quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CAMPANHA PRÓ AEROPORTO


A CAMPANHA PRÓ AEROPORTO TEM COMO OBJETIVO HOMENAGEAR O MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE, POR ISSO DEFENDEMOS QUE O NOME SEJA AEROPORTO INTERNACIONAL SÃO GONÇALO DO AMARANTE - AISGA. Desta forma o município tornar-se-á conhecido mundialmente e contemplará com grandeza a todos nós sãogonçalenses e norterriogandenses seremos homenageados. A família Alves esta querendo homenagear, in memoriam, Aluízio Alves para atender o egocentrismo familiar.
DEFENDA O NOME DE SÃO GONÇALO PARA O AEROPORTO


SE VOCÊ CONCORDA COM ESSA IDEIA ,VÁ CORRENDO E REPASSE
PARA SEUS AMIGOS(AS)


Fonte: Campanha Portal do Efigênio Silva
fotos: Internet por e-mail 

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Conferência: Grande desafio é retomar o desenvolvimento para o RN


Apostando no crescimento partidário, na força dos movimentos sociais e no diálogo com as forças do campo progressista, comunistas do Rio Grande do Norte reafirmam a necessidade de um projeto - a partir das eleições municipais de 2012, tendo Natal como centro - que faça frente ao conservadorismo e recoloque o estado no ciclo do desenvolvimento vivido pelo país na última década.

A 13ª Conferência Estadual do PCdoB-RN, realizada no último fim de semana, 25 e 26, na Assembleia Legislativa do RN, em Natal, elegeu a nova direção partidária para o próximo biênio, num processo de discussão política que envolveu aproximadamente dois mil militantes em todo o estado. Foram 120 delegados eleitos, com a mobilização de 52 comitês municipais, incluindo as 20 maiores cidades norte-rio-grandenses, em todas as regiões.


Na abertura da conferência, sexta-feira (25) houve a intervenção de Luciano Siqueira, deputado estadual de Pernambuco e membro do Comitê Nacional do PCdoB. A deputada federal Fátima Bezerra e o deputado estadual Fernando Mineiro, do PT, e Carlos Eduardo, ex-prefeito de Natal, do PDT, marcaram presença, junto a representantes do PSB e do PTdoB, além de vários militantes e dirigentes de entidades do movimento popular.


O sábado (26) foi reservado para os trabalhos de discussão. Após os debates e intervenções da direção e da militância, foi aprovada a resolução política, que agora passa a orientar as tarefas partidárias. Também foram eleitos 41 membros para a direção estadual, com a recondução de Antenor Roberto à presidência do Partido no RN, e a eleição de Urbano Medeiros para a tesouraria. O novo comitê dirigente foi renovado pela participação expressiva de militantes da juventude e dos movimentos sociais.


Oposição consistente ao retrocesso político do RN: deslocar do poder a direita


Segundo a resolução política, o PCdoB tomará a iniciativa de, através do diálogo construtivo com as correntes políticas aliadas, fortalecer, no plano estadual, a base de sustentação ao governo Dilma Roussef, nos termos da Resolução do Comitê Central "Enfrentar a crise mundial impulsionando o desenvolvimento nacional". O documento aprovado também garante que os comunistas renovam sua determinação em contribuir, nas esferas institucional e do movimento social, com a mais firme e consistente oposição às forças que governam o Rio Grande do Norte.


Para Luciano Siqueira, membro do Comitê Nacional, "é inaceitável que o RN não esteja plenamente inserido no ciclo de desenvolvimento do Nordeste. Isso desafia o PCdoB a formular opinião própria a respeito, tecnicamente bem-fundada e politicamente bem-situada para, no diálogo com as forças políticas do campo progressista, darmos conteúdo à luta para deslocar do poder a direita liderada pelo DEM. Esse desafio já se coloca para agora, nas eleições municipais de 2012".
Cristina Rastafári                       

O dirigente avalia que a conferência trouxe à luz, através do debate, as dificuldades momentâneas do campo popular e democrático do RN, que, em certa medida, influenciam também a vida partidária. "Mas esse encontro mostrou um partido unido, determinado e otimista, tanto em relação a dar sequência a vitórias importantes nos movimentos sociais, como também na postura ousada em busca de eleger prefeitos e representantes nas Câmaras Municipais", disse.

Oxigenação partidária e retomada do projeto progressista

Também os dirigentes estaduais demostram otimismo e confiança. Eveline Guerra, reeleita para o Comitê Estadual, não esconde as dificuldades, no entanto, apresenta a disposição que sempre marcou sua vida militante. "A conferência trouxe a avaliação de uma gestão da direção estadual e aponta alguns problemas enfrentados, mas indica também soluções para sua superação. Esse processo é a revitalização do partido, uma oxigenação da vida partidária", afirmou.

Já para George Câmara, vereador em Natal pelo PCdoB, o objetivo de todo o processo foi atualizar a análise da realidade e, dessa leitura, tirar orientações do partido para a conjuntura. "Nesse sentido, a conferência cumpriu seu papel, projetando a atuação para 2012 e cuidando do partido, que é o exército que vai enfrentar a batalha. Três pontos fundamentais foram abordados: a análise da realidade, o projeto para 2012 e o crescimento do partido. Foi uma conferência vitoriosa, com uma política ajustada: a partir de Natal, retomar o projeto progressista para o RN."

A 13ª Conferência fez uma homenagem ao dirigente Jose de Anchieta Ferreirra Lopes, falecido em dezembro último, ex-professor do Departamento de Ciências Sociais da UFRN e Secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária do RN. Anchieta foi responsável pela reorganização do PCdoB na década de 1980 e presidiu os comitês municipal de Natal e do RN. Ao fim dos trabalhos, Albaniza, de Mossoró, também apresentou uma homenagem à Professora Rita Sales, militante comunista recentemente falecida.

Presidente reeleito faz balanço positivo

Para Antenor Roberto, reconduzido à presidência do PCdoB-RN, a conferência foi um processo vitorioso, sustentado pelo espírito militante do partido. O dirigente avalia que a direção cessante atendeu à necessidade de descentralizar as tarefas, superando a falta de condições materiais.
Cristina Rastafári                       

"O grande cimento foi a unidade do partido, e o processo eleitoral mostra o grau dessa unidade: a lista de membros para o próximo comitê estadual, apresentada pela direção que termina seu mandato, foi recepcionada à unanimidade pela militância. Conseguimos um equilíbrio, respeitando os comitês municipais e a realidade partidária. O novo comitê estadual surge com a expectativa de ser um núcleo com o espírito de pertencimento ao partido", avalia o presidente reeleito.

Segundo Antenor Roberto, agora, um grande desafio será mudar a forma de comunicação da direção, entre si e com o conjunto partidário, buscando consonância com a realidade atual da comunicação, hoje de um nível maior e mais rápido. Além disso, é premente a necessidade de assistência descentralizada – que tem como empecilho o limite de recursos – para atender as macrorregiões do estado.

"Temos também de ser um partido de direitos e deveres, com a consciência da necessidade da contribuição e da carteira de militante, que dão o caráter da nossa organização, que é programático, de ideias e de luta", aponta o dirigente.

Conquistar representação no Legislativo e Executivo municipais

Para 2012, Antenor diz que a direção eleita deve dar resposta a dois desafios: os 90 anos do PCdoB, em 25/03/2012, e a 2º Conferência de Gênero, com o debate sobre a participação da mulher na política. Conforme sua avaliação, o processo de conferência demonstrou que o partido obteve um acúmulo, que hoje exige um resultado eleitoral mais concreto, conquistando representação nas câmaras municipais e na administração dos municípios.

"O espírito de renovação da direção, de fazer ajustes, recebeu um crédito do coletivo. E com um dado novíssimo: o retorno da voz juvenil ao fórum dirigente do PCdoB; a juventude volta a ser um berço de lideranças, como sempre foi no histórico partido. Junto a isso, as grandes vitórias nos movimentos sociais se refletem na direção partidária, renovando-a", avalia o presidente.

O dirigente ainda ressalta que o caráter vitorioso de todo o processo restou devidamente marcado: "A conferência foi brindada pela assistência nacional, com o brilho das intervenções de Luciano Siqueira. Também ficou registrado o prestígio do partido, com a presença de representantes do PDT, PT, PSB e PTdoB, o que demonstra que as forças políticas reconhecem que estamos no rumo certo."

Expectativas eleitorais para 2012

Antenor Roberto destaca que o que marca a conjuntura de Natal é, por enquanto, a falta de unidade no campo progressista, por isso, o PCdoB deixa essa discussão em aberto, sempre com a proposição de diálogo, união das correntes políticas verdadeiramente democráticas e retomada de um projeto avançado para a capital.


De Natal,
Ana Cláudia Salomão

Lei da Ficha Limpa volta à pauta do Supremo nesta quarta-feira

Brasília - O julgamento da validade da Lei da Ficha Limpa, interrompido no último dia 9 de novembro por um pedido de vista do ministro Joaquim Barbosa, deverá ser retomado amanhã (30) no Supremo Tribunal Federal (STF). As três ações que tratam do assunto foram incluídas na pauta desta quarta-feira agora há pouco pelo presidente da Corte, Cezar Peluso.

Ao pedir vista, Joaquim Barbosa disse que iria esperar a chegada da ministra Rosa Weber para trazer o caso de volta a plenário. Na ocasião, ele argumentou que faria isso para evitar possíveis constrangimentos na hipótese de novo empate entre os ministros, e o relator da matéria, Luiz Fux, disse que conversaria com Barbosa para tentar demovê-lo da ideia, uma vez que considerava o julgamento urgente. Rosa Weber foi indicada pela presidenta Dilma Rousseff para ocupar a vaga de Ellen Gracie, que se aposentou. Mas seu nome ainda tem que passar pelo Senado.

Barbosa liberou os processos para o plenário ontem (28). São três ações em análise, sendo que a principal é a da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A entidade pede que o STF declare a constitucionalidade de toda a Lei da Ficha Limpa para que não haja dúvidas para as eleições do ano que vem.

O julgamento será retomado com o voto vista de Barbosa. Até agora, o único voto proferido é o de Fux, que fez uma defesa quase integral da lei. O ministro propôs apenas uma alteração: só ficariam inelegíveis políticos que renunciassem para escapar de possível cassação quando o processo no Conselho de Ética já estivesse em andamento.

A proposta foi rechaçada pelos defensores da lei, que viram a possibilidade de brecha para políticos escaparem da inelegibilidade. Em seguida, Fux admitiu que poderia mudar seu voto para adequá-lo à versão mais austera da norma.

* Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

AERONAVE PRESIDENCIAL POUSA NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN


Presidente Dilma visita aeroporto de São Gonçalo do Amarante 28/11/2011 .


Júnior Santos
Chegada da Presidenta.
Júnior Santos
        Recepção da presidenta é feita pela Governadora Rosalba
       e o Prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado.
                                 Alex Régis
                                 Júnior Santos
                                  Governadora Rosalba Ciarline, Presidenta Dilma Rousseff,
                                 Prefeito Jaime Calado, Deputado Federal Henrique Alves,
                                 acompanhados pelo Exercito Brasileiro .

  Júnior Santos
Composição da mesa
                                Júnior Santos  

                                                                       Saida da Presidenta Dilma Rousseff

A presidenta Dilma Rousseff assina  contrato de concessão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.
Obras do A.I.S.G.A., começam 30 dias após aprovação do projeto básico e autorização de construção pela Agência Nacional de Aviação e Civil - ANAC. A capacidade mínima para início da operação será de mil passageiros/hora no embarque doméstico. Na fase de construção do terminal deve gerar 400 empregos diretos e 250 indiretos.Em 2024 tem capacidade para atender 6,5 milhões de passageiros por ano; em 2038 o Aeroporto Internacional deverá ter área de  quase 66 mil m²,  com demanda prevista para 11 milhões de passageiros anuais.


O prefeito Jaime Calado aproveitou o ensejo agradeceu ao Governo Federal e pediu recursos para construção de um HOSPITAL para obras de SANEAMENTO e PAVIMENTAÇÃO da cidade.


  Palavras dita pela presidenta Dilma Rousseff hoje dia 28 de novembro de 2011:

 No RN, presidenta diz que “crescimento vertiginoso da economia e do aumento dos empregos” impactou no aumento do turismo.

Presidenta disse, ainda, que aumento do turismo e da classe média exige melhoria 
contínua do setor aeroportuário brasileiro.

 Nós queremos aeroportos oferecendo serviços de qualidade e vamos fiscalizar para garantir que Brasil melhore cada dia mais, disse presidenta.

“Temos a inflação progressivamente caminhando para o centro da meta”, pontua presidenta em assinatura de concessão de aeroporto no RN.

  Brasil sem Miséria é sim por uma questão ética e moral, mas é também por uma questão econômica e social, diz presidenta Dilma Rousseff.

Para presidenta Dilma, o Brasil só será um país equilibrado se não houver desigualdade regional.

“Vamos lutar juntos para transformar essa região em uma porta para o desenvolvimento do RN”, disse presidenta em São Gonçalo do Amarante.


“Aqui estamos criando uma nova etapa do desenvolvimento do nosso país”, diz presidenta sobre o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante


           

São Gonçalo do Amarante marca nova fase do setor aeroportuário


Em São Gonçalo do Amarante (RN), presidenta cumprimenta mulheres e homens do Exército, responsável pela construção da pista do aeroporto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN) marca a nova fase do setor aeroportuário, afirmou hoje (28) a presidenta Dilma Rousseff durante a cerimônia de assinatura do contrato entre a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o consórcio vencedor. Segundo ela, construído e administrado pela iniciativa privada, o aeroporto abre uma oportunidade de desenvolvimento para o estado com a instalação de indústrias na região.


“O transporte de cargas é importante, porque beneficia as pessoas da região com a instalação de empresas e oferta de emprego de qualidade. Com isso, o Rio Grande do Norte abre um novo caminho para o seu desenvolvimento”, disse a presidenta.
Ela lembrou a disputa pela concessão de São Gonçalo do Amarante, cujo leilão realizado pela Anac em agosto atraiu investidores nacionais e internacionais. O lance final, oferecido pelo consórcio Inframérica, alcançou o valor de R$ 170 milhões – 228% maior que o lance mínimo.
A concessão vai valer por 28 anos, com possibilidade de ser renovada por mais cinco. O consórcio vencedor terá três anos para construção dos terminais de passageiros e de cargas, estacionamento público, pátio de aeronaves, torre de controle e infraestrutura para companhias aéreas, empresas comerciais e órgãos públicos. Já a pista de três quilômetros foi construída pelo Batalhão de Engenharia do Exército.
Ouça abaixo a íntegra do discurso da presidenta Dilma Rousseff.

Em entrevista coletiva, a presidenta afirmou que o contrato entre o governo e a concessionária priorizará a mão de obra local. Além de assegurar o desenvolvimento e a criação de empregos na região, a contratação de trabalhadores locais “evita muitos problemas como demanda desenfreada por infraestrutura”.
“Por todos os aspectos é fundamental assegurar esse desafio [de gerar empregos locais]”, explicou.
Dilma Rousseff disse ainda que o Rio Grande do Norte é um local estratégico para o Brasil por ser um dos pontos mais próximos dos Estados Unidos e da Europa, e que as obras no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante contribuirão para “o país se posicionar na questão da logística”.
“Muitas empresas hoje no mundo, dos países desenvolvidos, estão com problemas de mercado. Então, a opção deles é vir para cá, e somos a favor de investimentos estrangeiros. Se a gente souber se comportar de acordo com os melhores interesses para o Brasil, vamos chegar lá.”

Novas concessões – O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, explicou que o governo federal iniciou uma reestruturação completa do setor aeroviário, considerado fundamental para o desenvolvimento do país. Segundo ele, o aumento da renda e a queda no preço das passagens impulsionou o mercado, o que levou o governo a investir mais e melhor nos aeroportos. Além de São Gonçalo do Amarante, o governo prepara a concessão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas) e Brasília (DF).
“Estamos numa fase de reestruturação completa do setor para atender a população com qualidade. Queremos as melhores práticas de gestão e operação sem aumento de tarifa para os usuários nesses aeroportos”, disse o ministro.

Fonte: Da redação com imprensa local e blog do planalto

sábado, 26 de novembro de 2011

Onde anda o mascote?



Em 1986 o ABC formou um grande time para evitar que o Alecrim conquistasse o “BI”. Não foi possivel, o forte do time alviverde, era o meio de campo formado pelo quarteto: Carlos Alberto,Edmo, Didi Duarte e Odilon. Na época quem bancava o”VERDÃO” era os irmãos Tarcisio Ribeiro e Flavio Ribeiro.
Acima, foto de Adalberto e Jair Gonçalves. Gostaria de contar com ajuda da familia alvinegra: Onde anda o mascote que está ao lado dos craques?
Fonte: Ex-atleta/desportista
Ribamar Cavalcante


Machadão completamente demolido

Com a conclusão da demolição mecânica do Ginásio Machadinho e o Estádio Machadão, que teve último trecho de arquibancada demolido no inicio da tarde desta sexta-feira (25), terminou a primeira fase da obra do estádio Arena das Dunas.
A demolição das estruturas começou no dia 18 de outubro, durou 39 dias e foi realizada toda mecanicamente. Neste sábado (26), às 9h30, a governadora Rosalba Ciarlini fará uma visita técnica ao canteiro de obras, onde também será realizado um momento festivo com os operários numa partida de futebol e churrasco.
O Secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo, Demétrio Torres, acompanhou toda a movimentação nesta sexta-feira (25). “Estamos cumprindo rigorosamente o cronograma da obra, agora passaremos para outra fase que é a construção das fundações”, disse o secretário.
Todo o material das duas estruturas está sendo reutilizado na própria obra, e as ferragens levadas diretamente para uma siderúrgica. A empresa construtora da Arena está montando uma usina de fabricação de concreto dentro do canteiro de obras.
As obras de terraplanagem continuam, o que não impede de começar a próxima fase das fundações. “Aproximadamente dia 15 de dezembro começaremos essa segunda fase, que poderá levar mais 120 dias para ser concluída”, finalizou Demétrio Torres.
O empreendimento está dentro do conceito ecologicamente correto, com o reaproveitamento dos resíduos que serão produzidos pelo Estádio e ainda o aproveitamento de elementos produzidos pela natureza, como a água da chuva, energia solar e o próprio vento.
Fonte texto: Ascom Governo do Estado
Foto: Tribuna do Norte


Fafá Rosado define patrocínio dos de Mossoró

Em reunião realizada na tarde de hoje com os clubes de Mossoró que participam do Campeonato Estadual 2012, ou seja, Baraúnas e Potiguar, ficou definido o patrocínio da prefeitura da capital do oeste para o estadual 2012.
A prefeita Fafá Rosado autorizou o repasse de R$ 100.000,00 para cada clube, que serão divididos em quatro parcelas de 25.000,00.
Mesmo assim, o patrocínio causou revolta entre os dirigentes que alegaram um repasse menor em relação ao campeonato deste ano que foi de R$ 120.000,00.


Andrés Sanchez é o novo diretor de seleções

A CBF tem um novo diretor de Seleções. O presidente Ricardo Teixeira anunciou nesta sexta-feira o nome de Andrés Sanchez, que vai licenciar-se da presidência do Corinthians no dia 12 dezembro – seu mandato termina em fevereiro – para assumir na CBF em janeiro.
Andrés, que será o responsável pela Seleção Brasileira Principal e por todas as categorias de base, incluindo as seleções femininas, se disse surpreso com o convite, mas preparado para assumir um cargo cercado por tamanha responsabilidade.
- É uma responsabilidade de maior importância do que ser presidente de um clube. Também uma grande tarefa, tendo em vista a proximidade das competições que teremos pela frente, principalmente a Copa do Mundo.
A decisão do presidente Ricardo Teixeira foi tomada na quinta-feira. Ele estava em Assunção e telefonou para Andrés Sanchez marcando um encontro para hoje na sede da CBF.
- Não dava mais para o cargo ficar vago, tendo em vista a complexidade do trabalho, que coordena várias seleções, e também em razão de estarmos às vésperas da Copa do Mundo.
Fonte e foto: Site oficial da CBF

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

MP pede afastamento de Kassab e fim da inspeção de veículos em SP


O Ministério Público ingressou nesta quinta-feira (24) com ação civil pedindo à Justiça o cancelamento da inspeção veicular na cidade por suspeita de irregularidades no contrato da Prefeitura de São Paulo com a empresa Controlar.


Na ação, a Promotoria pede o afastamento imediato do prefeito Gilberto Kassab (PSD) e o sequestro de seus bens como forma de garantir o ressarcimento aos cofres públicos de supostos prejuízos provocados à população.

Segundo a ação, a contratação utilizou o "pretexto humanístico da preservação do meio ambiente e da vida", mas que só serviu para o "enriquecimento ilícito" dos acionistas da Controlar. Assinam esse documento os promotores Roberto Antonio de Almeida Costa e Marcelo Duarte Daneluzzi.

Além do prefeito, também são alvos da ação o secretário Eduardo Jorge (Verde e Meio Ambiente), dois funcionários públicos e as empresas — e seus responsáveis — ligadas à Controlar.

A Promotoria também pede o sequestro dos bens desse grupo, do qual faz parte a CCR, atual dona da Controlar. A ação está avaliada em cerca de R$ 1 bilhão. 

Prefeitura e Controlar negam problemas

A Prefeitura de São Paulo e o Consórcio Controlar afirmaram, por meio de notas, que cumpriram todos os trâmites legais no processo de contratação do serviço. A Prefeitura diz que não foi comunicada pelo Judiciário e reafirma que a contratação da Controlar "seguiu rigorosamente a legislação em vigor com total transparência".

A Controlar, também por meio de nota, disse que não havia sido notificada sobre a ação civil pública protocolada nesta quinta pelo Ministério Público Estadual. "A concessionária prestou em diversas ocasiões todos os esclarecimentos solicitados pela Promotoria, comprovando, por meio de documentação, a lisura na implementação e no cumprimento do contrato de concessão", afirma a nota da empresa.

Segundo a Controlar, sua atuação tem sido "baseada em princípios de honestidade, ética, transparência e respeito à população". A empresa diz acreditar que a apuração "comprovará a regularidade da implantação do programa em São Paulo".

A empresa aponta que a inspeção trouxe benefícios com a redução da poluição, como uma "economia de R$ 78 milhões no sistema de saúde", segundo a nota. O valor cobrado anualmente pelo serviço de inspeção veicular obrigatória em São Paulo, de R$ 61,98, também é considerado alto demais pelo Ministério Público.


Fonte: Folha de S.Paulo



Pra variar, Daniel Dantas ganha mais um no STF


Pra variar, Daniel Dantas ganhou mais uma ação no Supremo Tribunal Federal. E desta vez por unanimidade. O Tribunal ratificou uma liminar expedida pelo ministro aposentado Eros Grau e autorizou o acesso irrestrito à defesa de Daniel Dantas e do presidente do grupo Opportunity, Dório Ferman, aos arquivos originais contidos em meio digital que integram a Operação Satiagraha. A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (24), em análise de relatório da ministra Cármen Lúcia.


A operação da Polícia Federal em questão foi comandada pelo delegado Protógenes Queiroz, hoje deputado federal pelo PCdoB-SP. Deflagrada em 2008, a Satiagraha prendeu o banqueiro Daniel Dantas, além do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o doleiro Naji Nahas. O motivo foi a prática de crimes como lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas, formação de quadrilha e tráfico de influência. 

O advogado de Daniel Dantas, Andrei Zenkner Schmidt, alegou que o acesso às provas foi negado pela 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo. Como muito bem lembrou o blogueiro Paulo Henrique Amorim, mais uma vez comprovasse que no Supremo, Dantas tem moral. Amorim recordou o que o assessor de Dantas disse ao jornal nacional: “o problema do banqueiro condenado é nas instâncias inferiores”. 

De Brasília, 
Kerison Lopes

Aldo Arantes defende investigação rigorosa do acidente em Campos


Para o secretário nacional de Meio Ambiente do PCdoB, Aldo Arantes, o vazamento de petróleo na Bacia de Campos deve ser rigorasamente investigado. Ele lembra que a empresa norte-americana Chevron também estava envolvida no maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos, ocorrido no Golfo do México em abril de 2010. A Agência Nacional do Petróleo determinou a suspensão das atividades da Chevron no Brasil. 





Fonte: TV Vermelho

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

QUADRILHA DE COLARINHO BRANCO CAI NAS MALHAS DO MPE NA OPERAÇÃO SINAL FECHADO


Os principais personagens da mais nova página com ingredientes policiais e políticos do Rio Grande do Norte, tendo como tema central a malversação de recursos públicos, são os seguintes, de acordo com a petição do Ministério Público:
GEORGE ANDERSON OLÍMPIO DA SILVEIRA – Empresário, advogado e notório lobista. De acordo com o MP, seria o líder da quadrilha criminosa que tomou de assalto o Detran-RN, contando com a participação dos hoje ex-governadores Wilma de Faria e Iberê Ferreira na execução das fraudes. Também teria participado do esquema o então diretor-geral do Detran, Carlos Theodorico de Carvalho Bezerra.
De acordo com o MP, George Olímpio iniciou a atuação criminoso por intermédio do IRTDJP/RN, presidido por sua tia, Marluce Olímpio, que celebrou convênio com o Detran em 2008. Em 2010, obteve a concessão do serviço de inspeção veicular ambiental no RN.
George teria articulado e elaborado, juntamente com outros membros da organização, o projeto de lei e o decreto que instituíram a inspeção veicular no RN e o pagamento de vantagem indevida (propina) e promessa de pagamento a agentes públicos e obtido a contratação emergencial fraudulente da empresa Planet Business Ltda para a terceirização dos serviços do CRC/Detran/RN. “Em todas as fraudes houve o pagamento de propina a agentes públicos, existindo provas de que teria pago propina ao ex-governador IBERÊ FERREIRA, ao advogado Marcus Vinícius Furtado da Cunha, ex-procurador-geral do Detran, ao suplente de senador João Faustino Ferreira Neto e a Lauro Maia, advogado e filho da ex-governadora Wilma de Faria, também implicado na Operação Hígia.

IBERÊ FERREIRA – Vice-governador do RN entre janeiro de 2007 e abril de 2010, governou o Estado de maio a dezembro do ano passado. O Ministério Público o classifica de “possível eminência parda” por trás de George Olímpio.  Há provas de que teria recebido pelo menos R$ 1 milhão do esquema, além de ter sido agraciado com cotas de participação nos futuros lucros do Consórcio Inspar.
Iberê teria contribuído decisivamente para a contratação irregular do Consórcio Inspar e para a contratação fraudulenta da Planet Business. Ele presidiu a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico que aprovou a minuta de contrato da Planet sem que sequer existisse o órgão para o qual esta empresa prestaria o serviço. O Ministério Público assegura que foi Iberê quem assinou o contrato de terceirização de serviço do CRC/Detran/RN e o termo de concessão do serviço de inspeção veicular ambiental.

JOÃO FAUSTINO NETO – Suplente de senador de José Agripino, servidor público e ex-deputado federal. Concorreu em 1986 às eleições para governador do RN e em 1996 para prefeito de Natal, sendo derrotado em ambas. Segundo o Ministério Público, Faustino também atua como lobista. Há provas – aponta a petição do MP, de que já se envolveu em negociatas com George Olímpio, Marcus Procópio (seu genro) no caso do registro de contratos de financiamento de veículos em cartório.
Ainda acerca da participação do suplente de senador, o MP acusa: “Há provas de que teria recebido promessa de vantagem indevida através de cotas de participação nos futuros lucros do Consórcio Inspar, tanto pela sua atuação no governo passado, em que contribuiu para a contratação irregular do consórcio, como pelas suas gestões para manter a contratação do mesmo consórcio no governo atual. Há evidências de que recebia pagamento mensal de George Olímpio em torno de R$ 10 mil”.

LAURO MAIA – Advogado e filho da ex-governadora Wilma de Faria. Figurinha carimbada na política e no noticiário policial desde que foi preso e apontado como principal operador da Operação Hígia, que envolvia desvio de dinheiro empregado em contratos de terceirização com a Secretaria de Saúde Pública do Estado. No caso da Operação Sinal Fechado, aponta o MP: “Há prova de que teria recebido promessa de vantagem indevida através de cotas de participação nos futuros lucros do Consórcio Inspar bem como receberia propina no valor mensal de R$ 10 mil de George Olímpio. Há evidências de teria contribuído, decisivamente, para a celebração do convênio irregular entre o IRTDPJ/RN e o Detran-RN, aproveitando-se da peculiaridade de ser filho da então governadora do Estado do RN”.
Ainda segundo o MP, há evidências de que a atuação de Lauro na organização criminosa teria sido a de intermediar os interesses da quadrilha junto a membros do Governo e à própria governadora Wilma de Faria.
O Ministério Público afirma que foi Lauro Maia quem recebeu de George Olímpio a minuta do projeto de lei que resultou na Lei Estadual n. 9270/09 e que foi encaminhada à Asembleia Legislativa do RN após alterações feitas pelos membros da quadrilha. O MP lembra que Lauro já foi preso em flagrante por ter cometido delito semelhante e por isso responde a processo na Justiça Federal.

MARCUS VINÍCIUS FURTADO DA CUNHA – Advogado e ex-procurador-geral do Detran. Contra ele, segundo o MP, há provas de ter recebido R$ 100 mil em propina de George Olímpio em razão do convênio irregular com o IRTDPJ/RN, além de receber propina mensalmente em torno de R$ 10 mil como retribuição pela atuação em defesa da organização no âmbito do Detran. Teria recebido promessa de vantagem indevida para colaborar com a fraude que resultou na contratação do Consórcio INSPAR.

CARLOS THEODORICO DE CARVALHO BEZERRA – Ex-diretor-geral do Detran. Contra ele, o MP afirma ter provas de que contribuiu decisivamente para as fraudes cometidas pela organização liderada por George Olímpio. Diretor-geral do Detran, Theodorico  foi quem celebrou o convênio com o IRTDJP/RN, sabendo-o indevido. Contratou também o Consórcio INSPAR permitindo que a quadrilha elaborasse o próprio edital de licitação, além dos anexos e até a minuta de contrato administrativo e também a minuta da decisão da Comissão Permanente de Licitação às impugnações das empresas potencialmente concorrentes do Consórcio INSPAR. Atuou conjuntamente com o procurador-geral do Detran, Marcus Vinícius Furtado Cunha. Carlos Theodorico também contratou a Planet Business. Sobre isso, o Ministério Público afirma que há fortes indícios de que ele, Carlos Theodorico tinha conhecimento de que este contrato “pertencia” a George Olímpio. Foi Theodorico quem enviou a Marcus Vinícius Saldanha Procópio, genro de João Faustino, a minuta do contrato viciado.

MARCUS VINÍCIUS SALDANHA PROCÓPIO – Genro de João Faustino, é apontado como lobista. O MP assegura que há provas de que foi contratado por George Olímpio para colaborar com as fraudes, recebendo para isso R$ 5 mil mensais. Teve forte papel na intermediação entre os agentes públicos aos quais foi paga propina e oferecida promessa de vantagem indevida no caso do Consórcio INSPAR.
Ainda segundo o MPRN, Marcus Procópio atua com George Olímpio e João Faustino desde o contrato de registro de financiamentos de veículos até a contratação de Eduardo de Oliveira Patrício, amigo, ex-cunhado e colaborador de George Olímpio na fraude da inspeção veicular. Procópio é citado em ligações telefônicas interceptadas com autorização judicial como quem teria recebido dinheiro de George Olímpio para ajudar na fraude do consórcio INSPAR, “muito provavelmente se valendo de sua influência junto aos então membros do Governo local”.  O MP também apresentou provas de que Marcus Procópio teria participado de negociata na Paraíba, fazendo doação irregular de campanha para garantir a contratação futura da organização para a concessão do serviço de inspeção veicular naquele Estado.

JOSÉ GILMAR DE CARVALHO LOPES (GILMAR DA MONTANA) – Empresário e, segundo o MPRN, sócio oculto do Consórcio INSPAR. Sócio majoritário das empresas Montana Construções e Montana Habitacional  e Construções. “Há provas de que teria anuído ao pagamento de propina por parte de George Olímpio a agentes públicos, bem como ao oferecimento de promessa de vantagem indevida a agentes públicos, para manter a sua participação no negócio”, assinala o MPRN na petição que desencadeou a Operação Sinal Fechado.
Ainda segundo o Ministério Público, há evidências de que Gilmar da Montana adiantou dinheiro para George Olímpio pagar propinas e que ele mesmo ofereceu vantagem indevida em troca da manutenção do contrato com o Consórcio INSPAR. “Há provas de que é sócio oculto do Consórcio INSPAR, tendo construído as bases dos centros de inspeção veicular, através da MONTHAB para depois alugá-las ao referido consórcio, obtendo, além disso, participação nos lucros. Há provas de que teria participado de negociata na Paraíba, fazendo doação irregular de campanha para garantir a contratação futura da organização criminosa”, completa a petição do Ministério Público Estadual do RN.

WILMA DE FARIA – A respeito da participação da então governadora, o Ministério Público do RN destaca que foi ela quem enviou projeto de lei à Assembleia Legislativa que resultou na Lei Estadual n. 9270/09, elaborado com a participação ativa de membros da organização criminosa em questão, tendo sido concebido para atender aos interesses da quadrilha, inclusive quanto à absoluta ausência de repasse de recursos ausnferidos em razão da inspeção para o Estado do RN. “A própria mensagem que a mesma elaborou, remetendo este projeto de lei para a AL/RNB, foi disponibilizada a George Olímpio, tendo este remetido a outros membros da quadrilha. O seu filho Lauro Maia, como visto, teria recebido propina de George Olímpio para defender os interesses da organização perante a administração pública estadual, cuja gestora máxima era a sua própria mãe”, completa a petição do MP.