terça-feira, 23 de novembro de 2010

Confira os números do ABC na Série C 2010 Por Marcos Trindade, do Blog do DN Online O ABC foi absoluto na Série deste ano. Das 14 partidas que disputou só perdeu duas. O aproveitamento foi superior a 61 por cento. Para chegar ao inédito título de campeão brasileiro, o Alvinegro usou 26 jogadores. Com destaque para o goleiro Welligton e o zagueiro Tiago Garça que jogaram todos os jogos. Veja os números do título: Resumo da campanha: Posição geral: campeão Pontos ganhos: 26 Jogos: 14 Vitórias: 07 Empates: 05 Derrotas: 02 Aproveitamento: 61,90% Gols pró: 19 Gols contra: 08 Saldo pró: 11 Artilheiros: 05 gols: Cascata 03 gols: Leandrão 02 gols: João Paulo 02 gols: Claudemir 02 gols: Jáckson 01 gol: Zulu 01 gol: Ederson 01 gol: Leonardo 01 gol: Renatinho Potiguar 01 gol: Bileu Renda e público: Total de renda bruta: R$ 1.162.120,00 Jogos em casa: 07 Média por jogo: R$ 166.017,00 Total de público pagante: 63.740 Jogos em casa: 07 Média por jogo: 9.106 Jogadores que atuaram: 14 jogos: Welligton (goleiro) 14 jogos: Tiago Garça 13 jogos: João Paulo 13 jogos: Basílio 13 jogos: Renatinho Potiguar 12 jogos: Leonardo 12 jogos: Ricardo Oliveira 11 jogos: Éderson 11 jogos: Claudemir 10 jogos: Everton Cézar 09 jogos: Cascata 07 jogos: Lisa 07 jogos: Bileu 07 jogos: Leandrão 06 jogos: Gabriel Potiguar 06 jogos: Pio 06 jogos: Suéliton 06 jogos: Jáckson 05 jogos: Eraldo 04 jogos: Felipe Moreira 04 jogos: Diego Padilha 03 jogos: Renatinho Carioca 01 jogo: Zulu 01 jogo: Juliano 01 jogo: Edson 01 jogo: Jorge Preá Total de jogadores: 26 O técnico: 14 jogos: Leandro Campos

Dsisputada desde 1981, quando era chamada de Taça Bronze, a atual série C do Campeonato Brasileiro chega ao seu final amanhã, com a decisão entre ABC e Ituiutaba/MG. Para o torcedor que quer ver a taça antes da grande final, ela está sendo exposta em uma livraria de um grande shopping de Natal, até a tarde de hoje. Depois, o troféu segue para a Federação Norte-Riograndense de Futebol, onde fica até ser levada para o estádio Frasqueirão, amanhã, para ser entregue ao novo campeão brasileiro da série C.


Júnior SantosMesmo faltando a partida decisiva contra o Ituiutaba, os torcedores alvinegros não perderam tempo e foram visitar a taça do Campeonato Brasileiro da Série C. Troféu será entregue amanhã, no FrasqueirãoMesmo faltando a partida decisiva contra o Ituiutaba, os torcedores alvinegros não perderam tempo e foram visitar a taça do Campeonato Brasileiro da Série C. Troféu será entregue amanhã, no Frasqueirão
Pela primeira vez, os dois times decidem uma competição de nível nacional e o vencedor, vai entrar de vez na história do futebol do país. Caso o adversário alvinegro consiga reverter a vantagem da equipe potiguar, será a segunda vez que um time de Minas Gerais fica com a taça. Aliás, o América/MG é o atual campeão, quando, ano passado, derrotou o ASA/AL, na grande final. O Rio Grande do Norte chegou perto de se sagrar campeão, com o América em 2005, quando ficou com o vice campeonato. 

Apenas um time conquistou a série C por mais de uma vez. O Atlético/GO, que atualmente disputa a elite do futebol brasileiro, levantou a taça no ano de 1990 e em 2008. A única vez que a região Nordeste foi campeã da disputa, foi em 1997, com o Sampaio Corrêa/MA. “Trabalhamos o ano todo para chegar nesse momento. Sabemos que o Ituiutaba é um adversário muito difícil, que vai querer vencer o ABC para conquistar o título, mas, também queremos essa taça. Vamos fazer de tudo para que ela fique, em definitivo, aqui em Natal”, afirmou o volante Ricardo Oliveira, capitão alvinegro, que pode ser o encarregado de levantar o troféu, caso o ABC seja campeão.

Sem grandes conquistas de expressão nacional nos últimos anos, a região Norte aparece na frente da Nordeste, em títulos da série C conquistados. Dois para os times da região vizinha e apenas um para os clubes nordestinos.

O estado que tem mais campeões da série C é São Paulo, com sete conquistas. Somando as duas do Rio de Janeiro, uma com o Duque de Caxias e outra com o Olaria, que foi o primeiro campeão, em 1981 e o título do América/MG, ano passado, faz da região sudeste a maior vencedora, com 10 títulos brasileiros da Terceira Divisão. A região Centro Oeste, com o bi-campeonato do Atlético/GO e os títulos do Brasiliense (2002) e Vila Nova (1996), aparece em segundo no ranking. O Sul, com Avaí (SC), Malutron (PR) e Criciúma (SC), vem em terceiro, com os três títulos conquistados.

Se depender dos jogadores do ABC, a taça veio para ficar em Natal. “Nós, jogadores, não pensamos em outra coisa que não seja conquistar o título. Se a taça já chegou a Natal, temos que fazer por onde, dentro de campo, que ela permaneça aqui. Mas, sempre respeitando a equipe do Ituiutaba, que tem bons jogadores”, disse o atacante João Paulo.

No último treino, João Paulo fica na reserva 

Parece que a grande dúvida que pairava nas cabeças dos torcedores do ABC foi desfeita com a realização do último treino coletivo antes da decisão de amanhã contra o Ituiutaba. O técnico Leandro Campos escalou a equipe titular com Cascata jogando no ataque, ao lado de Leandrão, mantendo a mesma equipe que derrotou a equipe mineira na primeira partida da decisão. Com isso o atacante João Paulo, artilheiro do time na temporada com 33 gols, deve experimentar o banco de reservas pela primeira vez dentro da competição. Mas, mesmo que seja apenas um tática do treinador abecedista para enganar o adversário, os jogadores estão tranquilos, caso sejam colocados na reserva.

Foi o que disse o volante Pio, que vive a expectativa de ser mantido na equipe principal. “ Mágoa, caso eu seja o escolhido para deixar o time principal, não vou ter. Mas, confesso que vou ficar um pouco chateado, já que venho jogando há bastante tempo com os meus companheiros, tendo um ritmo bom dentro das partidas e na hora da decisão, ficar de fora. Quem manda é o treinador e quem tem que resolver é o Leandro Campos. Se não puder começar a partida, vou tentar ajudar meus companheiros de alguma forma, para que o ABC conquiste esse título”, afirmou o atleta.

Sobre quem é o melhor parceiro para atuar no ataque ao seu lado, o centroavante Leandrão  desconversou e elogiou tanto Cascata, quanto João Paulo. “Na verdade, não muda muito de estilo, se qualquer um dos dois jogarem. O Cascata se destaca pela inteligência e o João Paulo é um jogador de velocidade e dribles. O que eu queria mesmo é que o nosso treinador enviasse um ofício para a CBF pedindo para escalar o time com 12 jogadores. Assim, sobraria qualidade para o ABC”, brincou o atacante.

O capitão Ricardo Oliveira também não quis escolher entre Pio e Cascata, no meio-campo. “O Pio dá mais força de marcação ao setor. Já o Cascata é um jogador diferenciado, que pode decidir em um lance. Mas, tenho certeza de que quem entrar, vai fazer de tudo para conquistar a vitória, que é o único resultado que nos interessa”, disse.

O técnico Leandro Campos preferiu não polemizar. “Temos um elenco com 28 jogadores e todos com capacidade”, finalizou.  

Um comentário:

  1. Parabenizar o ABC FC, pela bela campanha na série C do campeonato brasileiro. Um orgulho para o Rio Grande do Norte e para a região do Nordeste, ser campeão nacional é um feito histórico de grande relevância.

    ResponderExcluir