quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Anac autoriza 1.973 novos voos para Copa do Mundo


Brasília - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou hoje (16) a criação de 1.973 voos no período da Copa do Mundo. No total, as empresas aéreas solicitaram alterações ou inclusões em aproximadamente 80 mil voos entre os dias 6 de junho e 20 de julho. Esse número representa 42% do total de voos do país.
De acordo com o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, para atender aos pedidos, a agência adequou os horários para respeitar a capacidade dos aeroportos. Com isso, ainda pode haver alteração na quantidade de voos incluídos, uma vez que a empresa vai analisar o horário que lhe foi concedido, podendo solicitar ajustes ou até mesmo desistir do voo. As companhias devem encaminhar resposta para a Anac até o dia 31 de janeiro.
As rotas mais solicitadas pelas companhias aéreas foram do aeroporto do Galeão (RJ) para Ezeiza (Buenos Aires), de Brasília (DF) para Guarulhos (SP), de Fortaleza (CE) para Guarulhos (SP), do Santos Dumont (RJ) para Viracopos (Campinas) e do Galeão (RJ) para o Aeroparque (Buenos Aires). A maioria das alterações ou inclusões foi solicitada pelas empresas brasileiras Azul, Gol, Avianca e TAM.
Guaranys afastou a possibilidade de um “caos aéreo” no país durante a Copa do Mundo por causa dos novos voos. Segundo ele, as análises da Anac levaram em consideração a capacidade atual de cada aeroporto em receber voos e passageiros, e apenas obras com garantia de entrega até o Mundial. “Todos os pedidos de novos voos estão sendo aprovados dentro das capacidades dos aeroportos. Estamos considerando as obras quase prontas e para as demais obras com ampliação de capacidade, poderemos ter [oferta de] novos voos mais para frente”.
Para Guaranys, os preços das passagens devem diminuir a partir de agora, pois a oferta de voos aumentará com a definição dos locais de jogos de cada seleção. Ainda assim, a Anac vai acompanhar os valores adotados pelas empresas. “Estamos monitorando quinzenalmente os preços das passagens vendidas daqui até a Copa do Mundo. Estamos recebendo e auditando essas informações e vamos acompanhar essa tarifa. Caso haja algum problema com tarifas abusivas, comunicaremos os órgãos de defesa do consumidor, para que, juntos, possamos tomar as atitudes necessárias”.
Fonte: Agência Brasil

JAIME CALADO ABRE OFICIALMENTE O ESPAÇO DO EMPREENDEDOR DE SÃO GONÇALO/RN

Jaime Calado abre oficialmente o Espaço do Empreendedor de São Gonçalo


Entregar o “Espaço do Empreendedor” de São Gonçalo do Amarante era um compromisso assumido pelo prefeito Jaime Calado que foi cumprido na tarde desta terça-feira (14), durante a inauguração da unidade. Além de Jaime estiveram presentes na solenidade oficial de abertura o vice-prefeito, Poti Neto, a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, em nome dos prefeitos da Grande Natal, a secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Maia Calado, no ato representando os secretários municipais, representantes de empresas privadas como Coteminas e Inframerica, de instituições bancárias, das instituições parceiras como Banco do Nordeste, Sebrae, Senac, Sesi, Senai e IFRN, servidores do município, os vereadores Geraldo Veríssimo, Rayure Protásio, Raimundo Mendes, Arlete Paiva, Gerson Bezerra, Chanxe Dantas e Edson Arcanjo, bem como a população local.

O espaço é localizado na comunidade do Novo Santo Antonio, às margens da RN 160. O objetivo é incentivar a criação de novas empresas, além de prestar apoio e fortalecer as já existentes. A parceria da Prefeitura de São Gonçalo com o Sebrae, Senai, Senac, Sesc e Banco do Nordeste é de extrema importância para prestar consultoria sobre aberturas de negócios, administração de empresas com orientação contábil e linhas de crédito. As quatro salas são climatizadas e vão servir para os atendimentos e oferta de cursos e capacitação. Na ocasião, o prefeito Jaime Calado entregou a documentação para as 20 associações criadas com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Gisele Moura, secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, agradeceu a participação de todos e falou sobre o projeto. “Quero agradecer a cada um de vocês presentes nesse evento. É um momento bastante importante. Trabalhamos arduamente para que esse projeto se tornasse realidade. A parceria com as demais secretarias foi de extrema importância e tenho certeza que o maior beneficiado será a população” finalizou.

O vereador Raimundo Mendes falou em nome do poder legislativo e destacou o quanto a cidade está evoluindo. “A nossa cidade, em termo de desenvolvimento, pode ser comparada a um carro que está a 120 km/h, não podemos frear e nem parar, estamos a pleno vapor. Esse espaço vai oferecer uma grande contribuição para o desenvolvimento da economia e da cidade e para os empreendedores de pequeno e médio porte”, enfatizou.

Jaime Calado acredita que o espaço vai proporcionar aos micros, pequenos e médios empresários um maior entendimento sobre os negócios e dará novas oportunidades de investimento. “Esse espaço é pequeno para o tamanho da tarefa. Aqui é um espaço que colocamos a disposição para que todos possam ter oportunidades. Um trabalho que já vinha sendo feito e só faltava um espaço mais apropriado. O sonho do empreendedor pode ser tornar realidade desde que o governo abrace a ideia e chegue junto, isso é o que estamos fazendo aqui. Espero e acredito que muitos sonhos vão se tornar realidade”, declarou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Klênio Alves, recém empossado no cargo, mostrou o resultado de um estudo que está desenvolvendo e mostra a evolução da economia de São Gonçalo do Amarante. “O PIB (Produto Interno Bruto) de São Gonçalo cresceu 130 % nos últimos cinco anos, mais de 20 % ao ano, um crescimento vertiginoso que aponta o município como uma área de grandes investimentos e oportunidades de negócios. O PIB é a soma de toda a riqueza produzida e os números são muito favoráveis. A inauguração do Espaço do Empreendedor só vem fomentar essa tendência de desenvolvimento”, reforçou.


Por Marília Costa

Fotos: Isaías Carlos
Fonte: SECOM

PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO VERÃO DE TOUROS/2014


Na estação mais quente do ano, a cidade promete muita música, atividades esportivas, culturais, escolha da garota Verão e coroação do rei e da rainha do carnaval.

O Verão em Touros 2014 promete ser quente e cheio de atrações interessantes para os turistas e moradores do município. A programação tem início na próxima sexta-feira (17) com atividades culturais, através da apresentação de grupos locais e termina no dia 2 de fevereiro.

De acordo com o prefeito Ney Leite, a programação foi discutida em várias reuniões, levando em consideração a contenção de gastos que a prefeitura está fazendo, em função da redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e reorganização da estrutura financeira municipal.

“Sabemos como nossa cidade é querida e visitada nesta época do ano, por isso, não poderíamos deixar de programar o verão em Touros. Claro que, este ano, teremos que enxugar o máximo, mesmo assim, tenho certeza que todos vão gostar e os veranistas não vão se arrepender de escolher Touros para passar as férias”, disse o prefeito.


Para a secretária de Turismo, Lenira Barros, a programação atende ao gosto do público local, principalmente, aqueles que costumam organizar suas torcidas para vibrar em apresentações como o show de calouros que será realizado nos dias 24 e 25 de janeiro e a grande final no dia 1º de fevereiro.

Já a programação esportiva terá início no domingo (19) com o torneio de pesca, futebol de areia, vôlei e futevôlei, além da tradicional corrida de jangada prevista para as 10h da manhã.

Outra boa opção é a chegada da 13ª Caminhada Natal/Touros, realizada pelo Grupo de Escoteiros Gaspar de Lemos.
Confira a programação completa do Verão em Touros 2014, no quadro abaixo:

PROGRAMAÇÃO DO VERÃO EM TOUROS 2014
Dia/Mês              Hora      Atividade            Local
17/01    20h        Street Dance Escolha da Garota Verão 2014 (adulto e infantil)  Palco
18/01    14h        Futebol de Areia             Arena
20h        Volei e Futevolei             Arena
22h        Grupo Molekada             Palco
00h        Concurso de Swingueira, Forró Rodado e Banda Sargaço             Palco
19/01    07h        Torneio de Pesca            Praia de Quixaba
08h        Futebol de Areia, Volei e Futevolei        Arena
10h        Corrida de Jangada         Praia de Touros
16h30    Chegada da 13ª Caminhada Natal/Touros do Grupo de Escoteiros Gaspar de Lemos     Praia de Touros
24/01    20h        Grupo Mistura de Ritmo              Palco
21h        Show de Calouros (adulto e infantil)      Palco
25/01    14h        Futebol de Areia, Volei e Futevolei        Arena
20h        Grupo Mistura de Ritmo              Palco
22h        Semi-final show de calouros (adulto e infantil) Palco
00h        Grupo Cajuarte (distrito de Cajueiro), Circuito Musical e Banda Nós no Gueto  Palco
26/01    08h        Futebol de Areia, Volei e Futevolei        Arena
08h        Corrida de Cross Country            Arena
31/01    20h        Grupo de Dança Mulekada, Show de dublagem e Escolha da Rainha e Rei Momo do Carnaval (adulto e infantil)                Palco
01/02    20h        Grupo de Dança Mulekada         Palco
22h        Final do Show de Calouros          Palco
02/02    08h        Fast Triatlon       Praia de Touros

10h        Corrida de Jegue             Praia de Touros

Fonte: Assessoria de Imprensa de Touros/RN

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Rio Grande do Norte é um dos estados que mais devolve verbas para segurança pública

Nos últimos três anos, municípios potiguares, Estado e ONG's devolveram R$ 12,08 milhões.

Policiais empurram carro quebrado da PM do Rio Grande do Norte: Estado é o segundo colocado na devolução de verbas para segurança pública.


O Rio Grande do Norte foi um dos estados brasileiros que mais devolveu verbas federais destinadas à área de segurança pública. O levantamento é da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), informou o jornal carioca O Globo. Nos últimos três anos, municípios potiguares, Estado e ONG's devolveram R$ 12,08 milhões.
Em três anos o Ministério da Justiça recebeu de volta R$ 135,35 milhões da verba que havia sido repassada aos estados. As devoluções ocorrem devido ao mau uso da verba, quando há irregularidades no projeto ou a ação não foi executada, ou quando o projeto aproveita a verba de maneira mais ordenada e há economia na execução. A última alternativa, segundo a Senasp, é a mais incomum.
No ranking dos que mais devolvem recursos, São Paulo lidera com R$ 23,3 milhões repassados de volta ao governo federal. O segundo colocado é o Rio Grande do Norte, com R$ 12,08 milhões, seguido por Rio Grande do Sul (R$ 7,9 milhões), Pernambuco (R$ 7,71 milhões), Rio de Janeiro (R$ 7,71 milhões), Paraná (R$ 7,68 milhões) e Amazonas (R$ 7,52 milhões).
Fonte: Nominuto.com

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Definidos adversários do clubes potiguares na Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol definiu nesta sexta-feira (10), através de sorteio realizado no Rio de Janeiro, os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2014.

O Rio Grande do Norte terá três representantes na atual edição da competição. ABC, América e Potiguar tiveram seus adversários na primeira fase definidos. ABC e América fazem o segundo jogo dos confrontos em casa, enquanto o Potiguar joga a primeira partida em Mossoró.

O Alvinegro enfrentará a Desportiva Ferroviária-ES, com o primeiro jogo sendo na cidade de Cariacica. O América pega o Boavista, da cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro, com a vantagem de poder fazer o segundo jogo em Natal. Já o Time Macho de Mossoró tem um desafio bem mais complicado. O Alvirrubro duela contra a Portuguesa-SP, que ainda briga na Justiça para se manter na Série A do Campeonato Brasileiro.

A Copa do Brasil é considerada a competição mais democrática do país. No total, são 86 clubes (seis entrarão na quarta fase) de todos os estados brasileiros. O Ranking Nacional de Clubes define a ordem dos mandos de campo da primeira e segunda fases da competição.

Confira os 40 jogos da primeira fase da Copa do Brasil:

Juzeiro-BA x Tupi-MA
Cuiabá-MT x Barbalha-CE
Caldense-MG x Duque de Caxias-RJ
Interporto-TO x Sampaio Corrêa-MA
Lagarto-SE x Santa Cruz-PE
Novo Hamburgo-RS x Joinville-SC
Princesa do Solimões-AM x Brasiliense-DF
Rondonópolis-MT x CRB-AL
São Luiz-RS x Nacional-AM
Tombense-MG x Treze-PB
Maranhão-MA x Paysandu-PA
Paragominas-PA x ASA-AL
Goianésia-GO x Grêmio Barueri-SP
Lajeadense-RS x Bragantino-SP
São Bernardo-SP x Paraná
Santos-AP x América-MG
Boavista-RJ x América-RN
Rio Branco-AC ou Real Noroeste-ES x Chapecoense-SC
Desportiva-ES x ABC-RN
Santa Rita-AL x Guarani-SP
Naviraiense-MS x Avaí
Brasília-DF x Sport
Plácido de Castro-AC x Figueirense
Londrina-PR x Criciúma
Náutico-RR x Ponte Preta
Villa Nova-MG x Bahia
Flamengo-PI x Atlético-GO
Potiguar-RN x Portuguesa-SP
Parnahyba-PI x Ceará
Sergipe x Náutico
Horizonte-CE x Fluminense
Remo-PA x Internacional
Misto-MT x Santos
CSA-AL x São Paulo
Botafogo-PB x Goiás
J. Malucelli-PR x Vitória
CENE-MS x Coritiba
Vilhena-RO x Palmeiras
Bahia de Feira-BA x Corinthians

Resende-RJ x Vasco
Fonte: APUD TN Online

Internacional - Nicolás Maduro renova governo com mudanças em sete ministérios

Da Agência Brasil*
Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, renovou nessa quinta-feira (9) o seu governo, com mudanças em sete ministérios e a designação de novos dirigentes para os serviços secretos e para a direção de Inteligência Militar.
Segundo ele, os ministérios de Educação Universitária, Indústrias, Educação, Juventude, Desporto, Trabalho e do Escritório da Presidência terão novos titulares.
O anúncio ocorreu durante encontro com o Movimento Pela Paz e a Vida, em Caracas, no qual o presidente venezuelano ressaltou que as mudanças fazem parte de uma renovação para ajudar a marcha da revolução bolivariana.
Segundo Maduro, três ministros mudaram de pasta: Ricardo Menéndez passou para o Ministério de Educação Universitária, sendo substituído no Ministério de Indústrias por Willmer Barrientos - que até ontem ocupava a Secretaria da Presidência. Héctor Rodríguez passou do Ministério da Juventude para o da Educação.
O governo terá três novos integrantes: Víctor Clark, que passou de secretário da Assembleia Nacional para ministro da Juventude; Jesus Martínez, ativista da Liga Socialista e cofundador da Universidade Bolivariana de Trabalhadores Jesus Rivero, que dirigirá o Ministério do Trabalho; e o cantor e desportista António 'El Potro' Alvarez, que assumirá o Ministério do Desporto.
O antigo governador de Trujillo, Hugo Cabezas, regressa ao Escritório da Presidência, cargo que ocupou em 2007.
Cinco ministros foram ratificados no cargo: Miguel Rodríguez Torres no Ministério de Interior e Justiça, Andreína Tarazón no Ministério da Mulher, Delcy Rodríguez no Ministério de Comunicação e Informação, Carmen Meléndez no Ministério da Defesa, e Fidel Barbarito no Ministério da Cultura.
Manuel Gregório Bernal Martínez foi designado diretor do Serviço Bolivariano de Inteligência. O general Hernández Salas será o chefe da direção de Inteligência Militar e o coronel Jesus Salazar o diretor da Casa Militar - encarregada da segurança presidencial.
*Com informações da Agência Lusa

Ministro interino da Fazenda diz que IPCA não surpreende e inflação está sob controle


Brasília - O ministro interino da Fazenda, Dyogo Henrique, disse hoje (10) que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 5,91% no fechamento 2013 não surpreende o governo. Relatório Trimestral de Inflação divulgado, em dezembro, pelo Banco Central projetava, em cenário de referência, um índice de 5,8%.
“Já esperávamos que dezembro tivesse um índice um pouco mais alto por conta do aumento do preço da gasolina e também é um período de férias, quando as passagens aéreas tiveram uma contribuição para que o índice viessem um pouco mais alto em dezembro”, destacou.
Para ele, o importante é que o índice está dentro da meta, demonstrando por parte do governo que a inflação no Brasil está sob controle, sem perspectiva de aumento exagerado de preços. A meta de 2013, estabelecida pelo governo é 4,5%, com uma tolerância de 2 pontos percentuais. Ou seja, no limite, a inflação poderia ficar em 6,5% que estaria dentro da meta.
“Isso que é mais importante para o país e para a população brasileira, que é nós termos a segurança de que estamos mantendo a inflação dentro dos patamares e dentro das metas”, ressaltou ele, substituto do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que está de férias.
Sobre o fato de o governo ter estimado, por diversas vezes, que a inflação no ano passado deveria ser menor do que a registrada em 2012, Dyogo disse que a variação é quase estável. “Não sei se havia esse compromisso [de manter a inflação em patamares menores do que 2012], mas há sempre a expectativa que o índice seja bem-comportado e fique dentro da meta e foi o que aconteceu. No ponto de vista da comparação interanual, a diferença é na segunda casa decimal, considerado praticamente estável na comparação”, argumentou o ministro. A inflação medida pelo IPCA, em 2012, ficou em 5,84%. 
Para 2014, as expectativas são positivas, e os técnicos do governo não têm perspectiva de que a inflação tenha comportamento “fora do normal”. “A gente está prevendo que a inflação este ano, assim como nos últimos dez, 11 anos, fique sob controle. E o governo manterá todo o esforço e atenção para que isso ocorra.”
Fonte: Agência Brasil

PREFEITURA DE TOUROS DISCUTE AVANÇO DO MAR EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Prefeitura discute avanço do mar em Audiência Pública na Câmara Municipal
Prefeito Ney Leite de Touros/RN


Devido ao avanço do mar e derrubada do calçadão da orla, prefeito Ney Leite propõe audiência pública para discutir o tema e apresentar soluções emergenciais.

O grave problema do avanço do mar na orla do município de Touros foi o assunto discutido na tarde desta terça-feira (7), durante uma audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Touros, proposta pela Prefeitura. O chefe do Executivo, Ney Leite, deu inicio a discussão ressaltando a gravidade do problema e preocupação da administração municipal que trabalha com uma equipe de engenheiros há três semanas para elaboração de um projeto emergencial e, posteriormente uma ação concreta que evite novos transtornos.

“Salvo engano em 2004/2005, houve uma perda de casas. Neste ano a natureza veio mostrar a sua força de novo, trazendo um grande transtorno. Esta Audiência Pública é para que a população tenha ciência da preocupação e desespero dos moradores que residem na orla de Touros, e por isso queremos a opinião dos técnicos e da população”, disse ele.

Após a explanação do prefeito, o engenheiro Aslann Leonette, da empresa Alfa Engenharia, falou dos estudos que estão sendo realizados e das observações feitas, como o desnível de três a quatro metros no relevo da avenida José Penha de Souza.

Na primeira etapa do projeto será removido o material demolido e comprometido, em função do avanço do mar, o enrocamento (colocação de pedras marroadas, de forma a permitir o alargamento da avenida atingida, bem como a sua reurbanização).

Diego Cavalcanti, Presidente do Poder Legislativo, demonstrou preocupação com o avanço do mar na área do penhasco denominado Tourinho, que está comprometendo as construções próximas, no que o engenheiro Aslann Leonette explicou que é possível atenuar com a construção de gabiões (estrutura armada com malhas de fio de aço preenchidos com pedras britadas). Outra solução apresentada pelo representante técnico foi a utilização de “big bags” (sacos de areia) para conter o avanço do mar.

A representante do Ministério Público, Rosa Maria, questionou o prefeito sobre os recursos a serem utilizados, baseada na experiência do que ocorreu com o avanço do mar na praia de Ponta Negra, em Natal.
-
Audiência Pública na Câmara Municipal - Foto: Dione Nascimento


O prefeito respondeu que “apesar das dificuldades apresentadas pelos municípios e da redução dos recursos repassados pelo Governo Federal, a prefeitura irá bancar com recursos próprios as obras iniciais e que após a Audiência Pública será realizada a assinatura do Decreto de Calamidade Pública, que terá validade de 90 dias, e que será um dos documentos, além de boletins de ocorrência e fotos que serão juntados ao projeto de engenharia, para serem entregues ao Ministério da Integração Nacional, de forma a conseguir recursos emergenciais para a concretização da obra”.

Representando a sociedade civil, o professor Gaspar França, relatou em entrevista a rádio da cidade, no final de 2013, que em agosto de 2012 convidou os secretários de Obras e Administração da gestão anterior, para, em agosto de 2012, período crítico na orla, irem observar o avanço e a destruição causada pelo mar. “O mar não fala, a palavra do mar é o silêncio”, desabafou Gaspar França, mostrando a importância da realização de obras de contenção já naquela época.

Alunos do curso de Pós-Graduação em Gestão Costeira da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Nailton Leite e Manoel Luiz, se dispuseram a contribuir com o grupo de técnicos para a solução dos problemas discutidos na Audiência.

Adelaide Varela (Laizinha) filha do primeiro proprietário de casa de veraneio na orla de Touros, o senhor Luis Varela, relatou que acredita que o avanço do mar é fruto, também, do aquecimento global, já que em 1957, quando a casa foi construída, o mar ficava bem distante da residência.

A mesa dos trabalhos foi formada pelo prefeito de Touros, Ney Rocha Leite, Promotora Pública, Leila Regina, Assistente do Ministério Público, Rosa Maria Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal, Diego Cavalcanti, vereadores: Isabel Cristina, Flávio Teixeira, Fernanda Rocha, Marinalva da Silva, Virgílio Câmara e Di Assis de Santa Luzia, além dos engenheiros Valério Souza e Aslan Leonette, representantes da empresa Alfa Engenharia.

Ações da Prefeitura

Segundo o prefeito Ney Leite, a primeira ação após a audiência pública é “publicar o decreto, sentar com os engenheiros, contratar a empresa e tratar da ampliação dessa obra emergencial, porque na audiência foi percebido que o desgaste ambiental está sendo maior do que se imaginava. E tendo esse conhecimento, vamos adequar esse emergencial vendo o que será possível ser feito dentro do orçamento próprio para que a gente tenha condição de realizar a obra até a chegada do recurso federal. Nossa intenção hoje é garantir aos moradores do município a segurança das suas casas e do seu comércio, dos pescadores e da orla marítima”.


Ney Leite acrescentou sobre a importância da discussão na Câmara Municipal de Touros, nesta terça-feira (7). “É mais confortável quando se trabalha com parceria e essa parceria é o povo, a câmara, o ministério público a sociedade em geral. Essa é a melhor atitude e, todas as ações que venham a atingir o patrimônio público para o bem estar da sociedade deve ser decidido em audiência pública", concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Touros/RN

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Sisu tem mais de 1 milhão de inscrições no primeiro dia do processo seletivo


Brasília – O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou, até as 18h30 desta segunda-feira (6), 1.058.715 inscritos, informou o Ministério da Educação (MEC). O número é quase o dobro do registrado no primeiro dia do processo seletivo do ano passado, 593.453. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 de sexta-feira (10) no site do Sisu.
De acordo com balanço parcial, Minas Gerais é o estado com o maior número de inscritos, 150.405. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro, com 121.162 inscritos, São Paulo, com 82.253, o Ceará, com 76.179, e a Bahia, com 69.246.
O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, a inscrição está restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2013 do exame. Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação. O sistema oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.
Ao se inscrever no Sisu, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas onlinediariamente para consulta a qualquer hora do dia, na página do Sisu.  
O resultado da primeira chamada do Sisu sai no próximo dia 13 e o da segunda, no dia 27. O prazo para a matrícula dos selecionados na primeira chamada vai de 17 a 21 deste mês e o da segunda chamada, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.
O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares ou for selecionado somente para a segunda opção poderá aderir à lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. A convocação pelas instituições dos candidatos em lista de espera vai ocorrer a partir do dia 11 de fevereiro.
Fonte: Agência Brasil