segunda-feira, 4 de junho de 2012

Começam os últimos preparativos para realização do Mossoró Cidade Junina 2012


cidade_junina_2Começa no próximo sábado (9) a 16ª edição do Mossoró Cidade Junina (MCJ). Este ano o evento contou com o investimento de R$ 3,5 milhões e terá composto por shows de música nordestina, quadrilhas juninas, festivais, feiras de artesanato e apresentações teatrais. De acordo com os organizadores do evento a expectativa para este ano é que o evento movimente 1 milhão de pessoas, provenientes tanto do município como de outras regiões do país.
Os festejos do Cidade Junina serão abertos com a realização do tradicional "Pingo da Mei'Dia", no qual reúne através de um comboio junino atrações musicais, quadrilhas, blocos e grupos da cidade, que desfilam no circuito. A novidade deste ano em relação ao evento diz respeito à utilização de trio elétrico, batizado de Brocoió, onde se apresentarão a dupla de sanfoneiros Ítalo e Renno e a banda Forró dos Play's.
"Mesmo diante dos problemas enfrentados em nossa região devido à estiagem, os organizadores do evento não pensaram em cancelá-lo em nenhum momento. Primeiramente, porque a Defesa Civil em conjunto com a Gerência de Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos têm desenvolvido ações para minimizar os danos sofridos pelo homem do campo. Em segundo lugar, um evento como esse é importante não apenas para o desenvolvimento cultural do município, mas também para o desenvolvimento econômico da região", destacou a gerente da Cultura, Clézia Barreto.
Os organizadores do evento destacam que nem só de shows se resume o evento. Os festejos também são marcados pela apresentação de quadrilhas juninas, apresentações culturais, como o festival de repentistas, a encenação do "Chuva de Bala no País de Mossoró", além das apresentações de grupos locais de dança e canto.
O festival de quadrilhas será realizado na Arena Deodete Dias, entre os dias 13 de junho e 1º de julho, e conta com apresentação de 150 grupos, compostos por crianças e adultos distribuídos nas seguintes categorias: escolar, infantil estilizada e tradicional, adulto tradicional e estilizada municipal, quadrilha da zona rural e da melhor idade, interestadual, tradicional e estilizada.
Outra atração que têm ganhado destaque durante os festejos juninos é o espetáculo "Chuva de Bala no País de Mossoró", que este ano chega à 11ª edição. A encenação acontecerá sempre a partir da quinta-feira e segue até o domingo, às 21h. As apresentações acontecerão em torno da Capela de São Vicente, marco da batalha entre mossoroenses e cangaceiros.
Para evitar transtornos o sistema de segurança do evento contará com a utilização de detectores de metais, câmeras de monitoramento, cavalaria, motocicletas, viaturas e efetivo policial reforçado. O monitoramento eletrônico será realizado com ajuda de 16 câmeras instaladas na antiga estação ferroviária. A novidade é que os equipamentos funcionarão todos os dias da semana, com uma duração de 24h. A intenção é aproveitar a estrutura para inibir os crimes na área também durante o dia.
Outra mudança ocorrerá na cidade em relação ao trânsito. O tráfego será bloqueado da rua Nísia Floresta, próximo ao parque de diversões, até a Auta de Souza, nas imediações do Parque da Criança, e da rua Tiradentes a Juvenal Lamartine. 
Setores de hotelaria e comércio comemoram chegada do período junino
De acordo com os organizadores do evento, o período junino de Mossoró movimenta muitos setores da economia, superando datas de grande consumo, como o Natal e Dia das Mães. Empreendedores dos ramos de hotelaria, comércio, gastronomia, as agências de turismo, entre outros dizem que as vendas nesta época do ano são comparadas a períodos de grande estação, como dezembro e janeiro.
De acordo com o gerente de um dos grandes hotéis da cidade, Washington Souza, o ramo da hotelaria espera uma ocupação de 95% a 100% este mês.
"Esse período do ano chega a ser comparado aos meses de alta estação como dezembro e janeiro, pois é muito grande a procura por hospedagem. Geralmente aqueles que buscam acomodações são pessoas acima de 30 anos e que vêm acompanhadas de familiares. Para atrair os cliente iremos fazer prévias juninas com direito a barracas, bandas de forró, comidas típicas, etc."
Mas não é apenas para o setor hoteleiro que o mês de junho promete melhorias. Os comerciantes também estão otimistas com a data, pois este é o segundo melhor período de vendas, superando o Dia das Mães, e ficando atrás apenas do ciclo natalino.
Além disso, o evento também aquece a economia informal, pois abre oportunidades de empreendimentos para vários pequenos comerciantes, que se instalam na Estação das Artes e nos arredores da festa junina, como é o caso do vendedor de fogos de artifício, João Batista.
"Neste mês de maio as vendas ainda estão fracas, mas como sempre a expectativa é que as quadrilhas nas escolas, as fogueiras feitas nos dias de Santo Antônio, São Pedro e São João ajudem a aumentar as vendas. A data é muito importante para muitos trabalhadores autônomos, que veem na data uma forma de gerar renda", pontuou o vendedor.
Fonte: O Mossoroense
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário