domingo, 13 de janeiro de 2013

Falta de chuvas deixa situação ainda mais crítica no RN

noticia

A falta de água afeta as comunidades do interior

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e a Emparn informam que o Rio Grande do Norte inicia o ano de 2013 em situação precária com relação ás chuvas. Além disso, de acordo com os modelos numéricos de previsão do tempo e do clima, a região deverá ter uma continuidade da chuva irregular pela frente, impedindo o abastecimento adequado dos reservatórios. 

Já estamos na metade do mês de janeiro e até agora não choveu. A falta de chuvas e o baixo nível dos reservatórios é motivo para mais de 140 cidades do estado decretarem situação de emergência, afetando milhares de pessoas.

As últimas medições feitas nos principais reservatórios mostram uma situação preocupante. Sem chuvas há 18 meses, a água está se evaporando nas duas principais bacias hídricas do Estado.

Na bacia Apodi/Mossoró, o volume médio dos açudes e barragens é de 49,16%. Dados atualizados mostram que a barragem de Pau dos Ferros está praticamente seca. Na bacia Piranhas/Açu, a média de dezembro dos reservatórios é de 48%.

O sinal vermelho, no entanto, acendeu em praticamente todas as cidades da região Seridó. O açude Itans, por exemplo, em Caicó, está com 28,2 milhões de metros cúbicos d'água, ou 34,5% de sua capacidade. A estiagem obriga muitas pessoas que residem em zonas rurais a percorrerem longas distâncias em busca de água. 

Segundo os meteorologistas, a expectativa de chuvas para o Nordeste é de temporais isolados e irregulares. Isso significa poucos dias com chuva muito forte e vários dias sem chuva, ou com precipitação esparsa e fraca.

De acordo com o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, este tipo de chuva não é a ideal para a região. Segundo ele, a expectativa é de fechar janeiro e fevereiro com menos chuva do que o normal. "Depois não deve haver reuperação, pois já devemos entrar no período climatologicamente mais seco”.
Fonte: JM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário