terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Mais de 30% dos voos atrasam no 1º dia útil

São Paulo (AE) - O primeiro dia útil do ano foi marcado por atrasos e cancelamentos nos aeroportos do País. Ontem, 34,9% dos 2.236 voos domésticos atrasaram e 3,5% (78) foram cancelados, causando transtornos a milhares de passageiros. A situação mais complicada ocorreu com a TAM, companhia que registrou atrasos em mais da metade dos voos programados.


mister shadow/aeClima era de reclamação e incertezas nos aeroportos de todo o país, ontem, devido à volta para casaClima era de reclamação e incertezas nos aeroportos de todo o país, ontem, devido à volta para casa
Os parentes do médico Marcos Andrade, de 37 anos, sofreram com os atrasos. Ao sair de Florianópolis, eles enfrentaram atraso de uma hora e só decolaram às 10h50. Chegaram a tempo do voo de conexão para Salvador, onde moram, mas não decolaram porque a TAM já os havia remanejado. Tiveram de ficar no Aeroporto de Congonhas até as 20 horas para o próximo voo. “O pior é que as empresas fazem como se nada tivesse acontecido”, diz a mulher de Andrade, Luciana, de 35 anos.

O maior número de atrasos estava exatamente nos principais aeroportos de São Paulo - Guarulhos e Congonhas -, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Às 19 horas, Congonhas registrava 82 atrasos, o que significa 41% do total de 200 voos programados. O aeroporto foi o que teve o maior número de cancelamentos no País, 19 (9,5%). Em Guarulhos, os atrasos atingiram 77 voos de 184 - 41,8% do total.

Situação também difícil nos aeroportos de Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. No Tancredo Neves, na capital mineira, 52,1% dos voos atrasaram. No Distrito Federal, esse número era de 48,3%. No Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foram 32,1% de atrasos e 6,6% de voos cancelados.

Os passageiros já haviam enfrentado longas esperas no terminal carioca no dia 1º. Mais de 30% dos voos que sairiam do Santos Dumont foram cancelados no primeiro dia de 2011. De acordo com a Infraero, não houve registro de problemas nos aeroportos que pudessem causar os transtornos. A empresa informa que somente dois aeroportos foram fechados ontem, ambos em Minas Gerais: o de Confins, entre 6 horas e 7 horas, e o de Uberlândia, das 7 horas às 8h55.

Empresas

Condições meteorológicas e também o grande número de passageiros do período de festas de fim de ano estavam entre as justificativas dadas pelas empresas para os problemas desta segunda-feira (03). A Webjet, que teve atrasos em 44 voos, de um total de 113 - o que significa 38,9% -, também citou as restrições meteorológicas em Confins (MG) como motivo para os transtornos. A empresa não havia cancelado nenhum voo até as 19 horas.

Com 23% de atrasos e 3,2% de cancelamentos, de um total de 686 decolagens, a Gol também citou as condições meteorológicas adversas como motivo.

A TAM registrou 56% de atrasos - 394 dos 704 voos programados. Trinta e um voos foram cancelados (4,4%). A companhia informou, por meio de nota, que “um conjunto de fatores dificultou a operação”. A empresa alega que houve “interrupções pontuais” em alguns aeroportos por causa da meteorologia, o que teria prejudicado conexões.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que acompanhou as operações da TAM para apurar as causas dos atrasos registrados pela empresa. A agência ressalta que o número de cancelamentos foi dentro do considerado normal. Todas as empresas afirma que deram assistência aos passageiros. O primeiro dia útil de 2010 foi mais tranquilo. Dos 2 447 voos do dia, houve 24,9% de atrasos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário