sexta-feira, 21 de janeiro de 2011


Golpes nas redes sociais cresceram 90% em 2010. Veja como se proteger

Do UAI.COM.BR

De acordo com um relatório apresentado pela empresa de segurança online Sophos, dois em cada cinco perfis de rede social já receberam algum tipo de vírus enviado por meio de sites como Facebook e Twitter.

Em comparação a 2009, esses números representam um aumento de 90% na tentativa e eventual sucesso dessas infecções digitais. Dessas, 67% foram resultado de spam em redes sociais.
Além de entretenimento e relacionamento, as redes sociais também trazem alguns perigos, principalmente quando falamos de privacidade. Confira as dicas para que sua navegação e interação fique ainda mais segura!

Veja algumas dicas:
Dica 1: Cuidado com o excesso de informações pessoais: as cinco coisas que você nunca deve compartilhar
Redes sociais significa abrir e compartilhar informações online com outras pessoas, mas existem informações que você nunca deve compartilhar online. Nunca forneça data de nascimento, endereço residencial, número de telefone (telefone comercial pode ser uma exceção) e Estado onde nasceu.

Dica 2: Personalize as opções de privacidade
Cada vez mais, os sites de relacionamento social estão dotando os usuários com maior controle sobre suas configurações de privacidade. Nas seções sobre privacidade, descubra as opções para limitar quem pode ver diversos aspectos de suas informações pessoais

Dica 3: Não confie, verifique
Antes de fornecer informações demais ou clicar em links, você precisa confirmar se uma página que supostamente é de um amigo pertence de fato a ele.

Dica 4: Evite compartilhar detalhes pessoais acidentalmente
Você não colocaria um aviso deste tipo na porta de casa: “Ausente no fim de semana… Retorno na segunda-feira”. Ferramentas das redes sociais como “o que você está fazendo agora facilitam o vazamento de dados que você não forneceria normalmente (nem a amigos, nem a estranhos). Cuidado com as informações que você divulga, pois outras pessoas podem utilizá-las com propósitos nefastos.

Dica 5: Pesquise a si mesmo
É uma boa idéia pesquisar seu nome no Google e checar seu perfil do modo que outras pessoas o vêem em sites de social networking. Entenda onde você está aparecendo e quais informações estão disponíveis sobre você. Depois retifique adequadamente seu perfil, suas configurações e seus hábitos. Não se preocupe, não é demonstração de vaidade pesquisar seu nome uma vez por mês.

Dica 6: Esqueça o concurso de popularidade
Quanto mais amigos você tem significa que mais pessoas, incluindo estranhos, agora têm acesso a mais informações sobre você. Se você classifica como amigos somente os indivíduos que realmente se tornam seus amigos, então suas informações pessoais não correm risco de uso inadequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário