Início de um sonho
ABC começa hoje diante do Bragantino a campanha para chegar à Primeira Divisão
Luan Xavier // luanxavier.rn@dabr.com.br
Luan Xavier // luanxavier.rn@dabr.com.br
O ABC tem hoje a primeira das 38 batalhas rumo ao sonho de chegar pela primeira vez a Série A do Campeonato Brasileiro desde que o certame foi organizado pelo sistema de séries, em 1988. O Alvinegro enfrenta às 21h a equipe do Bragantino em Bragança Paulista-SP e quer, com uma vitória já neste primeiro jogo, continuar no embalo da conquista da Série C e do bicampeonato Estadual para alcançar o tão sonhado acesso à divisão de elite do futebol nacional. A torcida alvinegra vive com ansiedade a estreia do time na volta a Segundona, tanto que um grupo fez questão de montar uma excursão para levar apoio ao time em Bragança. Uma vitória hoje fora de casa é o tempero final para a certeza de casa cheia no Frasqueirão no primeiro jogo do time em casa, contra o Salgueiro, no dia 28.
Logo no primeiro confronto o time de Leandro Campos sofrerá uma importante baixa, a ausência do atacante Leandrão, que foi julgado e condenado pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelas declarações via Twitter direcionadas ao trio de arbitragem que apitou a partida Vasco 2x1 ABC, em São Januário, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil, e desfalcará o time durante quatro rodadas. Para substituir o dono da camisa 9 alvinegra o técnico do ABC escalou Malaquias, que conhece bem a equipe do Bragantino e está confiante em uma boa apresentação do time de Natal. "É uma equipe que jogando em casa sempre é forte, muito agressiva na marcação e vamos ter que buscar desenvolver o nosso jogo para buscarmos um bom resultado, com cuidado e atenção", disse. Apesar de enaltecer a importância de Leandrão e a falta que o jogador fará no jogo de hoje, Leandro Campos confia na dupla Malaquias e Elionar Bombinha, com quem já trabalhou no Ituano-SP em 2007. "Já conheço os dois e confio no potencial deles", ressaltou.
Do adversário de logo mais à noite o torcedor alvinegro se lembra muito bem. Em 2007 o time de Bragança Paulista foi o Campeão Brasileiro da Série C, mesmo ano em que o ABC conseguiu acesso à Segundona, ficando com o terceiro lugar na classificação final. A última vez que as equipes se enfrentaram, porém, foi há dois anos, pela última rodada da Série B de 2009, quando o time paulista levou a melhor e venceu por 1 a 0 no Frasqueirão, resultado que decretou o rebaixamento do Alvinegro de Natal. Mesmo tendo boas recordações dos confrontos contra o ABC, o time comandado por Marcelo Veiga não está muito empolgado neste começo de Série B. O Bragantino fez uma campanha muito irregular no Campeonato Paulista, terminando em 15º lugar, apenas duas posições acima do rebaixamento. O principal destaque do Massa Bruta, como também o conhecido o Bragantino, é o atacante Juninho Quixadá, de 25 anos, artilheiro do time no Paulistão deste ano, com seis gols marcados.
História alvinegra na Segundona
Este ano o ABC participa pela 15ª vez da Série B do Campeonato Brasileiro. A melhor campanha do time na competição que dá acesso a elite do futebol nacional foi a de 1991, quando chegou às quartas de final, sendo eliminado pelo Paysandu-PA em um polêmico jogo em Belém. Naquele ano o Alvinegro ficou no grupo B com Ceará, Fortaleza, América de Natal, Auto Esporte do Piauí, Ferroviário de Fortaleza, Parnahyba e Moto Clube. Terminou a primeira fase em segundo lugar, com 18 pontos ganhos. Na segunda, eliminou o Sampaio Correia fora de casa nos pênaltis por 4 a 1 depois de dois 0 a 0. Nas quartas-de-final enfrentou o Paysandu. No jogo de ida, em Natal, venceu de 1 a 0 com gol foi de Silvinho. Na partida de volta, em Belém perdeu por 3 a 1 e foi eliminado. Nesta partida o alambrado do estádio foi derrubado pela torcida e o árbitro Manuel Sarapião Filho foi acusado de suborno. O ABC ficou 17 jogos sem perder, terminando a competição na sétima colocação.
Fonte: Marcos Trindade (Blog do Trindade/www.dnonline.com.br)
Olho nele
Elionar Bombinha
Com 28 anos, o maranhense Elionar Bombinha foi um dos reforços trazidos pelo ABC a pedido do técnico Leandro Campos, com quem já trabalhou em 2007 no Ituano. Assim que chegou o jogador ganhou a condição de titular e é a esperança de gols do ABC hoje no primeiro jogo da Série B. O primeiro time de Bombinha foi o Sorriso-MT.
20/05 Bragantino x ABC
28/05 ABC x Salgueiro
03/06 Portuguesa x ABC
07/06 ABC x Goiás
14/06 Vitória x ABC
18/06 Vila Nova x ABC
25/06 ABC x Náutico
28/06 Sport x ABC
02/07 ABC x Criciúma
09/07 Guarani x ABC
16/07 ABC x D. Caxias
23/07 Ituiutaba x ABC
26/07 ABC x São Caetano
30/07 ASA x ABC
06/08 ABC x Icasa
13/08 Paraná x ABC
16/08 ABC x Barueri
19/08 ABC x Ponte Preta
26/08 Americana x ABC
30/08 ABC x Bragantino
03/09 Salgueiro x ABC
10/09 ABC x Portuguesa
13/09 Goiás x ABC
17/09 ABC x Vitória
24/09 ABC x Vila Nova
27/09 Náutico x ABC
01/10 ABC x Sport
04/10 Criciúma x ABC
08/10 ABC x Guarani
15/10 D. Caxias x ABC
18/10 ABC x Ituiutaba
22/10 São Caetano x ABC
29/10 ABC x ASA
05/11 Icasa x ABC
08/11 ABC x Paraná
12/11 Barueri x ABC
19/11 Ponte Preta x ABC
25/11 ABC x Americana
Nenhum comentário:
Postar um comentário