sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Brasília completa 25 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade


brasilia_unio_planetriaBrasília comemora, em 2012, 25 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade. Marco da arquitetura e urbanismo modernos, a Capital Federal é detentora da maior área tombada do mundo – 112,25 km² – e foi inscrita pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) na lista de bens do Patrimônio Mundial em 7 de dezembro de 1987.
Brasília é o único conjunto urbanístico contemporâneo a merecer essa distinção. A capital foi alçada ao mesmo grau de importância de sítios urbanos notáveis, como Florença, Veneza, Cuzco, Quito, Havana, Toledo, Évora, Lübeck, Roma, Vaticano, Olinda e Ouro Preto, entre outros também guardados sob a tutela das Nações.
Dentro das comemorações, está o Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, que engloba campanhas educativas e de fiscalização voltadas não só para coibir ações danosas ao patrimônio, mas também para resgatar os infratores, orientando-os a correção de seus atos.
A iniciativa é da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) do Distrito Federal, em conjunto com diversos órgãos do governo. O conjunto de ações pretende discutir e defender a preservação desse patrimônio cultural que é Brasília.
Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário