quarta-feira, 20 de abril de 2011

Comunicação, ideologia e militância do PCdoB de quadros e massas

Primeiramente, envio desde esta tribuna do 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido a mais calorosa saudação a todos os delegados e convidados, bem como à Mesa diretora dos trabalhos. Reunimo-nos numa data especial. Hoje (16 de abril) completam-se 50 anos desde que o comandante Fidel Castro proclamou o caráter socialista da Revolução Cubana.

Por José Reinaldo Carvalho*

Nos dias subseqüentes, o povo cubano, com o heroísmo de seus milicianos, derrotou a invasão mercenária em Praia Girón. Dediquemos os trabalhos do nosso Encontro a essas notáveis façanhas do povo irmão da Ilha.

Camaradas, o Encontro sobre Questões de Partido realiza-se quando o grande coletivo comunista prepara-se para celebrar o 90º aniversário da fundação do nosso glorioso Partido. É um período propício à reflexão, às retificações, à acumulação de forças em nosso trabalho político, organizativo e na luta de ideias. Em momentos como este ressalta a atualidade do conselho que nos dava o saudoso camarada João Amazonas: “Cuidar mais e melhor do Partido”; “Manter em mãos firmes a bandeira comunista do PCdoB”.

Permanência histórica
É um fato político notável que os comunistas demonstrem a sua permanência como força organizada e atuante na sociedade brasileira e no cenário internacional e busquem os caminhos mais adequados para sua estruturação, a par com o empenho para a afirmação política e ideológica. É uma permanência de 9 décadas, que se completam em 25 de março do próximo ano. Celebraremos o 90° aniversário ressaltando as qualidades do Partido Comunista, sua missão histórica, seu programa socialista, suas propostas de luta para o povo brasileiro, pois é para isso – lutar por mudanças políticas e sociais profundas - que serve um partido revolucionário e comunista.

Comunicação e Organização
Há duas semanas, realizamos o Encontro dos dirigentes nacionais, estaduais e municipais da Comunicação partidária. Nosso lema foi: Identidade comunista, rumo socialista, caminho nacional.

Por que tal lema é importante? Antes de tudo porque, sendo a Comunicação o setor do Partido que atua como o porta-voz das suas ideias e posições políticas, pode parecer uma repetição enfadonha mas não é. A Comunicação do PCdoB tem uma clara identidade política e ideológica, pois não é como a de um partido qualquer, nem pode ser confundida com a publicidade, embora esta deva ser utilizada como ferramenta.

É a Comunicação de um Partido com identidade comunista, que tem por essência e caráter ser um partido de classe dos trabalhadores e do povo brasileiro, um partido que luta pelo socialismo no quadro peculiar da sociedade brasileira, trilhando caminhos próprios. Um partido patriota e internacionalista, anti-imperialista e anticapitalista. O Encontro serviu para sintonizar o trabalho da direção nacional com as direções estaduais no sentido de fortalecer o setor de Comunicação na difusão das orientações, análises, posições, ações, iniciativas e objetivos do Partido.

Isto guarda relação direta, intrínseca, com a pauta do Encontro sobre Questões de Partido, quando se atualiza a política de organização.

Foi em 1997, no 9º Congresso, que o PCdoB iniciou o processo de renovação político-ideológica e modernização orgânica, conceitos que no nosso Partido nunca tomaram a conotação de renegação dos princípios, de abandono da identidade, de revisionismo histórico nem de renúncia ao caminho revolucionário. “Construir um partido comunista de princípios, com feições modernas”, apelava então o saudoso camarada João Amazonas.

Foi sob a égide deste chamamento que os comunistas evoluíram na formulação e aplicação de uma tática a um só tempo combativa e flexível, ajudaram a eleger Lula, ingressaram em seu governo, assumiram maiores responsabilidades políticas perante a nação e o povo, aprovaram um novo programa de luta pelo socialismo no quadro específico e atual da sociedade brasileira. Tática a serviço da estratégia.

Identidade comunista
Nessa perspectiva, os debates sobre as tarefas de construção orgânica, assim como a Comunicação, permanecem umbilicalmente ligados com identidade do Partido, a perspectiva estratégica e a missão histórica dos comunistas. O documento apresentado pela direção nacional para discussão e aprovação no Encontro sobre Questões de Partido faz um chamamento à construção de um partido de militantes, de quadros e de massas. Partido de e para a luta. Tarefa gigantesca, que supera os esforços de Hércules. Também aqui, nada se fará sem a fonte e a essência política e ideológica, sem a consciência elevada de cada militante e a perspectiva estratégica clara.

Para todos os efeitos, os comunistas formam um partido diferente dos partidos convencionais, por uma simples razão: sua missão histórica é o soerguimento de um sistema político, econômico e social antípoda do que defendem aqueles partidos. No sentido leninista, como no gramsciano, a existência do partido comunista prende-se em última instância a isso: liderar a classe trabalhadora na luta histórica por uma nova sociedade, o socialismo, propiciar a essa classe o instrumento político e organizativo para empreender essa grande travessia.

Por isso, debater organização pressupõe também reafirmar a identidade comunista do PCdoB. Identidade que não é, por óbvio, um enunciado, um rótulo ou uma efígie, mas se expressa no dia-a-dia, no que fazer cotidiano, nos grandes e pequenos embates políticos, econômicos, sociais e culturais do povo. É como um DNA a determinar o caminho da vida, uma espécie de bússola a orientar os militantes, uma sinalização para a via e o rumo revolucionários, para uma permanente acumulação de forças com agudo sentido estratégico. Mais e não menos ideologia, é o de que o Partido necessita para cimentar seu crescimento e sua estruturação orgânica.

A defesa da identidade comunista do Partido tem sua particular importância em cada época histórica, ligada às tarefas políticas concretas. Essa necessidade avulta toda vez que crescem as pressões ideológicas e políticas, como agora, pelo rebaixamento da missão histórica e dos objetivos estratégicos do partido.

Programa socialista
O mesmo é válido sobre o Programa do Partido. Ele é a síntese mais concentrada dos nossos objetivos a curto, médio e longo prazos. Estabelece o rumo socialista, o caminho nacional e as bandeiras políticas atuais, com as reformas estruturais. Sua difusão em massa e o debate de suas teses requerem a organização de conferências, debates e a elaboração de artigos analíticos e opinativos.

Os nexos entre a Comunicação e os demais setores da atividade da direção partidária são indissociáveis. O trabalho de Comunicação é multi-dimensional, a um só tempo ideológico, teórico, político, cultural, de massas e organizativo.

A Comunicação tem por referência ideológica e teórica o marxismo-leninismo e por referência política o Programa Socialista do Partido, com suas formulações estratégicas e táticas concretas de luta por um Plano Nacional de Desenvolvimento e reformas estruturais.

Nesse sentido, é dever dos quadros que atuam na Comunicação adquirir formação marxista-leninista, elevar seu conhecimento da realidade brasileira, alcançar níveis educacionais e culturais elevados, sempre com o objetivo de formular, desenvolver, defender e difundir a ideologia e a política do partido.

Iniciativas da Comunicação
A Comunicação do PCdoB deve contribuir para elevar o nível de consciência política do povo, ajudá-lo a despertar para a luta política e social, rebelar-se contra as injustiças e iniqüidades das classes dominantes e do imperialismo. A linguagem dos comunistas deve ser a mais clara e direta possível: falar aos corações e mentes do povo brasileiro, estimular suas mobilizações e organizações associativas.

A Comunicação deve empenhar seus esforços para difundir entre milhões de pessoas a mensagem do Partido. Para isso, deve continuar profissionalizando a propaganda partidária no rádio e na TV, em redes estaduais e nacional.

Os comunistas devem tomar iniciativas audaciosas. Utilizando formas criativas, propiciar as condições para difundir sua mensagem nos grandes meios de comunicação em horários de maior audiência. Uma campanha de finanças será desenvolvida para criar os meios adequados à realização desse objetivo.

Papel principal e estruturante do trabalho de difusão de informações, análises, orientações e diretivas do Partido é desempenhado pelo Portal Vermelho, que se tornou na prática o principal veículo informativo e opinativo do PCdoB. Há um ano o Vermelho vem passando por uma importante reestruturação, que inclui medidas ideológicas, políticas, organizativas e administrativas e um maior grau de profissionalização. O Vermelho reforçou seu caráter de Portal de esquerda dirigido pelos comunistas, sem deixar de ampliar os colaboradores, os enfoques, as fontes e de diversificar seu repertório de informação, análise e opinião. Hoje escrevem no Vermelho mais jornalistas e colaboradores não comunistas, mais colunistas e blogueiros.

Ao mesmo tempo, o Vermelho aumentou o noticiário sobre os feitos do Partido e o número de artigos assinados por seus dirigentes.

Vermelho tem acompanhado com dinamismo e agilidade os grandes acontecimentos nacionais e internacionais e as lutas do povo brasileiro. Foi um veículo de comunicação de referência na vitoriosa campanha eleitoral de 2010. Distingue-se também pela eficiência com que acompanha os acontecimentos internacionais e pelo caráter antiimperialista de suas posições.

Portal Vermelho tornou-se um dos sítios mais lidos da esquerda brasileira e mundial. Sob a direção do Comitê Central eleito no 12º Congresso, deu um salto nos acessos do público, a chamada audiência, que praticamente triplicou no espaço de um ano. No auge da campanha eleitoral de 2010, atingimos 1,5 milhão de leitores individuais por mês e 12 milhões de páginas visitadas/mês. Atualmente os acessos individuais giram em torno de 1 milhão por mês, com 8 milhões de páginas visitadas.

O Encontro de Comunicação deu indicações concretas no sentido de superar as limitações e dificuldades ainda existentes, principalmente na qualidade jornalística, e na produção de mais matérias exclusivas. Em breve, o Vermelho ganhará nova feição e sua página passará por adaptações visuais.

O Encontro abordou também a complexa questão do trabalho com o jornal Classe Operária, objeto de reflexão e orientações em texto que também se encontra na pasta do 7º Encontro sobre Questões de Partido. A difusão da Classe Operária exige maior e mais intensa militância.

Assim como os demais setores da atividade partidária, todo o trabalho da Comunicação será realizado no marco das comemorações do 90°aniversário do Partido, cujos preparativos se iniciam desde já. A Comunicação do Partido se incorporará aos esforços da direção partidária para elaborar materiais impressos e audiovisuais. E dedicará o máximo dos seus esforços ao êxito da grande festa política e cultural dos 90 anos.

Durante o ano de 2011, a Comunicação se dedicará à organização de palestras, conferências, debates e seminários nos estados, visando à difusão das posições e materiais do Partido e também à formação de comunicadores.

O Encontro de Comunicação firmou o entendimento de que agitação e propaganda das ideias e posições do Partido é, sobretudo, militância. Mesmo considerando as particularidades da presente época, em que não se pode repetir procedimentos antigos, o Encontro considera que a atividade direta junto às pessoas e movimentos sociais e políticos organizados é indispensável para difundir as opiniões do Partido. É necessário, portanto, realizar ações que mobilizem os militantes, filiados, quadros e dirigentes do Partido para distribuir materiais impressos, principalmente o Programa Socialista e o jornal Classe Operária.

O Encontro de Comunicação deu indicações também relacionadas com a militância política nos meios virtuais, por meio de intensa participação dos comunistas nas redes sociais da internet e da criação de redes de comunicadores em todo o país.


* José Reinaldo Carvalho é secretário Nacional de Comunicação  editor do Vermelho.

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