3/11/2010 - 13:24 | Atualizada em: 23/11/2010 às 13:24
Saiba como é possível prevenir e tratar a celulite com a nutrição funcional
Gabriel Miranda - Redação Saúde Plena
Muito se tem falado sobre o que causa a celulite. Entre as explicações, as teorias que mais se destacam são a alérgica, a tóxica, a circulatória, a metabólica, a bioquímica e até a hormonal. O que pouco se fala, no entanto, é que é possível prevenir e tratar a celulite com a nutrição funcional, considerada um dos melhores meios para se obter resultados satisfatórios contra os “furinhos indesejados” que incomodam a maioria das mulheres.
A nutrição funcional possibilita um tratamento individualizado, baseado na bioquímica pessoal de cada indivíduo – com isso, o equilíbrio do organismo é mantido, além de prevenir doenças. É importante saber que a celulite é uma patologia causada por vários fatores, e por isso é fundamental conhecer suas reais causas, para então iniciar um tratamento que inclui a mudança de hábitos alimentares, retirando o que não faz bem (desintoxicação) e incluindo novos alimentos – sempre de acordo com a avaliação individual do paciente.
Problemas intestinais são uma das principais causas da celulite e de diversas outras doenças.
Os alimentos alergênicos têm um papel muito importante na formação da celulite. Cada indivíduo tem suas sensibilidades alimentares e individualidade bioquímica, ou seja, muitas vezes ingere uma alimentação não adequada ao seu organismo. Esses alimentos comprometem a saúde intestinal e o desequilibram, podendo gerar diversos processos inflamatórios, como a celulite, um dos maiores que o organismo apresenta.
Alimentos que devem ser evitados a fim de combater a celulite
- Carne vermelha;
- Açúcar;
- Gorduras;
- Refrigerantes;
- Bebidas alcoólicas.
Eles prejudicam a pele e aumentam a velocidade do envelhecimento devido às toxinas presentes.
- Açúcar;
- Gorduras;
- Refrigerantes;
- Bebidas alcoólicas.
Eles prejudicam a pele e aumentam a velocidade do envelhecimento devido às toxinas presentes.
- O refrigerante é um dos principais inimigos para quem quer fugir da celulite, pois eles aumentam a velocidade do envelhecimento devido às toxinas presentes.
- O sal/sódio também é apontado como um “veneno” para a celulite, pois o sal ajuda o organismo a reter liquido. Desta forma, prejudica a circulação, que está muito envolvida no processo da celulite – um problema circulatório e inflamatório.
Alimentação anti-celulite
Os alimentos bons para combater a celulite são os que contenham cobre e manganês, que podem ser encontrados no azeite de oliva extravirgem, castanha-do-pará, soja, amêndoas, feijão, lentilha, lima da Pérsia. Vitamina A e betacaroteno também são indicados, pois podem ser encontrados em alimentos amarelos ou alaranjados, como tomate, cenoura, mamão e abóbora. São alimentos antiinflamatórios capazes de melhorar a inflamação local e sistêmica e ainda fornecem nutrientes para ativação de metabolismo. Esses alimentos devem fazer parte da rotina diária de alimentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário