sábado, 29 de dezembro de 2012

Protesto reivindica instalação de banheiro público


Idealizado por Emanoel do Cação, protesto realizado há seis anos, tem objetivo de chamar atenção das autoridades sobre importância de instalar banheiro na praia. Foto: José Aldenir
Idealizado por Emanoel do Cação, protesto realizado há seis anos, tem objetivo de chamar atenção das autoridades sobre importância de instalar banheiro na praia. Foto: José Aldenir
Os problemas da praia de Ponta Negra não se resumem apenas à desestruturação da orla e sujeira do maior cartão postal do Estado. Há mais de dez anos que barraqueiros, artesãos, turistas e banhistas esperam pela colocação de um banheiro público na área. Sem a menor condição das pessoas terem um local para fazer suas necessidades, a única solução, segundo pessoas que trabalham na praia, é recorrer às duchas ou mesmo ao mar.
Para chamar a atenção das autoridades do Município e do Estado quanto à essa problemática, o comerciante Emanoel do Cação instalou um “banheiro ideológico” em Ponta Negra, remetendo à necessidade da praia portar um espaço para utilização pública. Há seis anos, Emanoel vem realizando o mesmo protesto. Apesar de não ter conseguido ainda nenhum retorno verídico sobre a instalação do banheiro, ele afirma que essa é uma “luta contínua”.
“Por ser um problema recorrente há muitos anos, tive a ideia de fazer esse banheiro ideológico e chamar a atenção das pessoas. Esse é o sexto ano que estou aqui manifestando esse protesto. Minha ação é feita para que as pessoas olhem e sintam na pele que necessitamos de um espaço desse”, afirmou o comerciante. Emanoel já foi líder comunitário em Ponta Negra e disse que vem reunindo assinaturas para apresentar às autoridades.
“Já entreguei um abaixo assinado à Wilma de Faria, quando ela ainda era governadora; entreguei a Carlos Eduardo durante sua gestão passada e também deixei uma cópia com novas assinaturas para a ex-prefeita Micarla de Sousa. Mas nunca tive nenhum retorno da viabilidade da construção do banheiro”, disse. “Já ouvi rumores de que a construção do banheiro está dentro das obras da Copa. Mas quem acredita?”, indagou o manifestante.
Emanoel foi barraqueiro em Ponta Negra por 15 anos, trabalhando de domingo a domingo. Vivendo e sentindo diariamente as necessidades do descaso público, o comerciante afirmou que já perdeu clientes por causa da falta de um banheiro público na orla. “Eles passavam um tempo na minha barraca, mas quando questionavam onde seria o banheiro e viam que não havia nada relacionado, saiam imediatamente. Para nós, que trabalhamos aqui, a solução está em utilizar as duchas e os matos. E há quem também utilize o mar”, contou Emanoel, demonstrando um ar de insatisfação e vergonha.
Situação de Ponta Negra desagrada turistas
Enquanto Emanoel abordava quem ia passando pelas proximidades do banheiro ideológico, os turistas se impressionavam com o retrato adquirido pela praia. Para João Dantas, que veio de Palmas/TO a passeio, a má fama administrativa de Natal já chegou a todo o Brasil. Mesmo achando a ideia do banheiro ideológico um protesto válido, João acredita que não surtirá muito efeito. “E há algum governante aqui? A iniciativa do protesto é interessante, mas não sei se repercute com as autoridades”, criticou.
O metalúrgico Laércio de Oliveira, que veio de Minas Gerais, chegou à Natal pela boa fama da cidade, mas se mostrou arrependido. “Faz uma semana que cheguei aqui e quero ir embora. Sempre tive boas referências da cidade, mas confesso que levei um susto. É muita sujeira na cidade. A impressão que tive é de que Natal é muito suja e desorganizada”, disse. Entretanto, “a culpa não é só do prefeito”.
Para o metalúrgico, as pessoas não deveriam ficar de braços cruzados. “Cadê a associação dos artesãos daqui? Eles ficam de braços cruzados esperando que alguém faça algo. Já que eles lucram com a orla de Ponta Negra, por exemplo, deveriam fazer a sua parte e contribuir com a limpeza da praia. Tudo bem que a prefeitura não fez sua parte, mas ‘o cara’ é dono de uma barraca  na praia e permite que o lixo fique acumulando. Isso é falta de organização e de bom senso”, disse.
Laércio ainda criticou os serviços oferecidos aos turistas em Natal, classificando-os como um dos mais caros do País. “Os preços daqui, relativos a outras cidades, estão entre um dos mais caros do Brasil. Tudo isso afasta o turista, mas parece que as pessoas não repararam ainda nisso. Não pretendo mais voltar aqui”, afirmou.


Fonte: JH Online

Bonita, bem vestida e perfumada: ‘Miss do Crime’ é suspeita de vários assaltos


Ela é muito elegante, usa salto, vestido bege, batom e um perfume forte. Foto: Divulgação
Ela é muito elegante, usa salto, vestido bege, batom e um perfume forte. Foto: Divulgação
A Polícia Militar está em alerta para prender uma mulher jovem, bonita e bem vestida, que vem causando apreensão e pânico entre os motoristas e motociclistas que trafegam em vários bairros da zona Norte de Natal. Ela é apontada como uma das principais assaltantes em ação na cidade, sempre acompanhada por um rapaz, com quem já roubou vários veículos nos últimos dias.
Conforme relatos de vítimas, a mulher se apresenta sempre de forma elegante, bem-vestida, usando salto alto, maquiagem e perfume forte. Muito bonita e jovem, ela atrai as pessoas fazendo alguma pergunta e, após isso, saca um revólver e anuncia o assalto. É quando ela muda de personagem e se mostra como realmente é: perigosa e violenta.
Segundo o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, major Manoel Kennedy, todo o efetivo será informado sobre as principais características da bandida e de seu comparsa, para que eles sejam identificados e presos o mais breve possível. Apesar disso, ele reconhece que será uma ação difícil, já que não dá para abordar toda mulher que circula pela zona Norte.
Além disso, ele disse que ela pode ainda residir em outra zona da cidade e só cometer seus crimes na área de atuação do 4º BPM, o que dificultaria ainda mais uma repressão policial contra a acusada. Entretanto, ele afirmou que seus policiais estarão em alerta desde hoje, para uma possível ação da dupla criminosa nos próximos dias.
“Não será uma tarefa fácil, mas como todo criminoso, ela acabará cometendo um erro ou será identificada nas próximas ações que cometer. E será neste momento que vamos prendê-la e ao seu comparsa também. A partir de hoje, estamos em alerta contra esta mulher, que é tão bandida e perigosa quanto um homem”, afirmou.
Ele lembrou ainda de um caso semelhante ocorrido no início do ano passado, quando uma loira também bonita e bem-vestida, em uma motocicleta, atraia suas vítimas e as assaltava, sempre com violência. A maioria dos crimes cometidos pela “Loira do Crime” ocorreu no Panatis.
Conforme informações policiais, a bandida de hoje, que vem sendo chamada de “Miss do Crime” por sua beleza, fez duas vítimas em menos de uma hora na última quinta-feira. Com um revólver prateado, ela anunciou o assalto e roubou as motocicletas de suas vítimas, sendo que um deles foi recuperado horas depois, após ser encontrado abandonado na zona Norte.
Muito rápida e violenta, ela comanda as ações na maioria dos casos e, junto com seu comparsa, são apontados como os autores de uma série de assaltos ocorrida nos últimos dias, principalmente nos bairros de Igapó, Potengi e Lagoa Azul. A Polícia Militar iniciou as diligências para identificar e prender a dupla e colocar a “Miss do Crime” atrás das grades.
 Fonte: JH Online

Cosern estima crescimento de 6% no consumo de energia durante o verão


No setor rural, que deverá apresentar o maior percentual de crescimento entre as classes de consumo. Foto: Divulgação
No setor rural, que deverá apresentar o maior percentual de crescimento entre as classes de consumo. Foto: Divulgação
A Cosern prevê um aumento de aproximadamente 6,3% no consumo de energia elétrica no Rio Grande do Norte neste verão, que começou oficialmente no dia 21 de dezembro de 2012 e vai até 21 de março de 2013, em comparação com o mesmo período anterior.
Para os clientes residenciais, que compõem mais de 85% dos consumidores da Cosern, a estimativa de crescimento do consumo no quadrimestre deverá ocorrer principalmente em virtude da elevação da temperatura registrada nesta época do ano, que favorece maior uso de eletrodomésticos como ar-condicionado, ventilador, freezer, dentre outros aparelhos, e a permanência dos filhos nas residências devido ao período de férias escolares.
No setor rural, que deverá apresentar o maior percentual de crescimento entre as classes de consumo neste período, a ausência de chuvas proporcionará o uso da energia elétrica para irrigação da lavoura.
Ficar atento quanto ao uso racional de energia elétrica evita que as contas tenham um acréscimo durante os meses mais quentes. Assim, a Cosern orienta quanto aos cuidados que os consumidores devem tomar para usar a energia de forma racional e eficiente, evitando o desperdício, especialmente no período de verão:

  • Substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas (fluorescentes ou LEDs) e utilizar sempre eletrodomésticos com o selo Procel A que propiciam maior economia de energia.
  • Para as geladeiras e freezers, o ideal é que estejam em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e afastados, no mínimo, 15 centímetros de paredes e armários; é importante ainda observar se as borrachas da porta dos equipamentos estão em bom estado de conservação e evitar deixar o aparelho aberto por muito tempo ou abri-lo várias vezes sem necessidade.
  • O ferro elétrico e a máquina de lavar roupas também são eletrodomésticos que consomem bastante energia. A orientação é juntar o maior quantitativo de roupas possível para passar e lavar, de uma só vez.
  • A dica para o ar-condicionado é instalá-lo em local protegido do sol e mantê-lo com os filtros sempre limpos.
  • Desligar o monitor do computador quando não estiver em uso.
  • Não esquecer que o chuveiro elétrico é o grande vilão do gasto de energia. A dica de economia é posicionar a chave de seleção de potência do chuveiro na posição “verão”, possibilitando uma economia de cerca de 30% no consumo de energia elétrica.

Previsão de crescimento no consumo de energia durante o verão
(comparativo com o mesmo período anterior)
dez/12
4,98%
jan/13
6,64%
fev/13
7,71%
mar/13
6,29%
QUADRIMESTRE
6,37%


Fonte: JH Online

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Retrospectiva Corinthians: um ano para entrar na história




O mundo não acabou em 2012. Mas passou a ter um novo dono. Na mesma temporada em que o Palmeiras foi outra vez rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Corinthians acabou definitivamente com as gozações dos seus rivais ao conquistar a Copa Libertadores da América e, de quebra, o Mundial de Clubes do Japão. Com o seu segundo título do torneio organizado pela Fifa, igualou-se ao poderoso Barcelona com o recorde de duas conquistas.
Campeão brasileiro em 2011, o Corinthians já havia começado a temporada com discursos ambiciosos – apesar de apostar na manutenção da base do elenco vitorioso no ano anterior. A contratação de maior impacto foi a do chinês Chen Zizao – não por sua qualidade técnica, mas por se tratar de mais um ato de ousadia do departamento de marketing alvinegro, interessado em atrair a atenção do mercado consumidor da China.
Para qualificar o elenco, o Corinthians trouxe ainda jogadores que seriam pouco aproveitados no decorrer de 2012, como o zagueiro Felipe, o meia Vitor Júnior e os atacantes Gilsinho e Elton (todos deixaram o Parque São Jorge antes do Ano Novo). Já Bill retornou de empréstimo – e foi mais um dos que raramente entraram no concorrido setor ofensivo corintiano. Adriano, com seus recorrentes atos de indisciplina, também não representaria uma ameaça para os titulares.
Mas nem todas as contratações do Corinthians foram infrutíferas. O goleiro Cássio, por exemplo, chegou ao clube apenas para compor o grupo, já que o técnico Tite confiava no prata da casa Julio Cesar na posição. Terminou a temporada como um dos principais heróis nos títulos da Libertadores e do Mundial. Já o meia Douglas voltou do Grêmio com o Campeonato Paulista em andamento e, após perder peso, ganhou bastante importância na equipe.
Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Em um ano para entrar na história, Corinthians chegou ao ápice com a conquista do Mundial de Clubes
CAMPEONATO PAULISTA
Apesar de reconhecer que o seu principal objetivo obviamente era a Libertadores, o técnico Tite sempre tentou valorizar a disputa do Estadual. Ele não gostava nem sequer de usar os termos “preservar” ou “poupar” para definir as vezes em que dava descanso para alguns titulares, priorizando o torneio continental. Com essa mentalidade, o Corinthians fez o seu último teste para o Paulistão em um amistoso com o Flamengo, que acabou empatado por 2 a 2, em Londrina. Os gols alvinegros naquele 15 de janeiro foram marcados por Alex e Liedson – que enfrentaria longo jejum a partir de então.
A estreia no Campeonato Paulista ocorreu menos de uma semana depois, contra o Mirassol. O Corinthians mostrou aos seus 17.576 torcedores que foram ao Pacaembu naquela tarde como seria o ano de 2012: marcado por sofrimento, raça e vitórias apertadas. O time de Tite saiu atrás no placar, porém chegou à virada no segundo tempo, depois de o adversário ter um jogador expulso. O centroavante Elton, substituto do zagueiro Paulo André, marcou o gol de empate. E o zagueiro Dezinho anotou contra para assegurar o primeiro resultado positivo corintiano em 2012.
Nos clássicos que o Corinthians disputou no Paulistão, um campeonato à parte, houve apenas uma derrota. Dentro do Morumbi, o ex-são-paulino Danilo anotou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo e ratificou o novo status que ganhara na equipe: de criticado à peça fundamental no esquema tático. O único tropeço ocorreu diante do Santos, por 1 a 0 (gol de Ibson), na reabertura da Vila Belmiro após reforma no gramado – Tite usou uma equipe mista na ocasião, preocupado com a Libertadores. Contra o até então invicto Palmeiras, que homenageava o falecido humorista Chico Anysio na partida disputada no Pacaembu, o Corinthians virou com Paulinho e Márcio Araújo (contra) depois de Marcos Assunção ter aberto o placar.
Regular na fase classificatória do Paulistão (só perdeu para o Santos), o Corinthians avançou para a etapa seguinte com a primeira colocação. Totalizou 46 pontos, contra 43 do São Paulo, 39 do Santos, 36 de Guarani e Palmeiras, 35 do Mogi Mirim, 29 do Bragantino e 28 da Ponte Preta. A surpresa, contudo, estava por vir. Coube ao time alvinegro de Campinas, que vinha de derrota por 2 a 1 para os próprios corintianos na última rodada, eliminar a equipe dirigida por Tite.
Mesmo empurrado por sua torcida no Pacaembu, o Corinthians sofreu gols de Rodrigo Pimpão, Roger e Willian Magrão (que o clube já havia tentado contratar) e acabou derrotado por 3 a 2 – Alex e Willian balançaram a rede pelo lado corintiano. A desclassificação ficou marcada pelas falhas de Julio Cesar, que perderia a posição de titular para Cássio. Àquela altura, Adriano não estava mais no elenco. A diretoria se cansara de suas faltas e atrasos e rescindira o seu contrato por justa causa.
Sergio Barzaghi/Gazeta Press
A derrota para a Ponte Preta culminou na saída de Julio Cesar do time titular e foi raro momento ruim em 2012
COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA
O Corinthians mostrou o nervosismo que já lhe fora comum em jogos de Libertadores em sua estreia. Atuando na Venezuela, a equipe sofreu um gol bobo do modesto Deportivo Táchira na noite de 15 de fevereiro. Desta vez, no entanto, existia poder de reação. Aos 48 minutos do segundo tempo, o volante Ralf aproveitou uma jogada de bola parada para usar a cabeça e igualar a partida em 1 a 1. O resultado, mesmo sem ser uma vitória, foi encarado como tal e deu confiança para os atletas na sequência do torneio.
Ainda na fase de grupos, o Corinthians superou o paraguaio Nacional (2 a 0 no Pacaembu, com gols de Jorge Henrique e Danilo, e 3 a 1 fora de casa, com outra vez Jorge Henrique, Emerson e Elton balançando as redes) e o mexicano Cruz Azul (0 a 0 como visitante e 1 a 0 como mandante, com Danilo anotando) para garantir a primeira colocação da chave 6. O representante do Brasil somou 14 pontos, contra 11 do também classificado time do México. O último jogo na primeira etapa foi a única grande goleada dos aplicados comandados de Tite na etapa inicial do torneio: 6 a 0 sobre o Deportivo Táchira.
O oponente nas oitavas de final foi o Emelec. No Equador, o Corinthians enfrentou uma arbitragem bastante contestada para segurar um empate sem gols. No retorno ao Brasil, um irritado presidente Mário Gobbi cobrou a Conmebol duramente e chegou a dizer que o Campeonato Paulista tinha mais valor do que a Libertadores. Mais tarde, ele reconheceria que o discurso era uma estratégia para desviar o foco e impor respeito. De qualquer forma, não houve problemas para garantir a vaga nas quartas no Pacaembu: 3 a 0, com gols de Alex, Paulinho e Fábio Santos.
Os confrontos seguintes seriam mais sofridos para o Corinthians, que repetiu a postura adotada contra o Emelec para segurar um 0 a 0 com o Vasco em São Januário, em um gramado com más condições de jogo. No Pacaembu, o goleiro Cássio comprovou que Tite acertara ao escalá-lo como titular já diante do Emelec, na fase anterior, após as falhas de Julio Cesar no Campeonato Paulista. O novo dono da posição fez uma defesa antológica diante do meia Diego Souza, que avançava livre de marcação após falha de Alessandro. O gol da vitória por 1 a 0 foi marcado por Paulinho, de cabeça, que comemorou com a torcida – onde estava o seu treinador, expulso.
Os duelos com o Santos, nas semifinais, foram vistos por muitos como o confronto de um conjunto ajustado, sem individualidades, contra um time que contava com uma grande estrela – Neymar. Quem brilhou na Vila Belmiro, no entanto, foi Emerson Sheik, autor do único gol do jogo. O atacante corintiano não pôde ir a campo na volta, no Pacaembu, por ter recebido o cartão vermelho. Ainda assim, o Corinthians eliminou o seu rival, que estava em meio às comemorações de centenário, com um empate por 1 a 1. Danilo igualou o marcador depois de Neymar dar falsas esperanças aos santistas.
O Corinthians finalmente chegara à sua primeira decisão de Libertadores. O adversário era o temido Boca Juniors. O time argentino, entretanto, não foi páreo para a determinação de Tite e seus atletas. O iluminado e recém-chegado Romarinho teve extrema tranquilidade para pisar no gramado no segundo tempo e anotar o gol da igualdade por 1 a 1 em La Bombonera lotada. O resultado trouxe otimismo para a volta em São Paulo. Emerson Sheik assumiu para si a catimba dos argentinos no Pacaembu, provocou seus rivais e entrou para a história com os gols da vitória por 2 a 0. Era a libertação alvinegra.
A partir de então, 2012 já estava na história do Corinthians – seja qual fosse o resultado no Mundial de Clubes. Mas ainda havia mais por vir.
Djalma Vassão/Gazeta Press
Os gols de Emerson libertaram o Corinthians do estigma de jamais ter vencido a Copa Libertadores
CAMPEONATO BRASILEIRO
Atual campeão, o Corinthians abdicou do Brasileirão em suas primeiras rodadas para realizar o antigo sonho de ser campeão da América. A postura rendeu cinco tropeços seguidos nos compromissos iniciais (derrotas para Fluminense, Grêmio e Ponte Preta, além de empate com o Figueirense) e praticamente tirou a chance de o time lutar pelo hexacampeonato nacional. Contra os titulares do Palmeiras, porém, os reservas corintianos deram conta do recado. Romarinho, vindo do Bragantino, caiu nas graças da torcida ao fazer os gols da vitória por 2 a 1.
Mas o Brasileirão só começou para o Corinthians, de fato, após a Libertadores. Àquela altura, Tite já dizia que o mais importante era manter o foco, afastar qualquer ameaça de rebaixamento – o que o Palmeiras, campeão da Copa do Brasil, não conseguiu executar – e testar mudanças em sua equipe para o Mundial de Clubes. Afinal, o elenco sofrera uma leve reformulação. Liedson, com desempenho bem abaixo do esperado, foi para o Flamengo e cedeu espaço para a chegada do peruano Paolo Guerrero, com longa passagem pela Alemanha. Já o argentino Martínez veio do Vélez Sarsfield para ocupar o lugar do negociado Willian. No meio-campo, Douglas herdou a vaga que era de Alex. Na zaga, sem Leandro Castán e o novato Marquinhos (ambos foram para a Roma), Paulo André ganhou a oportunidade que tanto aguardava.
A nova composição corintiana não decepcionou, apesar de estar muitas vezes desfalcada de alguns dos heróis da Libertadores. Os atacantes Emerson e Jorge Henrique, por exemplo, passaram a ser assíduos frequentadores do departamento médico alvinegro. Sem a dupla, o Corinthians fez boa campanha no segundo turno e começou até a incomodar alguns dos postulantes ao título brasileiro. Tite se permitiu agradar a dirigentes e torcedores e enfim promover a estreia de Chen Zizao. O chinês jogou na derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, em 17 de outubro, no Estádio Melão. E até arriscou uma pedalada após substituir Weldinho naquela partida.
Com uma sequência de bons resultados, o Corinthians deixou de se preocupar com uma vertiginosa queda à zona de rebaixamento e voltou as suas atenções exclusivamente à preparação para o Mundial de Clubes. Tite pretendia encontrar uma definição para o seu ataque, uma vez que não restava nem uma dúvida sequer no sistema defensivo (bem armado com Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André, Fábio Santos, Ralf e Paulinho).
Nas duas rodadas finais, o Corinthians disputou dois clássicos no Pacaembu. Empatou por 1 a 1 com o Santos como mandante, com gol do zagueiro Wallace – seu primeiro pelo clube. E perdeu por 3 a 1 para os reservas do São Paulo como visitante. Para piorar, Guerrero, que havia aberto o placar, lesionou o joelho direito no jogo, que foi usado como alerta por Tite antes do Mundial. Sua equipe encerrou a campanha no Campeonato Brasileiro na sexta colocação, com 57 pontos ganhos, atrás apenas do campeão Fluminense (77) e de Atlético-MG (72), Grêmio (71), São Paulo (66) e Vasco (58).
Fernando Dantas/Gazeta Press
Reforço do marketing, Zizao foi utilizado só uma vez, no Brasileiro em que o Corinthians cumpriu tabela
MUNDIAL DE CLUBES
Terminado o Brasileirão, o Corinthians estava pronto para aquilo para que se preparava desde o fim da Libertadores. A torcida se mostrou tão – ou mais – entusiasmada quanto o time de Tite. Aproximadamente 15.000 pessoas foram se despedir do representante brasileiro no Mundial de Clubes no Aeroporto de Cumbica. No Japão, outros milhares aguardavam a equipe.
Após uma rápida e estratégica passagem por Dubai, para minimizar os efeitos do fuso horário, o Corinthians chegou a Nagoya para treinar. O adversário na estreia foi o egípcio Al Ahly, em Toyota. O time de Tite fez um bom primeiro tempo e chegou ao gol com uma cabeçada de Guerrero, após cruzamento de Douglas. Na segunda etapa, contudo, a equipe recuou demais e foi bastante pressionada pelo adversário.
Conforme esperado, o Corinthians encontrou o Chelsea (que bateu o mexicano Monterrey por 3 a 1) na decisão do Mundial. O campeão da Libertadores entrou em campo cem Yokohama com o seu tradicional uniforme alvinegro – para incômodo de alguns torcedores, havia também um logotipo verde (cor do Palmeiras) da Fifa na manga da camisa. O estádio, entretanto, era todo preto e branco. Os ingleses ficaram impressionados com o apoio recebido pelos brasileiros do outro lado do mundo.
Para derrotar o Chelsea, Tite escalou o atacante Jorge Henrique no lugar de Douglas, reforçando a sua marcação. Do outro lado, o técnico Rafa Benítez apostou em uma formação ofensiva e deixou o brasileiro Oscar no banco de reservas. O resultado foi um primeiro tempo equilibrado. No segundo, o peruano Paolo Guerrero entrou para o rol de ídolos do Corinthians ao colocar a bola na rede com uma cabeçada certeira – justo ele, que havia tomado infiltrações para poder jogar o Mundial.
Mas Guerrero não foi o único herói do compacto Corinthians em solo japonês. O goleiro Cássio até o superou, segundo a Fifa, com grandes defesas que renderam o prêmio de melhor jogador do Mundial. A força corintiana, contudo, ainda era o conjunto. Tite e todos os seus jogadores foram novamente reverenciados no retorno ao Brasil, com direito a trio elétrico com o cantor Thiaguinho e muitas provocações a rivais. Foi o último ato de um ano para entrar na história.
Fernando Dantas/Gazeta Press
A torcida teve muitos motivos para festejar com o time que retornou como campeão mundial do Japão
ESTATÍSTICAS:
Jogos: 74
Vitórias: 39
Empates: 22
Derrotas: 13
Gols Pró: 105
Gols Contra: 57
Saldo: +48
ARTILHEIROS
Paulinho: 13
Emerson: 12
Danilo: 11
Guerrero: 8
Douglas: 7
Romarinho: 7
Chicão: 5
Willian: 5
Liedson: 4
Elton: 3
Jorge Henrique: 3
Paulo André: 3
Alex: 2
Cachito Ramírez: 2
Edenílson: 2
Fábio Santos: 2
Guilherme: 2
Martínez: 2
Ralf: 2
Ramon: 2
Adriano: 1
Alessandro: 1
Dezinho (contra): 1
Gilsinho: 1
Giovanni: 1
Márcio Araújo (contra): 1
Wallace: 1
Weldinho: 1
CAMPEONATO PAULISTA
21/01 – Pacaembu – Corinthians 2 x 1 Mirassol (Elton e Dezinho [contra])
25/01 – Dario Rodrigues Leite – Guaratinguetá 0 x 2 Corinthians (Alessandro e Chicão)
29/01 – Pacaembu – Corinthians 1 x 0 Linense (Emerson)
01/02 – Novelli Júnior – Ituano 0 x 1 Corinthians (Paulinho)
05/02 – Pacaembu – Corinthians 1 x 1 Bragantino (Cachito Ramírez)
08/02 – Romildão – Mogi Mirim 1 x 2 Corinthians (Emerson)
12/02 – Morumbi – Corinthians 1 x 0 São Paulo (Danilo)
18/02 – Anacleto Campanella – São Caetano 0 x 1 Corinthians (Willian)
22/02 – Canindé – Portuguesa 0 x 2 Corinthians (Cachito Ramírez e Willian)
25/02 – Pacaembu – Corinthians 1 x 0 Botafogo-SP (Adriano)
29/02 – Pacaembu – Corinthians 2 x 1 Catanduvense (Danilo e Paulinho)
04/03 – Vila Belmiro – Santos 1 x 0 Corinthians
10/03 – Pacaembu – Corinthians 1 x 1 Guarani (Elton)
18/03 – Palma Travassos – Comercial 3 x 3 Corinthians (Ramon, Gilsinho e Emerson)
25/03 – Pacaembu – Corinthians 2 x 1 Palmeiras (Paulinho e Márcio Araújo [contra])
28/03 – Pacaembu – Corinthians 1 x 0 XV de Piracicaba (Ramon)
01/04 – Prudentão – Oeste 0 x 3 Corinthians (Liedson [2] e Willian)
08/04 – Pacaembu – Corinthians 1 x 0 Paulista (Willian)
15/04 – Moisés Lucarelli – Ponte Preta 1 x 2 Corinthians (Weldinho e Chicão)
22/04 – Pacaembu – Corinthians 2 x 3 Ponte Preta (Alex e Willian)
COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA
15/02 – Pueblo Nuevo – Deportivo Táchira 1 x 1 Corinthians (Ralf)
07/03 – Pacaembu – Corinthians 2 x 0 Nacional (Jorge Henrique e Danilo)
14/03 – Estádio Azul – Cruz Azul 0 x 0 Corinthians
21/03 – Pacaembu – Corinthians 1 x 0 Cruz Azul (Danilo)
11/04 – Antonio Oddone Sarubbi – Nacional 1 x 3 Corinthians (Jorge Henrique, Emerson e Elton)
18/04 – Pacaembu – Corinthians 6 x 0 Deportivo Táchira (Douglas, Liedson, Emerson, Jorge Henrique, Paulinho e Danilo)
02/05 – George Capwell – Emelec 0 x 0 Corinthians
09/05 – Pacaembu – Corinthians 3 x 0 Emelec (Alex, Paulinho e Fábio Santos)
16/05 – São Januário – Vasco 0 x 0 Corinthians
23/05 – Pacaembu – Corinthians 1 x 0 Vasco (Paulinho)
13/06 – Vila Belmiro – Santos 0 x 1 Corinthians (Emerson)
20/06 – Pacaembu – Corinthians 1 x 1 Santos (Danilo)
27/06 – La Bombonera – Boca Juniors 1 x 1 Corinthians (Romarinho)
04/07 – Pacaembu – Corinthians 2 x 0 Boca Juniors (Emerson [2])
CAMPEONATO BRASILEIRO
20/05 – Pacaembu – Corinthians 0 x 1 Fluminense
27/05 – Independência – Atlético-MG 1 x 0 Corinthians
07/06 – Pacaembu – Corinthians 1 x 1 Figueirense (Danilo)
10/06 – Olímpico – Grêmio 2 x 0 Corinthians
17/06 – Moisés Lucarelli – Ponte Preta 1 x 0 Corinthians
24/06 – Pacaembu – Corinthians 2 x 1 Palmeiras (Romarinho [2])
08/07 – Ilha do Retiro – Sport 1 x 1 Corinthians (Liedson)
11/07 – Pacaembu – Corinthians 1 x 3 Botafogo (Chicão)
14/07 – Pacaembu – Corinthians 2 x 1 Náutico (Danilo [2]
18/07 – Engenhão – Flamengo 0 x 3 Corinthians (Douglas [2] e Danilo)
21/07 – Pacaembu – Corinthians 1 x 1 Portuguesa (Douglas)
25/07 – Pacaembu – Corinthians 2 x 0 Cruzeiro (Chicão e Paulinho)
29/07 – Pituaçu – Bahia 0 x 0 Corinthians
05/08 – São Januário – Vasco 0 x 0 Corinthians
08/08 – Pacaembu – Corinthians 1 x 1 Atlético-GO (Paulinho)
12/08 – Couto Pereira – Coritiba 1 x 2 Corinthians (Paulinho e Romarinho)
16/08 – Pacaembu – Corinthians 1 x 0 Internacional (Paulo André)
19/08 – Vila Belmiro – Santos 3 x 2 Corinthians (Danilo e Martínez)
26/08 – Pacaembu – Corinthians 1 x 2 São Paulo (Emerson)
29/08 – Engenhão – Fluminense 1 x 1 Corinthians (Emerson)
02/09 – Pacaembu – Corinthians 1 x 0 Atlético-MG (Paulo André)
05/09 – Orlando Scarpelli – Figueirense 1 x 0 Corinthians
08/09 – Pacaembu – Corinthians 3 x 1 Grêmio (Giovanni, Guilherme e Ralf)
12/09 – Pacaembu – Corinthians 1 x 1 Ponte Preta (Emerson)
16/09 – Pacaembu – Palmeiras 0 x 2 Corinthians (Paulinho e Romarinho)
23/09 – Engenhão – Botafogo 2 x 2 Corinthians (Douglas e Guerrero)
30/09 – Pacaembu – Corinthians 3 x 0 Sport (Romarinho [2] e Paulinho)
06/10 – Aflitos – Náutico 2 x 1 Corinthians (Guerrero)
10/10 – Pacaembu – Corinthians 3 x 2 Flamengo (Emerson, Paulo André e Edenílson)
13/10 – Canindé – Portuguesa 1 x 1 Corinthians (Douglas)
17/10 – Melão – Cruzeiro 2 x 0 Corinthians
20/10 – Pacaembu – Corinthians 1 x 1 Bahia (Douglas)
27/10 – Pacaembu – Corinthians 1 x 0 Vasco (Guerrero)
04/11 – Serejão – Atlético-GO 0 x 2 Corinthians (Guilherme e Martínez)
10/11 – Pacaembu – Corinthians 5 x 1 Coritiba (Paulinho [2], Guerrero, Fábio Santos e Chicão)
18/11 – Beira-Rio – Internacional 0 x 2 Corinthians (Edenílson e Guerrero)
24/11 – Pacaembu – Corinthians 1 x 1 Santos (Wallace)
02/12 – Pacaembu – São Paulo 3 x 1 Corinthians (Guerrero)
MUNDIAL DE CLUBES
12/12 – Toyota – Al Ahly 0 x 1 Corinthians (Guerrero)
16/12 – Yokohama – Corinthians 1 x 0 Chelsea (Guerrero)

Fonte: Gazeta Desportiva

Ney Lopes Júnior é empossado novamente como prefeito de Natal

Ney Lopes Júnior reassumiu a Prefeitura de Natal na manhã desta quarta-feira (26) durante sessão na Câmara Municipal de Natal. Na mesma ocasião, a vereadora Júlia Arruda assumiu o cargo de presidente da Câmara.

Durante a sessão, foi lida e homologada a renúncia de Edivan Martins do cargo de presidente da Câmara, em seguida a posse de Ney Lopes Júnior como presidente da Câmara e depois como prefeito de Natal. Ao fim, foi lido o tema de posse de Júlia Arruda como presidente da Câmara.

Segundo Ney Lopes Júnior, após a posse ele vai para uma reunião na Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla). "A minha prioridade é dar continuidade ao pagamento dos servidores do município", disse o prefeito.

Estiveram na sessão os vereadores Júlio Protásio, Júlia Arruda e Chagas Catarino, além de Francisco Wilke, procurador geral de Natal, e Eider Nogueira. Secretário municipal de Administração.
Fonte: TN Online

domingo, 23 de dezembro de 2012

Oposição se arma com Robinson, Fátima e o PMDB para derrotar Rosalba em 2014


Com a confirmação de que o PT deverá lançar a deputada federal Fátima Bezerra (PT) para o Senado em 2014, parte do palanque da oposição fica formado. Restando, agora, a definição do candidato a governador e do vice. E os partidos que irão compor este grupo. O vice-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, percorre o estado afinando o discurso de oposição ao governo da governadora Rosalba Ciarlini. O PSD, seu partido, acaba de formalizar a pretensão de se aliar oficialmente ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT).  No Rio Grande do Norte, PT e PSD andaram juntos na eleição municipal. Os partidos contam ainda com o PSB da ex-governadora e Wilma de Faria e ainda assuntam sobre a possibilidade de o PMDB vir integrar o barco oposicionista.
Em entrevista à imprensa, a deputada Fátima confirmou sua intenção de disputar o Senado federal. Na eleição de 2014, a vaga do senador Garibaldi Alves, pai do ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), estará em aberto. Aos 87 anos, o irmão do falecido ex-governador Aluizio Alves e do deputado estadual Agnelo Alves (PDT) não disputará a reeleição. Os senadores José Agripino (DEM) e Paulo Davim (PV) – este substituto de Garibaldi – estarão apenas na metade do mandato. Além de Fátima, teriam interesse na vaga de Garibaldi pai o deputado federal Henrique Alves (PMDB), que deverá estar na presidência da Câmara dos Deputados, e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que já anunciou pretensão de disputar uma cadeira de deputado federal.
Assim, o cenário surge promissor para Fátima. A deputada afirmou, nesta semana, que pretende disputar a reeleição. Mas não escondeu seu “desejo” de disputar o Senado, o que seria uma orientação o PT nacional.
ALIANÇA
Ainda sobre o tema, Fátima declarou que, caso ocorra o rompimento do PMDB com o DEM da governadora Rosalba Ciarlini, o PT abrirá diálogo com o partido de Garibaldi e Henrique. Em entrevista à imprensa nesta sexta, Garibaldi voltou a dar declarações pró-rompimento com Rosalba. “Eu tive uma conversa com a governadora Rosalba e expliquei alguns pontos, mas temos que esperar e ver o posicionamento que será dado. Em minha opinião se o partido romper com a governadora, ela só terá a perder. O principal termômetro de uma administração é o povo. Não estamos preocupados com o que Rosalba pensa sobre as nossas decisões. Estamos sensibilizados com o povo, que declara em pesquisas a insatisfação da forma como o governo vem sendo administrado. Temos que ter muita cautela. Há um quadro nacional que conspira para que nos afastemos do governo Rosalba, já que o DEM é contra os direcionamentos do PT”, declarou o ministro do governo Dilma.
O ministro descartou a candidatura do deputado estadual Walter Alves (PMDB) para o governo do Estado. “Walter foi escolhido recentemente como o parlamentar do ano, é um deputado muito atuante, mas, falando pelo lado paternal, acho cedo para ele disputar o governo”, declarou o ministro Garibaldi Filho. Entretanto, ele não negou a possibilidade de o parlamentar do ano de 2012 vir a ser indicado candidato a vice numa chapa com Robinson Faria para o governo e Fátima Bezerra para o Senado, contando ainda com o apoio do PSB de Wilma de Faria, que disputaria uma das vagas na Câmara dos Deputados. O PV do senador Paulo Davim também poderá participar desta chapa. Novo presidente desta legenda, Davim afirmou que também está insatisfeito com o governo Rosalba Ciarlini.

Adversário em 2010, João Maia é agora o maior aliado da governadora
O governo desgastado – com mais de 60 % de desaprovação popular – não é motivo suficiente para afastar o recém-aliado João Maia (PR), deputado federal e presidente estadual do PR, dos braços da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Adversário algoz na campanha de 2010, o PR agora é o maior aliado do governo do DEM. E enquanto o PMDB, Mario partido do Estado, se prepara para deixar o barco governista, João Maia se afina cada vez mais. Deverá ser o político mais contemplado com a reforma que a governadora pretende fazer no secretariado em janeiro. Pelos menos duas importantes secretarias devem ser entregues a ele.
Nesta sexta-feira, a governadora Rosalba Ciarlini fez questão de prestigiar um evento promovido pelo PR Mulher. “A governadora Rosalba Ciarlini, cada dia mais próxima do deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, marcou presença no encontro-confraternização. Sentou à mesa de autoridades do partido, fez discurso e reafirmou o que já estava definido em Brasília: o deputado João Maia substitui a deputada Sandra Rosado na liderança da bancada federal”, escreveu a blogueira Thaisa Galvão. “Quem vai coordenar todas as reivindicações do governo estadual em Brasília será João Maia. Ele será o líder da bancada federal potiguar e eu confio muito nele”, disse a governadora.
Além do PR, a governadora Rosalba Ciarlini deverá contar com o importante apoio do PTB, do presidente nacional da legenda e ex-secretário de Deesenvolvimento Econônico Benito Gama, que deverá engrossar o palanque governista em 2014. O PMN do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, também é outra legenda que participará da equipe de Rosalba na eleição de 2014. Assim, o palanque da governadora deverá ser Rosalba disputando o governo, João Maia o Senado e Ricardo Motta na condição de candidato a vice-governador.
Fonte: JH Online

BPChoque prende trio com armamento e bloqueador de celular na Grande Natal


 (BPChoque/Divulgação)
DN Online

Um patrulhamento de rotina realizado por viaturas do Batalhão de Polícia de Choque, nas proximidades do Aeroporto Internacional Augusto Severo, resultou na prisão de três homens e apreensão de armamento e bloqueador de celular. O fato aconteceu na tarde deste sábado (22). A informação é da assessoria do BPChoque.

De acordo com a polícia, as viaturas perceberam um Corsa Classic, com placas de João Pessoa/PB, em atitude suspeita com três passageiros. Após uma perseguição, os policiais realizaram uma abordagem no interior do veículo, onde foi encontrada uma pistola Glock .380 de fabricação austríaca, um Revólver Taurus .38, várias munições, um bloqueador de celular, quatro celulares e diversos produtos de higiene pessoal.

Foram detidos e conduzidos para a Delegacia de Plantão Zona Sul para os procedimentos cabíveis: Dario Lean Perreira de Souza, de 32 anos, natural de Lagoa-PB, Marcelo Soares Morreira, 26, natural de Acopiara-CE e João Fernandes da Silva, 35, natural de Brejo da Cruz-PB.

A assessoria do BPChoque informou ainda que possivelmente o trio estaria se preparando para realizar algum assalto na área, devido a grande incidência de roubos no período natalino. A polícia acredita que os produtos de higiene encontrados no interior do veículo são roubados. Todo o material foi entregue e vai ser averiguado pela delegacia.

sábado, 22 de dezembro de 2012

URV/Pilar é bicampeão do Campeonato de Futsal de São Gonçalo


Um jogo de tirar o folego de jogadores e torcedores. Foi assim que aconteceu o duelo final do Campeonato de Futsal de São Gonçalo do Amarante, realizado na noite de ontem (21), no ginásio de esportes Senador Luiz de Barros, na comunidade de Santo Antônio do Potengi e que contou com a presença do prefeito Jaime Calado e do secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Micael Moreira, bem como a adjunta da pasta, Miris Oliveira.

Os dois melhores clubes da temporada, jogando em casa, disputaram lance a lance o título de campeão. De um lado, a equipe do Santo Antônio que já conquistou o tricampeonato do municipal de futsal. Do outro, O URV/Pilar atual campeão da competição e que goleou o adversário na fase classificatória pelo placar de 6x2.

O primeiro tempo foi nervoso e puxado, mesmo assim a equipe do Santo Antônio mostrou domínio do passe de bola, mas sem acertar as finalizações não conseguiu abrir o placar. Disposto a levar a taça o URV/Pilar esperou a hora certa e marcou faltando 15 segundos para o final do tempo regulamentar. A partida foi para o intervalo em 1x0.

Na volta para o segundo tempo o URV/Pilar voltou mais atento ao jogo, marcando melhor e ampliando a vantagem para 3x0. O Santo Antônio ainda reagiu fazendo um gol e deixando o placar em 3x1. Mas na ansiedade de tentar virar o resultado o Santo Antônio foi todo para o ataque e abriu a guarda, permitindo que o adversário finalizasse o jogo em 4x1.

A vitória do URV/Pilar, sagrando-se bicampeão sobre o Santo Antônio fez a torcida vermelha explodir de alegria e calou a torcida laranja. Esse foi o primeiro bicampeonato conquistado pelo clube que saiu vitorioso da temporada 2012 invicto. Mérito também para o goleiro Rayoni Fernandes, escolhido o melhor da competição.

Com um público de quatro mil torcedores para acompanhar a final no ginásio Senador Luiz de Barros fica a prova que o Campeonato de Futsal de São Gonçalo já é o maior do Rio Grande do Norte, seja pela torcida, seja pelo número de equipes na disputa. A premiação também faz a diferença. O URV/Pilar, além de receber um belo troféu foi premiado com R$ 7 mil. O Santo Antônio, vice-campeão, recebeu o troféu de segundo lugar e mais R$ 3 mil e 500.

O terceiro lugar da temporada 2012 de futsal ficou para a equipe do Suvacão (Guanduba) que venceu por 3x1 em cima do Alvorada (Jardim Lola), na partida preliminar da noite. O prefeito Jaime Calado agradeceu aos atletas e elogiou o empenho dos clubes. “É bonito ver como o esporte atrai famílias para dentro dos ginásios e dos campos. Ver esse ginásio lotado mostra que nosso investimento foi bem empregado. Estamos aqui oferecendo um lazer gratuito para as pessoas e revelando grandes talentos do futsal”, declarou Jaime.

Fotos de Isaias Carlos - Fonte: SECOM
DSC_7847.JPGDSC_7944.JPGDSC_7938.JPGDSC_7911.JPG


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Em comunicado a Justiça Eleitoral, Assembleia confirma que abriu processo sobre cassação de Dibson Nasser

Dibson Nasser - Foto: Divulgação


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte enviou comunicado a Justiça Eleitoral confirmando que desde o dia 14 de dezembro foi aberto o processo legislativo sobre a cassação do deputado estadual Dibson Nasser. A perda do mandato foi decretada pelo Tribunal Regional Eleitoral. No entendimento do Juiz relator Jailsom Leandro o Judiciário decreta a cassação, a Assembleia irá declarar.
“Nos termos dos dispositivos citados, o Judiciário decreta e o Legislativo Estadual declara.
Conquanto não se destine a discutir o mérito jurídico da decisão judicial, posto que a decisão da Mesa Diretora da Assembleia se limitará a declarar a perda do mandato já decretada pela Justiça Eleitoral (art. 55, inciso V e §3º da CF/88), o procedimento legislativo não dispensa sejam assegurados o direito de defesa e o devido processo legal, incluído neste a exigência de finalização no prazo improrrogável de 30 (trinta) dias, constante do artigo 36, §5º, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte”, escreveu o magistrado na decisão.
O caso da cassação do deputado Dibson Nasser já foi alvo de discussão no Tribunal Superior Eleitoral. Em decisão monocrática da ministra Nancy Andrighi foi negada ação cautelar já que havia embargo de declaração ainda a ser apreciado no Tribunal Regional Eleitoral. Embargos impetrados por José Adécio e agora negados.
Da redação com TN Online

Vídeo flagra momento em que águia tentava "roubar" bebê no Canadá



Está circulando desde ontem  no YouTube um vídeo que mostra o momento exato em que uma águia tenta levar uma criança de aproximadamente um ano de idade, enquanto o bebê brincava em um parque no Canadá. A ação foi flagrada por um homem que tambéme estava no parque, na cidade de Montreal. 

Na ação, a águia chega a levantar a criança por quase um metro de altura, mas deixa escapar quando o adulto corre em direção ao bebê.

Confira o vídeo.



Policial é acusado de estupro na delegacia de Barra de Maxaranguape

Um policial civil, chefe de investigações na Delegacia de Barra de Maxaranguape, foi acusado de estupro por uma mulher de 26 anos que preferiu não se identificar. Segundo o relato da mulher à Corregedoria da Polícia Civil, a jovem acompanhou o cunhado, que é menor de idade, até a delegacia para a realização de um procedimento.

Após os trâmites normais de realização de boletim de ocorrência, o chefe de investigações, que terá o seu nome preservado até que se confirme o crime, supostamente trancou a mulher numa sala e a obrigou a fazer sexo oral nele.

"Ele me agarrou pela cabeça com força e me obrigou a fazer uma 'boquinha' nele", contou. Resistindo, a mulher foi forçada e realizou o ato por medo de represálias. O fato aconteceu na última sexta-feira (14), mas só agora a jovem procurou a imprensa para divulgar o escândalo.

A mulher de 26 anos é casada, tem dois filhos e está grávida do terceiro filho, com dois meses de gestação. "Me sinto suja, imunda depois disso. Não consigo sequer olhar para o rosto do meu marido nem dos meus filhos", disse, chorando.

O delegado geral de Polícia, Fábio Rogério, preferiu não se pronunciar sobre o caso até que as investigações sejam finalizadas, mas garantiu que o chefe de investigações será transferido imediatamente para outra delegacia.

Segundo informações de fontes, o agente da Polícia Civil já tinha sido transferido da 7ª Delegacia de Polícia, no bairro das Quintas, por suspeita de ter praticado o mesmo delito.

Fonte: TN Online

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Vereadores fixam em R$ 17 mil seus salários; prefeito receberá R$ 20 mil

Natal já detém o título de segundo maior salário de vereador do país, segundo dados da ONG Transparência Brasil. E na tarde desta terça-feira (18), os vereadores de Natal aumentaram R$ 2 mil reais em seus salários. Passou de R$ 15 mil para R$ 17 mil. O reajuste foi fixado em segunda votação, em sessão extraordinária na Câmara Municipal de Natal. Entre os 24 parlamentares, apenas o vereador George Câmara votou contra o aumento.

O salário do vereador natalense perde para o carioca em R$ 13. Contudo, a população da capital potiguar é oito vezes menor do que a capital fluminense. O cálculo é feito com base no custo anual do vereador. Ainda segundo levantamento da ONG Transparência Brasil - referência nacional no combate à corrupção -, o custo anual do vereador natalense é de pouco mais de R$ 2,2 milhões, contra R$ 7,8 milhões do legislador do Rio de Janeiro. 

A sessão desta terça também definiu reajuste no salário do prefeito, que passa dos atuais R$ 14 mil para R$ 20 mil. O vencimento do vice-prefeito passa de R$ 11,2 mil para R$ 16 mil (fixado em 80% do valor salarial do prefeito). O subsídio mensal dos secretários municipais, do procurador geral do município, do controlador geral do município e dos presidentes da Administração Indireta ficou fixado em R$ 12 mil.

Voto contra
George Câmara justificou seu voto contra em favor do sindicato dos servidores efetivos da própria Câmara Municipal de Natal. "Pela dificuldade do pleito dos servidores ser recebida pela mesa diretora, não posso aprovar esse aumento com tanta facilidade". 

A CMN abriga hoje mais de 300 servidores na casa. No último ano eles conseguiram aprovação do Plano de Cargos e Carreira. E na sessão da Câmara, eles esperavam ansiosos a inclusão do percentual de aumento para eles, a vigorar a partir da data base - março - de 2013.

"A gente quer pelo menos o valor da inflação do ano, ne?", aspira o presidente do Sindicato dos Servidores das Câmaras Municipais da Região Metropolitana, José Marcelino da Silva Filho. "Se puder ser um pouquinho mais, já que eles pediram um aumento grande pra eles...", concluiu.

Como vigora o aumento
A proposta votada nesta terça pelos vereadores serve para o próximo mandato, já que são impedidos de legislar em causa própria. A lei é autorizativa e passará a vigorar apenas em janeiro de 2015. Há uma lei nacional que escalona os salários dos parlamentares: os vereadores devem ganhar até 75% dos deputados estaduais, e os deputados estaduais, até 75% dos deputados federais. Dessa forma, o reajuste proposto pelos vereadores entra em vigor quando os atuais deputados federais votarem o reajuste da próxima bancada federal, ou seja, no fim de 2014, para efeito em fevereiro de 2015.

Já o salário do prefeito depende da aprovação do próprio e passa a vigorar em julho de 2013. A proposta inicial de aumento para o prefeito, aprovada em primeira votação, foi de reajuste de 78%, ou R$ 11 mil. Seu salário passaria de R$ 14 mil para R$ 25 mil. Esse aumento foi uma proposta discutida entre a atual Mesa Diretora da Câmara, formada pelo presidente Edivan Martins, e os vereadores Júlio Protásio e Albert Dickson, e a equipe de transição do prefeito eleito, Carlos Eduardo Alves. Uma emenda parlamentar apresentada nesta terça pela mesma Mesa Diretora reduziu o aumento para R$ 6 mil (ou reajuste de quase 50%). 

Verba de gabinete
Afora os salários, cada vereador também recebe verba de gabinete. Essa verba serve para serviços e locações. Geralmente é usada para locação de carro, telefone e computadores, compra de gasolina para abastecer o carro locado, material gráfico e marketing. Em Belo Horizonte, a verba de gabinete recebida por cada um dos 24 vereadores - o mesmo número de parlamentares natalenses - é de 15 mil. Na Câmara Municipal de Natal, o valor atual da verba de gabinete é de R$ 17 mil.

Cargos comissionados
Além do salário e da verba de gabinete, os vereadores de Natal também recebem R$ 21 mil para contratação de dez funcionários mediante cargo comissionado, com salários escalonados. São dois cargos com salários de R$ 750; três cargos com salário de R$ 1,5 mil; dois cargos com R$ 2,5 mil; mais dois com R$ 4 mil; e um maior, com vencimento de R$ 6 mil, totalizando os R$ 21 mil.

Pela derrubada dos salários
Sem sinal de movimento estudantil ou da sociedade em frente à Câmara, a única manifestação contrária aos aumentos votados nesta terça foi de partidos políticos de oposição. A vereadora eleita, Amanda Gurgel, distribuiu manifesto defendendo a "derrubada do aumento do slário de vereadores, prefeito e secretários". E mais: defende que os vereadores recebam salário igual ao do trabalhador, calculado pelo DIEESE e "suficiente para seus gastos de alimentação, moradia, vestuário, saúde... suficiente para viver, sem mordomias e privilégios".

Fonte: DN Online