br) o formulário para quem deseja protocolar recurso contra alguma questão.
 
Amanhã os candidatos farão prova de Redação e 44 questões objetivas de História, Geografia, Português e Literatura. Na terça-feira, último dia de aplicação do vestibular, serão 12 questões discursivas, que irão variar de acordo com o curso ao qual o estudante concorre.  

Dois candidatos são eliminados do vestibular da UFRN

No primeiro dia de vestibular a Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte eliminou dois candidatos por uso de equipamentos eletrônicos. As duas ocorrências foram registradas em Natal.

Um candidato estava portando o reprodutor de música MP4. No momento da aplicação da prova, ele pediu para ir ao banheiro, foi submetido a um detector de metais e foi encontrado do MP4.

Já outro candidato foi eliminado portando celular. No decorrer da prova ele solicitou ir ao banheiro, o detector de metal identificou que ele portava no bolso o celular e no outro a bateria do aparelho. "Antes de começar a prova os candidatos recebem um envelope onde devem colocar todos os equipamentos que estão portando, inclusive celular. Independente se o aparelho estava com ou sem bateria, se o candidato estava com celular então ele é eliminado", explicou a presidente da Comperve, professora Magda Pinheiro.

Vestibular 2012 é o primeiro com aplicação de cotas

O vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte de 2012 é o primeiro da história da instituição com aplicação de cotas. No primeiro dia de aplicação das provas os candidatos receberam um panfleto explicativo sobre como ocorre a divisão das vagas por cotas de pobreza e racial.

Na próxima terça-feira, último dia de prova, os estudantes receberão um documento para preencherem se estarão enquadrados ou não nas cotas. Apenas no caso de aprovados e no ato do cadastramento eles terão que comprovar o ensino médio todo em escola pública e a declaração de rendimentos.

A UFRN está destinando 12,5% das vagas para as cotas. Esse percentual é destinado aos estudantes que cursaram todo ensino médio em escola pública. Metade dessas vagas da cota vão para quem tem renda familiar até 1,5 salários mínimos a outra metade para quem tem renda superior a 1,5 salários mínimos. Nestas duas divisões por renda familiar, surge uma outra subdivisão, metade das vagas desses dois grupos vão para quem se declarar preto, parto ou indígena.

Mas a presidente da Comperve, professora Magda Pinheiro, ressalta que a condição inicial para usufruir das cotas é passar na primeira fase e na segunda fase atingir um argumento mínimo de 450 pontos.
Fonte: TN Online

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Maconha apreendida no bairro Vida Nova


Policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) apreenderam, na tarde desta terça-feira (20), dinheiro, armas e quase meia tonelada de maconha, em Parnamirim. O material estava escondido em duas casas no bairro Vida Nova e foi encontrado após os policiais receberem uma denúncia anônima.
Os policiais realizavam um trabalho de busca após receberem informações sobre a ação de um traficante no local. Ao chegarem na rua Novo Oriente, na casa de número 127, os PMs detiveram um casal de posse de três pistolas, sendo duas ponto 45 e uma outra ponto 40, além de 20 mil em dinheiro e jóias.
Antônio Laurentino da Silva, 31 anos e a mulher dele tentaram escapar, mas acabaram presos.
Minutos após, uma equipe da inteligência do 3º Batalhão, cercou outra residência na rua da Fraternidade, mesmo bairro e lá um homem identificado como Esteferson Felipe Figueiredo, 24 anos, foi preso de posse de cerca de 300 Kg de maconha e duas balanças de precisão. Todos os detidos foram conduzidos para a 1º Delegacia de Parnamirim, assim como a droga e as armas apreendidas.
A mulher detida pelos policiais acabou sendo liberada após ser ouvida pela Polícia Civil. Os outros dois homens foram autuados
Fonte: JP Online

Prefeita de Rodolfo Fernandes tem mandato cassado pelo TRE



Arquivo
Bernadete Queiroz perdeu o mandato por infidelidade partidária
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) cassou o mandato da prefeita do município de Rodolfo Fernandes, Bernadete Dantas Queiroz, na tarde da segunda-feira passada, 5.
Conforme o Tribunal Eleitoral, Bernadete cometeu infidelidade partidária ao trocar o partido DEM pelo PMDB sem anuência do partido.
Para fazer a transferência partidária, a prefeita alegou que vinha sofrendo perseguição dentro do partido. A tese, porém, não prosperou. A Corte Eleitoral entendeu que não houve motivos para a troca de partido, o que se configurou a infidelidade partidária.
O colegiado determinou que a Câmara de Vereadores dê posse à vice-prefeita Antônia Neide Nazário Nunes imediatamente. O relator do processo foi o juiz Carlo Virgílio Fernandes de Paiva.
A prefeita cassada não tentou reeleição no pleito do dia 7 de outubro passado devido ter rompido politicamente com o tio Chiquinho Germano (DEM), que tem grande influência no município e há mais de cinco décadas não perdia uma eleição em Rodolfo Fernandes. Bernadete decidiu investir na campanha eleitoral e conseguiu eleger o sucessor, Monteiro.
A defesa de Bernadete Queiroz ainda pode recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que deverá ser feito nos próximos dias.

Fonte: Gazeta do Oeste

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

SELEÇÃO BRASILEIRA GANHA DA ARGENTINA NOS PÊNALTIS


 
Neymar e Fred comemoram o gol - foto divulgação

Num jogo dramático a Seleção Brasileira conseguiu superar a Argentina por 4x3 nos pênaltis, no estádio da Bombonera. Cavalieri comemora estreia vitoriosa na Seleção, foi o herói nos penaltis. Neymar cobrou o da vitória  e o Brasil é Bicampeão do Superclássico.

Estação do Baldo ativa sistema ultravioleta que elimina 99,99% das bactérias



A ETE do Baldo realiza o tratamento de esgotos em três etapas. Foto: Divulgação
A Estação de Tratamento de Esgotos ( ETE) do Baldo está operando com todos os dispositivos tecnológicos  disponíveis, com a entrada em operação, no dia 12, do sistema de desinfecção ultravioleta. A radiação, emitida por lâmpadas submersas, elimina todas as bactérias e microorganismos existentes nos dejetos coletados. É a fase terciária do tratamento. A unidade vai coletar e tratar esgotos de 21 bairros de Natal, beneficiando a uma população de 230 mil habitantes atendidos pela Companhia de águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Empresa estadual de saneamento investiu cerca de R$ 3 milhões neste sistema com tecnologia alemã.
O engenheiro Felipe Ferreira informa que a ETE está operando com 75% da capacidade total de tratamento, que é de 450 litros por segundo. Ele adianta que após a entrada em operação do sistema de coleta de esgotos, implantado pela Caern em várias áreas de Natal, a estação atingirá sua plenitude de tratamento.
Atualmente, a ETE do Baldo está recebendo os esgotos procedentes dos bairros Alecrim, Areia Preta, Barro Vermelho, Cidade Alta, Lagoa Seca, Mãe Luíza, parte de Morro Branco, parte de Nova Descoberta, Petrópolis, Praia do Meio, Ribeira, Rocas, Santos Reis e Tirol. Com as obras em andamento, feitas pela Caern, parte do Bairro Nordeste, Candelária, Cidade da Esperança, Cidade da Esperança, parte de Dix-sept Rosado, Lagoa Nova, parte de Morro Branco, parte de Nova Descoberta, Nazaré e parte das Quintas também serão atendidas pela unidade.
A ETE do Baldo realiza o tratamento de esgotos em três etapas. Na primeira, opera o tratamento com a formação do lodo ativo, que é uma adaptação dos microoganismos à estação. São eles os responsáveis pelo primeiro dos três níveis de tratamento, o biológico. Esse processo leva seis meses para ser completado, somente depois desta etapa se pode levar a estação à capacidade máxima. Os outros dois níveis de tratamento são o aerado, com utilização de oxigênio e o terciário, quando entre em funcionamento a desinfecção final com raios de ultravioleta para eliminar as bactérias existentes no esgoto.
Fonte: JH Online

Assaltante cego é detido vendendo drogas em casa em Mossoró

Com informações do blog O Câmera.

'Marcos Ceguinho' teve os olhos vazados após uma briga com dois detentos na Penitenciária Mário Negócio (O Câmera/Reprodução)
"Marcos Ceguinho" teve os olhos vazados após uma briga com dois detentos na Penitenciária Mário Negócio
O assaltante Marcos Viana de Oliveira, 28 anos,que teve os dois olhos arrancados dentro da Penitenciária Agrícola Mário Negócio e que cumpria prisão domiciliar, foi detido vendendo droga em casa no bairro Boa Vista em Mossoró, na manhã desta quarta-feira (21). "Marcos Ceguinho", foi detido equipe da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) de Mossoró. Com ele os agentes encontraram 34 trouxinhas e um tablete com 71 gramas de maconha, alem de uma certa quantia em dinheiro fracionado.

Marcos cumpriu pena de cinco anos no Complexo Penal Mario Negocio acusado de assalto. No inicio de 2010, já em liberdade, o mesmo foi flagrado traficando droga e voltou a prisão.

Segundo informações, em maio de 2010, o assaltante se envolveu em uma confusão dentro do presídio com outros três detentos. Marcos disse que a briga foi por causa de um jogo de cartas. Os agressores acusaram Marcos estava paquerando com suas namoradas. Os presidiários arrancaram a sangue frio os dois olhos de Marcos Viana de Oliveira.

Marcos foi beneficiado com o regime de prisão domiciliar e estava usando do benefÍcio para comercilizar droga. Na delegacia, o assaltante disse que seus clientes eram fieis, pagavam "direirinho". Ele disse ainda que estava comercilizando o entorpecente para manter o próprio vício.

O delegado Rafael Arraes disse que a residência de "Marcos Ceguinho" já vinha sendo investigada como porto de comercilização de drogas. O delegado disse ainda que o acusdo será conduzido de volta para o Complexo Penal e ficará à disposição da Justiça

Apud DN Online