terça-feira, 29 de novembro de 2011

Conferência: Grande desafio é retomar o desenvolvimento para o RN


Apostando no crescimento partidário, na força dos movimentos sociais e no diálogo com as forças do campo progressista, comunistas do Rio Grande do Norte reafirmam a necessidade de um projeto - a partir das eleições municipais de 2012, tendo Natal como centro - que faça frente ao conservadorismo e recoloque o estado no ciclo do desenvolvimento vivido pelo país na última década.

A 13ª Conferência Estadual do PCdoB-RN, realizada no último fim de semana, 25 e 26, na Assembleia Legislativa do RN, em Natal, elegeu a nova direção partidária para o próximo biênio, num processo de discussão política que envolveu aproximadamente dois mil militantes em todo o estado. Foram 120 delegados eleitos, com a mobilização de 52 comitês municipais, incluindo as 20 maiores cidades norte-rio-grandenses, em todas as regiões.


Na abertura da conferência, sexta-feira (25) houve a intervenção de Luciano Siqueira, deputado estadual de Pernambuco e membro do Comitê Nacional do PCdoB. A deputada federal Fátima Bezerra e o deputado estadual Fernando Mineiro, do PT, e Carlos Eduardo, ex-prefeito de Natal, do PDT, marcaram presença, junto a representantes do PSB e do PTdoB, além de vários militantes e dirigentes de entidades do movimento popular.


O sábado (26) foi reservado para os trabalhos de discussão. Após os debates e intervenções da direção e da militância, foi aprovada a resolução política, que agora passa a orientar as tarefas partidárias. Também foram eleitos 41 membros para a direção estadual, com a recondução de Antenor Roberto à presidência do Partido no RN, e a eleição de Urbano Medeiros para a tesouraria. O novo comitê dirigente foi renovado pela participação expressiva de militantes da juventude e dos movimentos sociais.


Oposição consistente ao retrocesso político do RN: deslocar do poder a direita


Segundo a resolução política, o PCdoB tomará a iniciativa de, através do diálogo construtivo com as correntes políticas aliadas, fortalecer, no plano estadual, a base de sustentação ao governo Dilma Roussef, nos termos da Resolução do Comitê Central "Enfrentar a crise mundial impulsionando o desenvolvimento nacional". O documento aprovado também garante que os comunistas renovam sua determinação em contribuir, nas esferas institucional e do movimento social, com a mais firme e consistente oposição às forças que governam o Rio Grande do Norte.


Para Luciano Siqueira, membro do Comitê Nacional, "é inaceitável que o RN não esteja plenamente inserido no ciclo de desenvolvimento do Nordeste. Isso desafia o PCdoB a formular opinião própria a respeito, tecnicamente bem-fundada e politicamente bem-situada para, no diálogo com as forças políticas do campo progressista, darmos conteúdo à luta para deslocar do poder a direita liderada pelo DEM. Esse desafio já se coloca para agora, nas eleições municipais de 2012".
Cristina Rastafári                       

O dirigente avalia que a conferência trouxe à luz, através do debate, as dificuldades momentâneas do campo popular e democrático do RN, que, em certa medida, influenciam também a vida partidária. "Mas esse encontro mostrou um partido unido, determinado e otimista, tanto em relação a dar sequência a vitórias importantes nos movimentos sociais, como também na postura ousada em busca de eleger prefeitos e representantes nas Câmaras Municipais", disse.

Oxigenação partidária e retomada do projeto progressista

Também os dirigentes estaduais demostram otimismo e confiança. Eveline Guerra, reeleita para o Comitê Estadual, não esconde as dificuldades, no entanto, apresenta a disposição que sempre marcou sua vida militante. "A conferência trouxe a avaliação de uma gestão da direção estadual e aponta alguns problemas enfrentados, mas indica também soluções para sua superação. Esse processo é a revitalização do partido, uma oxigenação da vida partidária", afirmou.

Já para George Câmara, vereador em Natal pelo PCdoB, o objetivo de todo o processo foi atualizar a análise da realidade e, dessa leitura, tirar orientações do partido para a conjuntura. "Nesse sentido, a conferência cumpriu seu papel, projetando a atuação para 2012 e cuidando do partido, que é o exército que vai enfrentar a batalha. Três pontos fundamentais foram abordados: a análise da realidade, o projeto para 2012 e o crescimento do partido. Foi uma conferência vitoriosa, com uma política ajustada: a partir de Natal, retomar o projeto progressista para o RN."

A 13ª Conferência fez uma homenagem ao dirigente Jose de Anchieta Ferreirra Lopes, falecido em dezembro último, ex-professor do Departamento de Ciências Sociais da UFRN e Secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária do RN. Anchieta foi responsável pela reorganização do PCdoB na década de 1980 e presidiu os comitês municipal de Natal e do RN. Ao fim dos trabalhos, Albaniza, de Mossoró, também apresentou uma homenagem à Professora Rita Sales, militante comunista recentemente falecida.

Presidente reeleito faz balanço positivo

Para Antenor Roberto, reconduzido à presidência do PCdoB-RN, a conferência foi um processo vitorioso, sustentado pelo espírito militante do partido. O dirigente avalia que a direção cessante atendeu à necessidade de descentralizar as tarefas, superando a falta de condições materiais.
Cristina Rastafári                       

"O grande cimento foi a unidade do partido, e o processo eleitoral mostra o grau dessa unidade: a lista de membros para o próximo comitê estadual, apresentada pela direção que termina seu mandato, foi recepcionada à unanimidade pela militância. Conseguimos um equilíbrio, respeitando os comitês municipais e a realidade partidária. O novo comitê estadual surge com a expectativa de ser um núcleo com o espírito de pertencimento ao partido", avalia o presidente reeleito.

Segundo Antenor Roberto, agora, um grande desafio será mudar a forma de comunicação da direção, entre si e com o conjunto partidário, buscando consonância com a realidade atual da comunicação, hoje de um nível maior e mais rápido. Além disso, é premente a necessidade de assistência descentralizada – que tem como empecilho o limite de recursos – para atender as macrorregiões do estado.

"Temos também de ser um partido de direitos e deveres, com a consciência da necessidade da contribuição e da carteira de militante, que dão o caráter da nossa organização, que é programático, de ideias e de luta", aponta o dirigente.

Conquistar representação no Legislativo e Executivo municipais

Para 2012, Antenor diz que a direção eleita deve dar resposta a dois desafios: os 90 anos do PCdoB, em 25/03/2012, e a 2º Conferência de Gênero, com o debate sobre a participação da mulher na política. Conforme sua avaliação, o processo de conferência demonstrou que o partido obteve um acúmulo, que hoje exige um resultado eleitoral mais concreto, conquistando representação nas câmaras municipais e na administração dos municípios.

"O espírito de renovação da direção, de fazer ajustes, recebeu um crédito do coletivo. E com um dado novíssimo: o retorno da voz juvenil ao fórum dirigente do PCdoB; a juventude volta a ser um berço de lideranças, como sempre foi no histórico partido. Junto a isso, as grandes vitórias nos movimentos sociais se refletem na direção partidária, renovando-a", avalia o presidente.

O dirigente ainda ressalta que o caráter vitorioso de todo o processo restou devidamente marcado: "A conferência foi brindada pela assistência nacional, com o brilho das intervenções de Luciano Siqueira. Também ficou registrado o prestígio do partido, com a presença de representantes do PDT, PT, PSB e PTdoB, o que demonstra que as forças políticas reconhecem que estamos no rumo certo."

Expectativas eleitorais para 2012

Antenor Roberto destaca que o que marca a conjuntura de Natal é, por enquanto, a falta de unidade no campo progressista, por isso, o PCdoB deixa essa discussão em aberto, sempre com a proposição de diálogo, união das correntes políticas verdadeiramente democráticas e retomada de um projeto avançado para a capital.


De Natal,
Ana Cláudia Salomão

Nenhum comentário:

Postar um comentário