quinta-feira, 11 de abril de 2013

Município de Touros/RN debate implantação da Previdência Própria

Prefeito de Touros/RN Ney Leite
 - Foto: Efigenio Silva

Nesta quarta-feira, 10 de abril de 2103, a Câmara Municipal de Touros em sessão ordinária realizou Audiência Pública, para debater o Sistema de Previdência Própria a ser implantado no município. O plenário do legislativo tourense estava lotado para ouvir e debater sobre o assunto ora em discussão. O Prefeito Ney Leite, se fez presente e participou por várias vezes tirando dúvidas e adentando alguns argumentos que é de seu conhecimento a respeito do conteúdo em Pauta.

O ex-vereador João Maria França, participou concordando em alguns pontos e pedindo explicação em outros. O ex-parlamentar participou da audiência por mais de uma vez usando o microfone da casa e pedir esclarecimento a Dr. Sandra expoente do debate ora em Volga na Câmara.

O representante da Regional do SINTE/RN, professor Francisco Jailson, também fez uso da oratória citando outros debates que participou sobre a questão da previdência própria, inclusive, a do município de Mossoró, onde teve a oportunidade de participar e a debatedora era a Drª. Sandra. E naquele momento foi interessante para tirar dúvidas e saber realmente o papel desse sistema previdenciário.



 Vários vereadores participaram fazendo uso da palavra medindo esclarecimento, tirando dúvidas e questionando, como: Edvaldo Medeiros (PPS), Pedro de Cajueiro (PPS), Diassis (PTB), e Flávio Tetê (PPS); Izabel Cristina (PP), Diego Cavalcante (DEM), Virgílio Câmara (PSD) e Nalvinha da colônia (PT do B); Fernanda Rocha (PR), Joab Nascimento (PSB) e Francisco Vieira, mesmo sendo oposição já declarou seu voto a favor. Faltaram a sessão os vereadores, Dedé da Serra Verde e Felipe França.

Dr. Sandra deu exemplo de vários municípios que adotaram Regime Próprio da Previdência no Brasil que são mais de novecentos municípios, e apenas hum como negatividade que o prefeito teve que desolver a verba desviada. Sandra citou São Gonçalo do Amarante/RN, como exemplo que vem dando certo o IPREV - Instituto da Previdência Própria, e que é administrado por duas pessoas e auxiliares. Relatou que São Gonçalo teve uma economia de aproximadamente de R$ 150.000,00 (Cento e cinquenta mil reais) mês. E Touros terá uma economia de R$ 68.000,00 (sessenta e oito mil reais) mês, em relação ao que é repassado ao INSS. Esse valor segundo a debatedora poder oscilar chegando a mais. Finalizou Sandra.

O chefe do Executivo Municipal Ney Leite, empolgado com a receptividade dos vereadores e do público presente pela aceitação da proposta disse: Esse debate vai continuar para que toda sociedade de Touros tome conhecimento, será convocado uma nova audiência pública, desta feita, na Escola Municipal Junqueira Aires, terça-feira, 23 de abril de 2013, no turno matutino, com a participação de todos (as) que interessarem. O comunicado será pelos meios de comunicação, inclusive com carro de som circulando pela cidade. Na terça-feira, porque e o dia de feira na cidade e todas as comunidades estão na sede do município. Explicou o prefeito.

Fonte: Da redação por Efigênio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário