quinta-feira, 23 de junho de 2011


Cuidado com o fogo!

Corpo de Bombeiros recomenda cuidados com fogueiras e diz que maioria dos acidentes está relacionado com a desatenção das pessoas nos festejos juninos.



Foto: Arquivo Nominuto
São João é tempo de festejar, de acender fogueira e se deliciar com comidas típicas. Mas para que essa alegria não acabe em acidente é preciso ter alguns cuidados.

De acordo com o Tenente Bombeiro Corseiro os cuidados com as fogueiras vão desde a preparação da lenha até o dia seguinte, quando ela se apaga. “Recomendamos que o cidadão não monte sua fogueira próximo a postes da rede elétrica ou a terrenos baldios com vegetação seca, para evitar incêndios. E que ao acender sua fogueira ele faça com o fogo controlado em uma lata, aos modos de como fosse acender uma churrasqueira”. Corseiro explicou que espalhar inflamáveis sobre a lenha e queimar, não é eficiente e só aumenta os riscos de um acidente. 

“Os cuidados com a fogueira não encerram com o fim da festa. É preciso que o cidadão se certifique que não há brasas encobertas pelas cinzas, e que apague a fogueira usando areia ou água, para evitar que desavisados se acidentem” ressaltou o tenente.

Ele apelou, ainda, para que os pais não deixem as crianças arremessarem fogos de artifício na fogueira, nem brincarem por perto “além do risco de acidentes com as chamas da fogueira, o calor do fogo, também pode causar queimaduras” explicou Corseiro.

O Corpo de Bombeiros orienta que, em caso de queimaduras, a área afetada deve ser lavada com água corrente, em temperatura ambiente, e coberta com panos umedecidos. A vítima deve ser socorrida ao hospital mais próximo e deve haver o cuidado para não estourar as bolhas que se formarem na queimadura. Não é recomendado cobrir a queimadura com pasta dental ou clara de ovos.

Durante o mês dos festejos juninos o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA) fiscaliza os vendedores de lenha, que se espalham aos montes pela cidade, para que não seja comercializada madeira florestal ou de mata nativa. Segundo Dinarte Lucas, fiscal ambiental do IDEMA “o vendedor que for observado comercializando madeira florestal ou de matas nativas, será notificado pela equipe de fiscalização e terá a lenha apreendida” explicou.
Foto: Tiago Medeiros
Comerciantes vendem lenha em Natal
O vendedor de lenha, José Edson da Costa, contou que “a maioria da lenha comercializada na cidade são podas de árvores, vendidas aos comerciantes pela cooperativa de catadores de lixo”. Ele explicou ainda que para comercializar a lenha, o vendedor tem que informar a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) a origem da madeira e obter um alvará de funcionamento. 

A lenha para as fogueiras pode ser comprada a comerciantes autorizados pela SEMSUR, em vários pontos da cidade, por valores que variam, em média, de R$10,00 a R$30,00. 

Orientações do Corpo de Bombeiros

Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário