sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

PREFEITURA DE TOUROS DISCUTE AVANÇO DO MAR EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Prefeitura discute avanço do mar em Audiência Pública na Câmara Municipal
Prefeito Ney Leite de Touros/RN


Devido ao avanço do mar e derrubada do calçadão da orla, prefeito Ney Leite propõe audiência pública para discutir o tema e apresentar soluções emergenciais.

O grave problema do avanço do mar na orla do município de Touros foi o assunto discutido na tarde desta terça-feira (7), durante uma audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Touros, proposta pela Prefeitura. O chefe do Executivo, Ney Leite, deu inicio a discussão ressaltando a gravidade do problema e preocupação da administração municipal que trabalha com uma equipe de engenheiros há três semanas para elaboração de um projeto emergencial e, posteriormente uma ação concreta que evite novos transtornos.

“Salvo engano em 2004/2005, houve uma perda de casas. Neste ano a natureza veio mostrar a sua força de novo, trazendo um grande transtorno. Esta Audiência Pública é para que a população tenha ciência da preocupação e desespero dos moradores que residem na orla de Touros, e por isso queremos a opinião dos técnicos e da população”, disse ele.

Após a explanação do prefeito, o engenheiro Aslann Leonette, da empresa Alfa Engenharia, falou dos estudos que estão sendo realizados e das observações feitas, como o desnível de três a quatro metros no relevo da avenida José Penha de Souza.

Na primeira etapa do projeto será removido o material demolido e comprometido, em função do avanço do mar, o enrocamento (colocação de pedras marroadas, de forma a permitir o alargamento da avenida atingida, bem como a sua reurbanização).

Diego Cavalcanti, Presidente do Poder Legislativo, demonstrou preocupação com o avanço do mar na área do penhasco denominado Tourinho, que está comprometendo as construções próximas, no que o engenheiro Aslann Leonette explicou que é possível atenuar com a construção de gabiões (estrutura armada com malhas de fio de aço preenchidos com pedras britadas). Outra solução apresentada pelo representante técnico foi a utilização de “big bags” (sacos de areia) para conter o avanço do mar.

A representante do Ministério Público, Rosa Maria, questionou o prefeito sobre os recursos a serem utilizados, baseada na experiência do que ocorreu com o avanço do mar na praia de Ponta Negra, em Natal.
-
Audiência Pública na Câmara Municipal - Foto: Dione Nascimento


O prefeito respondeu que “apesar das dificuldades apresentadas pelos municípios e da redução dos recursos repassados pelo Governo Federal, a prefeitura irá bancar com recursos próprios as obras iniciais e que após a Audiência Pública será realizada a assinatura do Decreto de Calamidade Pública, que terá validade de 90 dias, e que será um dos documentos, além de boletins de ocorrência e fotos que serão juntados ao projeto de engenharia, para serem entregues ao Ministério da Integração Nacional, de forma a conseguir recursos emergenciais para a concretização da obra”.

Representando a sociedade civil, o professor Gaspar França, relatou em entrevista a rádio da cidade, no final de 2013, que em agosto de 2012 convidou os secretários de Obras e Administração da gestão anterior, para, em agosto de 2012, período crítico na orla, irem observar o avanço e a destruição causada pelo mar. “O mar não fala, a palavra do mar é o silêncio”, desabafou Gaspar França, mostrando a importância da realização de obras de contenção já naquela época.

Alunos do curso de Pós-Graduação em Gestão Costeira da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Nailton Leite e Manoel Luiz, se dispuseram a contribuir com o grupo de técnicos para a solução dos problemas discutidos na Audiência.

Adelaide Varela (Laizinha) filha do primeiro proprietário de casa de veraneio na orla de Touros, o senhor Luis Varela, relatou que acredita que o avanço do mar é fruto, também, do aquecimento global, já que em 1957, quando a casa foi construída, o mar ficava bem distante da residência.

A mesa dos trabalhos foi formada pelo prefeito de Touros, Ney Rocha Leite, Promotora Pública, Leila Regina, Assistente do Ministério Público, Rosa Maria Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal, Diego Cavalcanti, vereadores: Isabel Cristina, Flávio Teixeira, Fernanda Rocha, Marinalva da Silva, Virgílio Câmara e Di Assis de Santa Luzia, além dos engenheiros Valério Souza e Aslan Leonette, representantes da empresa Alfa Engenharia.

Ações da Prefeitura

Segundo o prefeito Ney Leite, a primeira ação após a audiência pública é “publicar o decreto, sentar com os engenheiros, contratar a empresa e tratar da ampliação dessa obra emergencial, porque na audiência foi percebido que o desgaste ambiental está sendo maior do que se imaginava. E tendo esse conhecimento, vamos adequar esse emergencial vendo o que será possível ser feito dentro do orçamento próprio para que a gente tenha condição de realizar a obra até a chegada do recurso federal. Nossa intenção hoje é garantir aos moradores do município a segurança das suas casas e do seu comércio, dos pescadores e da orla marítima”.


Ney Leite acrescentou sobre a importância da discussão na Câmara Municipal de Touros, nesta terça-feira (7). “É mais confortável quando se trabalha com parceria e essa parceria é o povo, a câmara, o ministério público a sociedade em geral. Essa é a melhor atitude e, todas as ações que venham a atingir o patrimônio público para o bem estar da sociedade deve ser decidido em audiência pública", concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Touros/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário