quinta-feira, 24 de maio de 2012

Festa no Pacaembu, Timão na semifinal após 12 anos

Doze anos depois, mais de 35 mil pagantes viram no Pacaembu o Corinthians voltar a uma semifinal de Copa Libertadores - a até então única classificação para essa fase havia sido em 2000, ao eliminar o Atlético-MG e cair para o Palmeiras na sequência. Após 0 a 0 no jogo de ida, em São Januário, a equipe paulista derrotou o Vasco por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, com gol de cabeça do volante Paulinho aos 42 minutos da etapa final.

O adversário da semifinal será conhecido somente hoje, já que o Fluminense caiu para o Boca Juniors, o que pode fazer o chaveamento ser alterado para evitar uma decisão argentina. Será o Santos se a equipe da Vila Belmiro eliminar o Vélez Sarsfield (Argentina). Caso contrário, o oponente será o vencedor do embate entre Universidad de Chile e o paraguaio Libertad.

O Vasco segurou a blitz inicial dos donos da casa e foi saindo aos poucos de trás. Arriscando primeiro em falta cobradas por Juninho. Emerson, que já havia infernizado a zaga pela ponta esquerda, ficou com a bola no meio da área após bobeada coletiva e, de frente para Fernando Prass, chutou à esquerda. Essa teria sido a melhor chance de gol do Corinthians na etapa inicial não fosse cabeceio de Paulinho defendido pelo goleiro vascaíno aos 31.

No retorno do intervalo, o Corinthians insistia em alçar a bola para a área, mesmo sem ter um centroavante de referência por lá. O Vasco desperdiçou clara oportunidade de marcar aos 17 minutos. Último homem da defesa, Alessandro pegou sobra de falta e tentou levantar a bola novamente para a área, mas acertou em Diego Souza. Em poucos segundos, o vascaíno disparou do meio-campo até a área, sem nenhuma marcação à sua frente, e chutou no canto esquerdo baixo de Cássio, que esticou o braço e colocou a bola pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Nilton cabeceou e carimbou o travessão.

Em vez de sentir o golpe, a torcida corintiana entendeu que estava com sorte e cantou mais alto. O time se contagiou e voltou a ter o domínio. Aos 31 minutos, a bola sobrou para Emerson pelo lado esquerdo da área, e ele acertou uma pancada na trave. Aos 37, Willian foi acionado na entrada da área, cortou o primeiro marcador para a esquerda e chutou fraco, nas mãos de Prass.

Os minutos finais do tempo regulamentar foram de aflição, mas de muita festa também. O Timão insistiu e chegou ao gol aos 42 minutos. O volante Paulinho subiu de cabeça após escanteio cobrado pela esquerda e mandou a bola para a rede, classificando o clube para a semifinal do torneio sul-americano pela segunda vez na história.

Empate no fim transforma festa em decepção no Rio

Rio (AE) - A torcida do Fluminense se acostumou nos últimos anos a ver seu time realizar feitos improváveis. Da fuga do rebaixamento em 2009, da arrancada para o título brasileiro em 2010, da classificação para as oitavas da Copa Libertadores do ano passado. Em campo, ontem, o time tricolor honrou a presença de 36 mil torcedores certos de mais uma reviravolta espetacular com muita raça e entrega e uma pitada de futebol na primeira etapa. Mas a postura acuada no segundo tempo resultou em um gol sofrido no último minuto e o 1 a 1 significou a eliminação. Santiago Silva foi o herói da classificação do Boca Juniors para as semifinais.

Pesaram muito os desfalques de Fred e Deco, os mais experientes e de maior qualidade técnica. Suas ausências nas duas partidas (derrota por 1 a 0 na Bombonera, há uma semana) foram determinantes para ambos os resultados.

A história caminhava para seguir um roteiro de cinema quando Thiago Carleto abriu o placar aos 17 minutos, em cobrança de falta que contou com um golpe de sorte. A postura ofensiva dos brasileiros alimentava ainda mais a esperança do segundo gol diante de um Boca Juniors desestruturado tática e emocionalmente. 

Os jogadores tricolores entraram imediatamente no clima da partida. Com muita velocidade, impuseram pressão inicial e Rafael Sóbis perdeu a chance de abrir o marcador. Aos quatro minutos, em jogada individual, ficou frente a Orión, mas tentou passar para Rafael Moura e Schiavi cortou.

Com um resultado que forçava a decisão por pênaltis, o Fluminense aliviou ligeiramente o ímpeto e os argentinos faziam cera. O goleiro Diego Cavalieri não derramou uma gota de suor na primeira etapa.

O jogo ficou muito tenso no segundo tempo, com consequentes erros de ambos os lados e muito contato físico. O Boca Juniors aproveitou para controlar a posse de bola diante de um adversário mais temeroso de sofrer um gol do que decidido a fazer o segundo.

Cedendo menos campo, o Boca Juniors rodeou a área do oponente e chegou ao gol de empate, em arrancada de Rivero. Seu chute ainda tocou nas duas traves antes de Santiago Silva tocar para as redes aos 45 minutos. Frustração para a massa tricolor.


Fonte: TNOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário