quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Dia de Iemanjá: a folia começa na Bahia


A Festa de Iemanjá do dia 2 de fevereiro é uma das mais populares do país e atrai às praias do Rio Vermelho, em Salvador, Bahia, uma multidão imensa de fiéis e admiradores. É uma comemoração religiosa e ao mesmo tempo profana, praticamente é "o grito de carnaval": a folia começa nessa data e só termina na quarta-feira de cinzas.


Salve, salve Iemanjá!
Salve,salve Iemanjá
Iemanjá é frequentemente representada sob a forma latinizada de uma sereia, com longos cabelos soltos ao vento. Chamam-na também de Dona Janaína ou Rainha do Mar.

No seu dia, ela recebe oferendas e pedidos dos seus seguidores e admiradores. Esse ritual teve origem no ano de1923, quando  houve uma diminuição no pescado da vila de pescadores do Rio Vermelho. 

Tentando buscar ajuda na Mãe D'Água, Iemanjá, os pescadores saíram a dois de fevereiro para ofertar presentes à deusa. A partir daí, ano após ano, os pescadores repetem essa cerimônia. 

A princípio era feita em conjunto com a Paróquia do Rio Vermelho, devido ao sincretismo entre a rainha do mar e Nossa Senhora da Conceição. Nos anos 1960, houve uma reação da Igreja Católica contra o culto pagão, fazendo com que a festa perdesse, oficialmente, a devoção à santa católica. 

Por isso, a Igreja de Santana, localizada no mesmo local da festa, sempre mantem as portas fechadas no dia 2 de fevereiro. 

Atualmente, as homenagens a essa orixá começam de madrugada, com devotos do candomblé, da umbanda e do catolicismo colocando as ofertas e bilhetes com pedidos em balaios que serão atirados ao mar. Esses balaios são transportados ao mar por cerca de 300 embarcações e o saveiro que leva a oferenda dos pescadores sempre segue à frente do cortejo. 



Fonte: Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário