terça-feira, 15 de novembro de 2011

Palanques começam a ser articulados na Grande Natal


Arquivo do PN
Jaime Calado (São Gnoçalo do Amarante)
José Pinto Júnior
Fogo de Monturo. Aquele que queima a boca pequena nos bastidores. Esse é o termo melhor para intitular o processo eleitoral de 2012 na Grande Natal. As reuniões e articulações não param. Mas todos negam. Quem está no poder repete que esse é um ano de trabalho e eleição é coisa para o ano que vem.
Mas, as definições da eleição de 2012 desenham os palanques de 2014 em dez municípios onde residem mais de 40% da população. Ou seja, mesmo muita gente que mora na Região Metropolitana de Natal, continua votando em seu município de origem. Esta região decide qualquer eleição. Na capital do estado os nomes mais fortes, a preço de hoje, são ex-prefeitos: Carlos Eduardo Alves e Wilma de Faria. Isso mesmo, caso Wilma entre para valer poderá passar a liderar as pessoas que hoje dão vantagem a Carlos. Outros nomes: Hermano Morais (PMDB), Mineiro (PT). Partidos importantes como o PSD de Robinson Faria, o PP de Paulinho Freire, o PR de João Maia e PMN de Antônio Jácome, irão se concentrar na eleição proporcional.
No município de Parnamirim, o prefeito Maurício Marques (PDT) é candidato a reeleição com o apoio do deputado Agnelo Alves. O PV está batendo cabeça, entre os deputados Paulo Wagner e Gilson Moura. O vice-prefeito Epifânio Bezerra se filiou ao PR, mas a tendência a disputar a reeleição ao lado do prefeito Maurício Marques. O PSDB quer lançar o vereador de oposição Gildásio Figueiredo. O PSOL, Tita Holanda. PCdoB, Walter Fernandes. E o PSC Ronaldo Cruz.
Na terra de Dona Militana, o prefeito Jaime Calado (PR) disse que vai buscar um voto onde quer que esteja para viabilizar sua reeleição. O adversário no município é o deputado Poti Júnior (PMDB). Há possibilidade de aliança estratégica entre os dois líderes visando 2012.
Em Ceará-Mirim, terra dos verdes canaviais, o prefeito Antônio Peixoto deverá enfrentar um candidato do grupo do ex-senado Geraldo Melo (PMDB). Corre por fora Marcilio Dantas, do PP.
No município de Extremoz, o PMDB quer reeleger Klauss Rego. Os adversários são o vice-prefeito Gileno Guanabara e o ex-prefeito Nilton Trindade. Em Nísia Floresta, terra de belas praias e lindas lagoas, os nomes são Camilo Ferreira (DEM) E Eugênio Gondim (PSD), que preside o Legislativo municipal.
No município de São José de Mipibú, o grupo da prefeita Norma Ferreira perdeu força. O grupo de Arlindo Dantas conseguiu o PMDB do vice-prefeito Dr. Arízio Fernandes. Há um espaço para o candidato do PR, Ednaldo Barreto, mas este parece desinteressado no pleito de 2012.
Em Vera Cruz, o prefeito Marcos Cabral (PSB) já foi reeleito e apoiará o sobrinho João Paulo, que é do PMDB. Em Monte Alegre, a prefeita Graça Marques (PSD) é fiel escudeira de Robinson Faria e deverá disputar a reeleição com Severino da Farmácia (PR). Lá será uma briga acirrada.
Em Macaíba, a prefeita Marília Dias (PMDB) é candidata a reeleição. O adversário é o ex-padrinho político: Fernando Cunha Lima. O ex-prefeito Luizinho Soares ainda não decidiu se entra na briga. O conselheiro Valério Mesquita está impedido de falar de política em função do cargo que exerce. Mas, caso decida ser candidato, poderá redesenhar os palanques de 2012 na terra de Auta de Souza.

Fonte: PN ONline


Nenhum comentário:

Postar um comentário