quarta-feira, 24 de agosto de 2011


Embaixador da Palestina pede apoio do PCdoB para ingresso na ONU


Moção de apoio à integração da Palestina na Organização das Nações Unidas (ONU), aprovada na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, foi entregue ao embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Azeben. O documento é a materialidade do apoio que o embaixador pediu à bancada do PCdoB na Câmara em visita de cortesia na noite desta terça-feira (23), em Brasília.


Calebe Pacheco
Embaixador da Palestina pede apoio do PCdoB para ingresso na ONU
Manuela entregou cópia da Moção de Apoio aprovada na CDH ao embaixador sob olhares do líder Osmar Júnior.
O embaixador da Palestina pediu que a solidariedade dos amigos “seja visível e palpável, com presença física e coberturas jornalística”. Os parlamentares comunistas lembraram a tradição do Partido de solidariedade à causa palestina e se comprometeram a ajudar o país a conquistar a sua integração na ONU.

A solicitação à ONU será feita em setembro próximo pela Organização para a Libertação da Palestina (OLP), reconhecida internacionalmente como única e legítima representante do povo palestino. O pedido exige que seja reconhecido como Estado palestino o espaço físico tendo como fronteiras as linhas de 1967, compreendendo a Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental como capital. 

Para o embaixador, “uma manifestação da Câmara é fundamental, porque representa o povo brasileiro”. Ele disse que “contamos com apoio da grande maioria da comunidade internacional e esperamos contar com ela porque a integração da Palestina à ONU é uma questão de justiça e legalidade, que exige sua presença física como Estado”.

Até setembro, quando sairá a palavra final, o embaixador da Palestina vai contar com manifestações públicas dos parlamentares do PCdoB em favor do seu pleito. O líder do PCdoB na Câmara, deputado Osmar Júnior (PI), e a deputada Manuela d´Ávila vão também intermediar o encontro do embaixador palestino com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), a quem também pedirá apoio e solidariedade.

“Apoiar o povo palestino é apoiar todos os povos em sua caminhada de paz, justiça e liberdade”, conclui o texto da Moção aprovada na Comissão de Direitos Humanos, e fez parte da fala de todos os parlamentares do PCdoB que fizeram questão de manifestar seu apoio, como Protógenes Queiroz (SP), que lembrou que a relação do partido com a causa palestina é antiga e dispensa mais detalhes sobre o alinhamento do PCdoB com países como a Palestina. 

Para Jô Moraes (MG), a bancada vai sistematizar atividades no dia que podem ser de discursos no plenário da Câmara ou qualquer outro local público que ocupem. Foi ela quem sugeriu a visita do embaixador da Palestina com a presidente da CDH e o líder da bancada ao presidente da Câmara.

Luciana Santos, vice-presidente do partido e deputada por Pernambuco, também destacou a tradição dos comunistas de solidariedade à causa palestina e à resistência do povo palestino. “Vamos estar todos à disposição para colaborar”, disse. Ela manifestou esperança de que o ingresso do Estado palestino na ONU se concretize, destacando que a luta do povo da Palestina já atingiu novo estágio, tendo quebrado algumas resistências. 

O deputado João Ananias (CE) manifestou desejo de desenvolver qualquer atividade que ajude a causa palestina porque, segundo ele, representa o estabelecimento da justiça de uma situação negligenciada pelo mundo.

Os demais parlamentares que participaram da reunião, como os deputados Assis Melo (RS), Chico Lopes (CE), Daniel Almeida (BA) e Aldo Rebelo (SP), além do senador Inácio Arruda (CE), concordaram com o texto da Moção da CDH que diz que “uma paz justa e duradoura pressupõe a criação, de fato, do Estado da Palestina, e a inclusão deste como membro pleno da ONU, com todos os direitos e deveres inerentes.”

















De Brasília
Márcia Xavier


Nenhum comentário:

Postar um comentário