quinta-feira, 28 de abril de 2011

ENTREVISTA COM A PROFESSORA E ESCRITORA IAPONIRA PEIXOTO DE BRITO

Professora IAPONIRA concede entrevista a EFIGÊNIO SILVA

Blog - como surgiu a idéia de lançamento do livro Estudos Sociais do Município de São Gonçalo do Amarante/RN?

Iaponira - Eu tinha terminado uma especialização e a minha monografia foi sobre os aspectos históricos do município. Resolvi dinamizar esse trabalho que resultou na publicação do livro em 2002.

Blog - Na época você identificou um certo atrofiamento no desenvolvimento da sede do município. Quais foram os fatores que contribuíram para esse acontecimento?

Iaponira - Aproximidade com Natal, conurbação urbana (área dos distritos que se desenvolveram) como Santo Antonio, Amarante e Jardim Lola; Olho D`água do Carrilho, Trecho do Guajiru, e durante muitos anos a sede exerceu a função de cidade dormitório.

Blog - E no aspecto econômico?

Iaponira - Na época do lançamento do livro em 2002, era  o Distrito Industrial de Jardim Lola e o Polo Cerâmico do Município a base de arrecadação de impostos.  O principal suporte econômico de São Gonçalo do Amarante. Se destacando também na agricultura familiar, como o hortigranjeiro nas comunidades de Guanduba, Santo Antonio e demais comunidades que abasteciam o mercado como  as feiras livres e outros.

Blog - E a cultura sãogonçalense?

Iaponira - A cultura de São Gonçalo sempre foi bastante diversificada. Mas, podemos identificar vários grupos culturais e personalidades: Tesga,Gruteu, e Bois de Reis; Pastoril, Congo de Calçolas. Os Bois de Reis eram famosos e tinham figuras que se destacavam como: Maninho,Chico da Rabeca e Pedro Guajiru; Peixinho e outros.

Blog - Estou sabendo que a professora está preste a publicar outro livro. É verdade?

Iaponira - Sim, estou trabalhando o livro "Aspectos Sociais e Econômicos do Município de São Gonçalo do Amarante/RN". Está em fase de execução, com a proposta de lançamento em outubro/2011. Surgiu com a necessidade de atualizar os aspectos socioeconômico do município que foram enfocados no trabalho anterior, como também da necessidade de um material didático com dados atualizados para se trabalhar nas escolas do município. Surgiu também da necessidade de contextualizá-lo com as mudanças sociais, econômicas,  políticas e culturais de São Gonçalo do Amarante.

Iaponira Peixoto de Brito - Natural de São Gonçalo do Amarante
Nascida na Comunidade de Santo Antonio
Graduada em Geografia(Licenciatura) Pela UFRN
Pós-Graduada em Geografia Urbana
Leciona no Estado e Município de São Gonçalo do Amarante/RN

Entidades lançam campanha nacional por Banda Larga para todos

Nesta segunda-feira (25) foi lançada em cinco capitais brasileiras a campanha por uma Internet barata, de qualidade e cujo acesso seja universalizado. Com a adesão de dezenas de entidades da sociedade civil, o objetivo é pressionar o Executivo para que evolua nas decisões sobre o tema, de modo a garantir a universalização do acesso.

Beatriz Arruda
 
Altamiro Borges (esq.), Beatriz Tibiriçá (Coletivo Digital, ao centro) e João Brant (dir.) participaram do lançamento da campanha em São Paulo.
Atualmente, este não chega a 5% nas classes D e E, como destacou Veridiana Alimonti, do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) durante a atividade na capital paulista, sediada no auditório do Seesp (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo), que também endossa a campanha.

Leia também
Com uma avaliação de que o PNBL (Plano Nacional de Banda Larga), lançado pelo governo federal em maio de 2010, é um avanço, porém insuficiente, as diversas organizações pretendem pressionar o Executivo para que haja mudanças importantes, por exemplo quanto à velocidade de internet prevista – de 512kB. E assim se assegure que o mote dessa ação seja alcançado – com o serviço barato, de qualidade e para todos, portanto.

Na abertura do evento no Rio de Janeiro, Márcio Patrusco, do Clube de Engenharia, falou da importância de se refletir o significado da banda larga para o país e que o momento é de pressionar o poder público. “O governo está relutante em colocar a banda larga como serviço público. Então só nos resta insistir. Já que a implementação da banda larga será suporte para todos os serviços de telecomunicações durante muito tempo”, afirmou Patrusco.

Assista abaixo os vídeo com as intervenções de Márcio Patrusco e Marcello Miranda (Instituto Telecom/Conselheiro da Anatel) durante a atividade no Rio de Janeiro.

Márcio Patrusco (Clube de Engenharia):


 

Marcello Miranda (Instituto Telecom/Conselheiro da Anatel):


 

R$ 1 bi por ano
Presente no debate em São Paulo, Altamiro Borges, o Miro, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, destacou que um ponto positivo foi a afirmação do Ministro Paulo Bernardo durante audiência no dia 20 de abril. Após ouvir as críticas dos representantes de entidades presentes, o ministro afirmou que a presidente da República, Dilma Rousseff, teria declarado a intenção de investir mais R$ 1 bilhão por ano na Telebrás e que a velocidade de Internet de 512kB seria insuficiente.

Para Sérgio Amadeu, professor da UFABC (Universidade Federal do ABC), essa infraestrutura é um direito humano fundamental numa sociedade da informação. A maior carência encontra-se nas periferias. “É preciso banda larga inclusive para aumentar o ritmo de superação da pobreza. A rede de comunicação digital ajuda a reduzir as desigualdades”, vaticinou.

Na sua ótica, o mercado fracassou em levar o serviço para todo lugar, em função do modelo de negócios. Assim, é essencial ter essa infraestrutura sob controle público. Nesse sentido, para ele, a decisão do governo de revitalizar a Telebrás e incluí-la no contexto é correta.

Foto: Beatriz Arruda
O sucesso do lançamento em São Paulo foi repetido nos demais locais onde houve atividades da campanha "Banda Larga é um direito seu" nesta segunda-feira (25).
Regime público
Para João Brant, do Coletivo Intervozes, bastaria que a banda larga fosse tratada como regime público para haver a universalização, controle de tarifas, transferência e reversibilidade de bens. Na sua concepção, contudo, não é o que vem ocorrendo. “O cenário é muito complicado, inclusive tem havido transferência de recursos públicos para a iniciativa privada sem licitação para telefonia rural”, ratificou.

“Podemos considerar isso uma vitória do nosso movimento.” O lado negativo é que Bernardo, segundo contou Borges, descartou a possibilidade de o PNBL ser implantado em regime público. “A batalha promete ser longa, e o desafio é envolver os movimentos sociais nessa luta, que interessa a todos”. Mais informações no site www.campanhabandalarga.org.br.

Da redação, com Ciranda e Campanha Banda Larga é um direito seu


Aretha Franklin lança novo CD independente no mês de maio

Depois de oito anos sem lançar um novo trabalho, Aretha Franklin anunciou que seu novo disco deve chegar às lojas de forma independente na próxima semana. A cantora disse ao o jornal The Guardian que "Aretha: A woman falling out of love" tem dicas para mulheres que estão se desapaixonando.

O álbum será lançado no dia 3 de maio apenas nos Estados Unidos. Um mês depois, o trabalho chega a outras lojas e em compras online. No repertório, a cantora incluiu alguns clássicos como Theme from a Summer Place e His Eye Is On the Sparrow. Na faixa bônus, há uma gravação ao vivo de My country, Tis of Thee, que ela cantou na posse do presidente Obama, em 2009

O último álbum de Aretha So Damn Happy, lançado em 2003 chegou a ser o 33º mais vendido dos Estados Unidos.
do Correio Braziliense

Privatização de aeroportos deve elevar tarifa, estimam especialistas

Após o governo federal reconhecer que é incapaz de tocar sozinho as obras de ampliação dos aeroportos brasileiros antes da Copa do Mundo de 2014 e anunciar a concessão dos terminais à iniciativa privada, o mercado começa a especular qual seria o formato da desestatização. Os terminais de Brasília, Guarulhos e Campinas serão os primeiros a irem a leilão, com o edital prometido para maio, mas ainda não se sabe como serão privatizados. Há três modelos em jogo: a venda individual ou fragmentada, em blocos (mais de um aeroporto) ou ainda uma parceria com o setor público. Seja lá qual for a escolha, há uma certeza. O preço dos serviços ao usuário vai subir de 30% a 100%. Em troca, a promessa de qualidade.

O tamanho do reajuste dos preços embutidos nas passagens aéreas vai depender das condições expressas no contrato das concessionárias. Os especialistas lembram que o percentual vai refletir a combinação de diferentes variáveis, como valor a ser aplicado, o calendário de investimentos, o prazo da concessão, o indexador de reajuste anual, o peso do financiamento público no negócio, o grau de segurança jurídica e até o fluxo estimado de pessoas nos terminais. O processo licitatório será conduzido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os contratos deverão ter duração de 20 anos.

O ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, anunciou anteontem que os primeiros aeroportos a serem licitados serão os de Brasília, Guarulhos e Campinas. Na sequência, virão Confins e Galeão. Mas ainda não se sabe como será a transferência à iniciativa privada. Também não está claro se o governo conseguirá imprimir a urgência que deseja, já que o Tribunal de Contas da União (TCU) precisa dar seu parecer em qualquer edital de licitação de bens da União — no caso, da estatal Infraero. Esse tipo de processo no órgão fiscalizador demanda, no mínimo, 30 dias de análise.

Pioneiro - Em estudo divulgado em 2010 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), há vários casos bem-sucedidos no mundo, com 40 países optando por venda ou concessão. A Espanha, por exemplo, iniciou a privatização de torres de controle de 13 aeroportos administrados pela autoridade aeroportuária no fim de 2010. À exceção do Reino Unido, a privatização de aeroportos é tendência recente, com foco na ampliação da capacidade ou reforço aos cofres públicos.

Em países vizinhos, a privatização de aeroportos acelera. O Peru já tem sete nas mãos privadas e deve levar o modelo a todo o setor. Em janeiro, o consórcio Aeroportos Andinos do Peru ganhou a concessão para operar seis terminais privados no país. A Argentina não teve, contudo, uma história feliz. Em 2001, concedeu os principais terminais à empresa Aeroportos Argentina 2000. O consórcio entrou em crise, apesar das tarifas triplicarem — aumento de 300% —, forçando o governo a renegociar o contrato.

A aposta do especialista em aviação e ex-presidente da Infraero Adyr da Silva é de que o governo concedará à iniciativa privada somente a construção e a operação das novas instalações nos aeroportos. “Dessa forma, a Infraero não perderia receita e continuaria administrando os demais aeroportos e os investimentos nos menos rentáveis”, sugeriu.

A urgência para que os processos sejam tocados a tempo da conclusão das, até 2014, levanta temores de que o processo licitatório se realize às pressas e de forma precária, causando problemas futuros aos concessionários. “Dificilmente, os fundos de investimento internacionais apostarão nas concessões de aeroportos”, disse o especialista André Segadilha, da AEG Soluções. Mas o presidente da Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Apeop), Luciano Amadio, discorda. “Na próxima semana, iremos contabilizar quantas estão dispostas a formar um consórcio”, avisou.
do Correio Braziliense

Leandrão é a estrela do título

As previsões se confirmaram, o ABC bateu o Coríntians de Caicó ontem no Frasqueirão por 4 a 1, conquistou o título do segundo turno, garantiu o direito de disputar a final do Estadual contra o Santa Cruz e confirmou — pelo terceiro ano consecutivo — uma vaga na Copa do Brasil. Se dessa vez não conseguiu impedir que o adversário chegasse ao gol, o goleiro Welligton contou com o auxílio importante do atacante Leandrão, que além de marcar duas vezes ainda deu passe para o gol de Éderson, acabando com o jejum de 41 dias. O último gol foi uma especialidade de Cascata, que acertou um chute certeiro de fora da área. Roquete descontou para o Galo.


emanuel amaralCom seis pontos de vantagem sobre o América, segundo colocado, o ABC comemorou, na noite de ontem, o título antecipado do segundo turno do Campeonato EstadualCom seis pontos de vantagem sobre o América, segundo colocado, o ABC comemorou, na noite de ontem, o título antecipado do segundo turno do Campeonato Estadual
O ABC começou dando uma verdadeira blitz no Coríntians, atacando em velocidade e criando situações embaraçosas para a zaga caicoense, que mesmo assim se virou bem diante do perigo. O Galo assustou apenas num escanteio cuja cobrança realizada por Skilo foi muito fechada e que Pio afastou. Tocando a bola sem muita pressa, os visitantes conseguiram conter o ímpeto inicial dos donos da casa, que por sua vez se mostrava pouco Combativo.

Nas vezes que conseguiu puxar bons ataques, no período entre os 14 e os 35 minutos, as tentativas abecedistas pararam nas mãos de Cimar, que quando realizava as defesas vibrava acintosamente o que irritava a torcida alvinegra. Até que aos 39 a festa de Cimar acabou, Pio ergueu bola na área, o goleiro disputou com Leandrão, eles se esbarraram no ar e na caída, o arqueiro solta a bola que seguiu mansa para o fundo do gol. Mas o arqueiro ainda teve tempo de se redimir da falha, primeiro num chute do mesmo Leandrão, depois numa tentativa de Gabriel, de fora da área.

Quando tudo parecia caminhar para uma vitória parcial dos natalenses, numa falta cobrada por Skilo, no último lance da etapa inicial, Roquete sobe e devia para deixar tudo igual.

A segunda etapa começou com o ABC assustando de novo o Galo, num bom contra-ataque puxado por Cascata, Pio recebe na área, bate cruzado na direção do gol e Leandrão não alcança. Depois foi a vez do centroavante arriscar da entrada da área e ver a bola raspar o travessão do gol defendido por Cimar. Aos 10, Leandrão perde gol incrível ao errar centro de Renatinho na pequena área.

Com pensamento voltado apenas para o ataque, Pio obrigou o goleiro a realizar outra grande defesa, após se livrar da marcação e bater de fora da área. Mas o prêmio pelo esforço veio em seguida, uma vez que no escanteio, Leandrão subiu mais alto que tudo mundo e mandou a bola para o fundo da rede novamente, aos 25 minutos. No ataque seguinte foi a vez de Éderson tocar para o centroavante, se aproveitar da falha do zagueiro após o cruzamento e bater para fazer 3 a 1, aos 26, e arrancar o grito de “É Campeão” pela primeira vez da torcida.

Satisfeito, o ABC diminuiu o ritmo, controlando a partida de modo a não se cansar muito pensando no Santa Cruz, mas Cascata tirou da cartola um chutaço aos 44, para acertar o ângulo de Cimar e fechar a conta do título.

Ficha técnica

abc - 4

Welligton; Pio, Tiago Garça, Alessandro Lopes (Leonardo)e Renatinho; Bileu, Reinaldo, Jackson e Cascata; Leandrão e Gabriel (Éderson). Técnico: Leandro Campos.

coríntians - 1

Cimar; Magno, Bruno, Marcão e Índio (Welisson); Diego Borges, Jozicley, Roquete e Skilo; Wilson e Tairone (Guilherme). Técnico: Silva de Ouro.

Árbitro: Pablo Ramón -

Gols: Leandrão/ABC (39’/1ºT e 25/2ºT);

Roquete/COR (48’/1ºT); Édereson (26’/2ºT) e Cascata (44’/2ºT)- Renda: R$ 37.492,00

Público: 3.198  pagantes

Estádio: Frasqueirão.

Fonte: tnonline

STF confirma: vaga é da coligação

Felipe Recondo e Mariângela Gallucci - Agência Estado

Brasília (AE) - O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou atrás e confirmou na noite de ontem, por 10 votos a 1, que quando um deputado deixa o cargo para assumir um posto no Executivo, por exemplo, a vaga deve ser herdada pelo suplente da coligação e não do partido do parlamentar que se licenciou. Em decisões anteriores, o STF tinha determinado a posse de suplentes de partidos. "A coligação é uma escolha autônoma do partido. A figura jurídica da coligação assume status de 'superpartido' e de uma 'superlegenda' que se sobrepõe durante o processo eleitoral aos partidos que a integram", disse durante o julgamento a relatora do assunto no STF, ministra Cármen Lúcia. "Não seria acertado dizer que vagas pertencem ao partido coligado A ou B, se o coeficiente é calculado pelas coligações".

Os ministros do Supremo julgaram dois mandados de segurança movidos pelos suplentes de partido Humberto Souto (PPS-MG) e Carlos Victor (PSB-RJ). Cármen Lúcia, que em fevereiro tinha decidido que as vagas deveriam ser assumidas por suplentes de partidos, mudou de posição e liderou a tese de que os postos são herdados pelos suplentes das coligações. "Em caso de coligação não há mais que se falar em partido", afirmou durante o julgamento o ministro Joaquim Barbosa. "A lei eleitoral disciplina minuciosamente as coligações, estabelecendo que quando formadas por dois ou mais partidos políticos fazem as vezes dos partidos políticos." 

"As coligações têm previsão constitucional. As coligações se formam e por meio delas se estabelece o coeficiente eleitoral", afirmou o ministro Ricardo Lewandowski, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A ministra Ellen Gracie afirmou que o grande problema do sistema político partidário brasileiro "é a total ausência de ideologia nos partidos políticos". "O eleitor não vota em coligação", disse o ministro Marco Aurélio Mello, que discordou da maioria.

Se o STF tivesse concluído que a vaga deveria ser assumida por suplente do partido, a composição da Câmara poderia sofrer mudanças porque mais de 20 suplentes de coligações já tomaram posse na Casa. Na prática, o STF esvaziaria as coligações nas eleições proporcionais e executaria o único ponto consensual da reforma política.

Mas o tribunal confirmou um sistema já consolidado de preenchimento das vagas de deputados federais, estaduais e vereadores. Se tivesse acabado com esse sistema situações estranhas poderiam surgir. Em alguns casos não haveria suplente para substituir o deputado que se licenciasse. 

Decisão provocará mudanças na bancada de vereadores

A dança das cadeiras na Câmara Municipal do Natal deverá ser finalizada nos próximos dias, tendo em vista a decisão do STF, na noite de ontem.  O assunto causou controvérsia entre os próprios ministros do STF e, consequentemente, nas casas legislativas do país. Enquanto a Câmara dos Deputados empossou os suplentes das coligações, a Câmara Municipal do Natal, respeitando liminar da Justiça potiguar, deu posse aos suplentes dos partidos. Agora, depois do posicionamento da Corte Suprema, ocorrerão duas mudanças no Legislativo Municipal.

Assis Oliveira (PR) e Fernando Lucena (PT) foram diplomados como primeiros suplentes das coligações que elegeram, em 2008, Paulo Wagner (PV) e Hermano Morais (PMDB), respectivamente. Pouco tempo depois de serem empossados pela Câmara Municipal, após parecer favorável da Procuradoria Legislativa, duas decisões liminares publicadas nos dias 15 e 16 de março determinaram que Fernando Lucena e Assis Oliveira deixassem a Câmara Municipal para que Rejane Ferreira, suplente do PMDB, e Dinarte Torres, suplente do PV, assumissem as vagas. A Presidência da CMN cumpriu a determinação, mas, posteriormente, o STF firmou posição sobre a questão.

“É uma coisa muito constrangedora a Justiça do Estado conceder uma liminar com base em decisão do STF que sequer havia sido tomada. Agora vamos acionar o nosso advogado para retornar o mais rápido possível à Câmara e, também, analisar se pode haver algum tipo de compensação para nós, que temos a legitimidade para representar o povo na Câmara”, disse o suplente Assis Oliveira.

Já Fernando Lucena preferiu comemorar a decisão. O suplente disse que antes mesmo da decisão do STF já estava pensando na posse. “O mandato já está recuperado. Tudo volta a ser como antes, como nunca deveria ter deixado de ser. Acredito que, no mais tardar, na sexta-feira já seremos empossados. E eu vou dizer o dia da minha posse”, comemorou o petista. Os dois suplentes estão com o caso sendo analisado pelo advogado Felipe Cortez e informaram que ele vai acionar a Justiça já nesta quinta-feira para garantir a posse dos suplentes.

Independente da decisão do STF, a permanência do suplente Rogério Marinho (PSDB) estava garantida na Câmara dos Deputados. Ele assumiu a vaga de Betinho Rosado (DEM), que pediu licença para comandar a Secretaria de Agricultura do RN. Mesmo que a decisão fosse pelo suplente do partido, Rogério estaria garantido porque o DEM não tem suplente. Na eleição para deputado federal apresentou apenas dois nomes - Betinho e Felipe Maia, que foram eleitos. 

Apud tnonline

quarta-feira, 27 de abril de 2011

TRES EM UM

1 O empate basta ao ABC para que o clube conquiste o segundo turno de forma direta, sem a necessidade de disputar jogos extras. A equipe é a única que depende apenas de si.

2 Abreviando a disputa pelo returno, o clube vai chegar mais inteiro na decisão do Estadual contra o Santa Cruz. o 1º jogo será domingo no iberezão.

3 garantindo o turno, o alvinegro vai assegurar uma das vagas reservadas ao rn na copa do brasil de 2012, competição tida como uma boa fonte de recursos.
júnior santos6 pontos é a distância que separa o líder ABC do América, que tentará diminuir a diferença hoje6 pontos é a distância que separa o líder ABC do América, que tentará diminuir a diferença hoje

Responsabilidade, a palavra tem um peso idêntico para quase todos os jogadores do ABC, mas  no ombro do goleiro Welligton na partida de hoje diante do Coríntians, ela terá um peso dobrado. Mais uma vez basta ele não sofrer gol para que o time conquiste o título do segundo turno e garanta vaga na final do Campeonato Estadual contra o Santa Cruz, trazendo como beneficio a confirmação de uma vaga na Copa do Brasil de 2012. O importante confronto tem o início previsto para às 20h30, no Frasqueirão.

O treinador Leandro Campos confirmou a intenção de realizar uma experiência com Gabriel no ataque ao lado de Leandrão, mas  não esconde que vai jogar de olho no regulamento. Em caso de tropeço do América, resultado que irá dar o título antecipado ao alvinegro, ele que irá poupar Leandrão, Gabriel e Reinaldo, todos pendurados com o segundo cartão amarelo e que se sofrerem nova punição diante do Coríntians estarão fora da primeira partida da final em Santa Cruz.

“Eu preferia entrar em campo para enfrentar o Coríntians com a situação definida. Vamos jogar em cima daquilo que o regulamento nos garante, mas devido as circunstâncias de atuar em casa e com a nossa torcida no estádio não iremos abdicar da vitória. Inicialmente pretendemos mandar uma equipe ofensiva a campo”, destacou Campos.

O treinador falou do perigo que é enfrentar um oponente sem maiores responsabilidades dentro da competição, uma vez que os caicoenses virão a Natal apenas para se despedir da temporada de 2011 e ninguém vai querer deixar uma má impressão. Por isso, Leandro Campos já advertiu os seus comandados para que eles não esperem encontrar facilidades dentro de campo. Além do mais o Galo decidiu com o ABC o campeonato de 2010, vencendo o último jogo em Natal, após ser goleado em Caicó.



WELLIGTON

O clima de decisão praticamente virou rotina na vida desse jovem talento abecedista. Desde que assumiu a titularidade do gol alvinegro, Welliton participou da decisão de todas as competições que disputou e sempre com a obrigação de não levar gols para manter a tranquilidade da equipe.

“Já encaro esse momento com naturalidade, sou um goleiro mais experiente e aprendi muito com as decisões que disputei pelo ABC. Quando estou em campo sempre busco fazer o melhor para não passar intranquilidade aos meus companheiros”, disse Welligton.

Como titular do ABC o goleiro já disputou a partida que definiu a classificação para série B, as finais do 2º turno de 2010 e a final do Estadual 2010, a final da série C 2010, a final do Campeonato do NE 2010, a decisão do 1º Turno contra o Santa Cruz e a disputa da vaga na terceira fase da Copa Brasil de 2011 contra o Vasco e já se sente um atleta tarimbado.

Ficha técnica

abc

Welligton; Pio, Tiago Garça, Alessandro Lopes e Renatinho; Bileu, reinaldo, Jackson e Cascata; Leandrão e Gabriel. Técnico: Leandro Campos.

corintians

Cimar; Skilo, Breno, Marcão e Índio; Diego Borges, Jozicley, Roquete e Gabriel; Wilson e Tairone. Técnico: Silva de Ouro.

Árbitro: Pablo Rámon Pinheiro

Assistentes: José da Silva Sobrinho e Lourival Cândido.

Horário: 20h30

Estádio: Frasqueirão
tnonline

terça-feira, 26 de abril de 2011

IFRN Promove Audiência Pública em São Gonçalo do Amarante/RN

Prefeito Jaime Calado fala sobre a importância dos cursos oferecidos pelo IFRN                                                                                para o desenvolvimento socioeconômico da  população  sãogonçalense



Reitor do instituto, Belchior Oliveira, destacou decisão do prefeito Jaime Calado para a construção da unidade
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou na manhã de hoje (26), no teatro municipal de São Gonçalo do Amarante, uma audiência pública. O evento teve como objetivo abrir o debate com a sociedade civil organizada sobre a escolha dos cursos que farão parte da grade curricular do campus do município. Estiveram presentes o prefeito Jaime Calado, o reitor do IFRN, Belchior Oliveira, além de vereadores locais, servidores da instituição, secretários de São Gonçalo e de cidades vizinhas, bem como professores, diretores de escolas e a população.
O prefeito Jaime Calado comemorou a abertura do debate com o povo de município. “Essa audiência representa um momento histórico, democrático e de generosidade, quando o IFRN abre o diálogo para ouvir as pessoas daqui de São Gonçalo, e também as sugestões que mais se adéquam a nova realidade que estamos vivendo e vamos vivenciar”, declarou.
O reitor do IFRN, Belchior Oliveira, destacou a iniciativa do prefeito Jaime Calado como ponto decisivo para a vinda da unidade de ensino para São Gonçalo. “São Gonçalo não tem petróleo e nem pode contar com dinheiro de royaltes, mesmo assim, Jaime numa atitude corajosa, garantiu a contrapartida de R$ 500 mil para a construção do campus. Essa decisão foi fundamental”, garantiu Belchior.
O Campus do IFRN de São Gonçalo terá capacidade para 1.200 alunos e chega com uma proposta de oferecer cursos técnicos, capacitações e atualizações pedagógicas para professores da rede pública no sentido de desenvolver a educação do município como um todo. A idéia é manter uma sintonia de ações gerando crescimento socioeconômico local e regional, arranjos produtivos culturais e sociais.
A proposta de cursos apresentada pela pró-reitora de extensão, Ana Katharina, foi baseada na pré-audiência realizada no último dia 21 de março, em que participaram gestores dos municípios que integram a região metropolitana. São cinco cursos divididos nos eixos de Infraestrutura (técnico de edificações e técnico aeroportuário), Gestão e Negócios (técnico em logística) e Informação e Comunicação (técnico em informática e técnico em rede de computadores), e ainda cursos de formação de professores que ainda não foram definidos.
Post: Wendell Jefferson
Foto: Efigenio Silva



ATENÇÃO EDUCADORES INFANTIS DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN

           Nesta terça-feira, dia 
03/05/2011 a coordenação pedagógica da educação infantil dará continuidade a Formação Continuada. Então meninas, agendem-se, pois vocês deverão participar no horário do seu expediente de trabalho, matutino ou vespertino os que atuam nos dois turnos e no intermediário, deve comparecer ao encontro no turno vespertino.
Obs.: Posteriormente haverá reunião com os gestores das instituições que oferecem o Ensino Infantil para discutir a participação do professor na referida Formação (contra turno).
Maiores esclarecimentos no dia da Formação.
Horário:
Local: SME-SGA/RN
Matutino: 8h às 11h 30mim.
Vespertino: 13h ás 17h. 
Um forte abraço a todas!
Cristina (Coordenadora da Educação Infantil).
VEJA FOTOS DE ALGUNS ENCONTROS













segunda-feira, 25 de abril de 2011

Obs. publicado em 18/04/2011

JUSTIÇA NA PRAÇA EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN

A 21ª edição do programa Justiça na Praça que aconteceu na última sexta-feira (15) levou diversos serviços do Poder Judiciário para a população do município de São Gonçalo do Amarante. Ao todo, 14 magistrados atuaram em mais de 140 audiências de conciliações judiciais. Durante o evento houve a formalização de 42 casamentos comunitários, além da emissão de documentos de identidade, CPF, carteira profissional e título de eleitor.
Durante o dia, uma comitiva com servidores e magistrados do Tribunal de Justiça e representantes da prefeitura de São Gonçalo do Amarante, visitou o monumento dos Mártires de Uruaçu. Logo após, a comitiva acompanhou de perto a execução das obras do aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
De acordo com o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Expedito Ferreira – na ocasião representando a presidente do TJRN, desembargadora Judite Nunes – em todas as edições anteriores do programa Justiça na Praça, o Poder Judiciário já realizou 250 mil atendimentos e cerca de oito mil conciliações.
Para ele, o evento foi um sucesso “nunca senti tanto calor humano num Programa Justiça na Praça, como estou sentindo aqui em São Gonçalo do Amarante”, comentou.
“Levamos cerca de um milhão em equipamentos”. A afirmação é da desembargadora Zeneide, sobre a estrutura do programa Justiça na Praça. Segundo ela, o programa vincula ótimas parcerias, que levam os melhores serviços para o povo. “Esse programa é um exemplo de transparência do Poder Judiciário junto à comunidade”, disse a coordenadora do Núcleo de Projetos do TJRN.
Para o prefeito da cidade Jaime Calado, o programa Justiça na Praça foi um momento muito especial para São Gonçalo do Amarante. “A cidade está em festa. A iniciativa do Tribunal de Justiça é muito inteligente e eficaz, pois aproxima a justiça do povo. É realmente um gesto de humildade, que vai além do discurso, pois é a justiça na prática” comentou.
A juíza diretora do Foro de São Gonçalo do Amarante, Daniela Paraíso, lançou o projeto “Tô de acordo”, realizado por mais uma parceria do Poder Judiciário com o Poder Municipal, que visa à realização de conciliações e revisões de acordos, antes que as decisões sejam homologadas.
Fontes: Texto da Assessoria de Imprensa do TJRN.
Fotos e legendas: Efigênio Silva
Equipe da São Gonçalo  FM 87,9  cobertura total ao evento 
Boi Calenda e Pintadinho: Um show de apresentação
DRª. Juíza da Comarca de São Gonçalo do Amarante - Daniela Paraizo
Cultura popular do Município
Desembargadora do TJRN  Zeneide Bezerra e o Prefeito Dr. Jaime Calado
Banda do Corpo de Fuzileiros Navais - Maestro: André Luiz de Carvalho Pessoa
Mesa composta pelas autoridades jurídica e política