sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sistema Único de Saúde (SUS) é tema de conferência em São Gonçalo


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, participou da abertura da 5ª Conferência Municipal de Saúde na manhã desta quinta-feira (14). O evento contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, além da secretária municipal de Saúde, Clotildes Macedo, o vereador Eraldo Paiva, representando a Câmara Municipal, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco de Assis, e outras autoridades.
Domício falou sobre as dificuldades enfrentadas na gestão da saúde. “Sempre que posso faço questão de participar das conferências para estar mais próximo e conhecer a realidade de cada local. Todas as pesquisas revelam que a saúde é um serviço prioritário para o cidadão e por isso é importante debater esse tema complexo e aprimorar o serviço oferecido”, disse o secretário.
O prefeito Jaime Calado enfatizou a importância do atendimento. “Esse é um momento democrático, onde podemos discutir as melhorias na saúde desejadas pelos usuários. A humanização no atendimento é importantíssima para que, aqueles que recorrem à rede municipal de saúde, se sintam bem acolhidos”, declarou.
A conferência que abordou o tema “Todos usam o SUS: SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, é resultado de 14 pré-conferências que foram realizadas nas comunidades para definir os 120 delegados, sendo escolhidos 16 para participar da conferência estadual, prevista para acontecer no período de 27 a 29 de setembro.
Entre os palestrantes estavam Teresinha Rego, coordenadora de planejamento da Secretaria Estadual de Saúde, que falou sobre o tema central e a secretaria municipal de Saúde de São Gonçalo, Clotides Macedo, mostrou os avanços e desafios do SUS na Secretaria Municipal de Saúde do município.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco de Assis, o objetivo da conferencia é definir propostas para melhorar o SUS no município. “Esse evento é uma oportunidade do poder público, junto com as representações dos servidores e os usuários elencarem propostas para melhorar os serviços de saúde no município de São Gonçalo”.
Fonte: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário