terça-feira, 16 de agosto de 2011


Dia D para energia eólica e o Aeroporto de S. Gonçalo

O dia será decisivo, nesta quarta-feira, para o Rio Grande do Norte.
No campo da geração de energia, o primeiro de dois leilões federais que serão realizados até quinta-feira já deverá ajudar a tirar do papel novos parques eólicos para o estado, ao garantir mercado para a energia. Ao todo, 75 projetos previstos para o RN participam. É o maior número do país. Os vencedores deverão gerar novos investimentos, empregos e perspectivas para o estado atrair indústrias.
No campo da infraestrutura, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante é o centro das atenções. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deverá divulgar a lista de empresas habilitadas a participar do leilão do empreendimento, marcado para o dia 22, a próxima segunda-feira.
Algumas empresas que estariam interessadas anunciaram ter desistido do leilão, alegando que o negócio oferece baixa rentabilidade – cerca de 6%, quando esperava-se ao menos 10%. Pelo menos três potenciais investidores teriam, entretanto, apresentado os documentos e a proposta necessários para participar da disputa. Só quem estiver com tudo ok seguirá em frente na concorrência pública.
A Engevix, de São Paulo, e a Triunfo Participações e Investimentos estão entre as que esperam o resultado da análise da documentação. Ambas tentaram impugnar o edital, alegando, entre outras motivos, demora por parte da Anac em divulgar mudanças relevantes no documento. E pediram que o cronograma da licitação fosse alterado, o que acabou acontecendo em julho, mês em que a Anac anunciou o adiamento do leilão (para o dia 22 de agosto…antes, ele seria realizado em 19 de julho).
A possibilidade de nenhuma empresa ser habilitada, diz a Anac, é remota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário