segunda-feira, 22 de agosto de 2011


Macaíba pode perder R$ 5,7milhões destinados ao saneamento do município
O Município de Macaíba conta com recursos superiores de R$ 5,68 milhões, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), para serem aplicados na ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade, porém esse valor pode não ser aplicado caso não haja um consenso nesta terça-feira (23) durante realização de uma Audiência Pública. No evento será dicutido, o plano municipal do segmento de água e esgotos. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) tem prazo até 31 de agosto, para apresentar na CEF, o Contrato de Programa e assinar o Contrato de Repasse.

A primeira Audiência Pública para discutir o Plano de Saneamento de Macaíba foi agendada para quinta-feira (11), mas não foi possível avançar por falta de adesão da população. A data foi transferida para quinta feira (18), porém por falta de entendimento entre os participantes, o evento não ocorreu. Desta vez, a audiência esta marcada para ocorrer nesta terça (23), às 19h, na Câmara Municipal. Durante as discussões, o promotor de Justiça da cidade, Morton Luiz Faria de Medeiros, relatou que teme o risco de perder recursos já liberados e disse que o bom-senso deve prevalecer entre as partes.

O dinheiro destinado a obra serão aplicados na construção de uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) com capacidade para tratar 28,87 litros de dejetos por segundo, atendendo toda a cidade. A Caern já está com a Licença de Instalação aprovada pelos órgãos ambientais, para, após licitação, iniciar os serviços. Também serão implantados 4.666 metros de rede coletora de esgotos em 7 bairros: Centro, Fabrício Pedroza, São José, Lagoa de Santo Antônio, Campo de Santa Cruz, Campo das Mangueiras e Alfredo Mesquita. A obra vai beneficiar aproximadamente 600 famílias.

As próximas audiências públicas estão programadas para quinta-feira (25), às 9h30, em Baraúna, na Câmara Municipal; no dia seguinte, (26), às 9h, em Lucrécia, na sede da Câmara Municipal; terça-feira (30), às 9h30, em Jardim do Seridó, na Câmara Municipal; quarta-feira (31), às 9h, em Apodi, também na Câmara Municipal; no mês seguinte, terça-feira (9), às 10h é a vez do município de Carnaubais; na quarta-feira (14), às 10h, Acari; e por último, sexta-feira (16), às 9h, em Goianinha. 
Fonte: DNOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário