quarta-feira, 6 de julho de 2011

Terremoto de 7,6 graus gera tsunami "regional"


São Paulo (AE) - Terremoto de magnitude 7,6 ocorrido no leito do Oceano Pacífico perto das Ilhas Kermadec gerou um tsunami "regional", informam o Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos e o Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico.  Quatro horas depois ainda não havia  informações referentes a danos ou vítimas do forte abalo sísmico nem das ondas que se seguiram. O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico advertiu que as ondas teriam potencial de causar destruição na costa das ilhas próximas ao epicentro do terremoto, mas pouco depois cancelou o alerta. 

A Nova Zelândia, por sua vez, emitiu  alerta de tsunami para a Ilha Norte do arquipélago e recomendou à população local que ficasse fora da praia. Um comunicado do ministério diz que "foi recebida confirmação de que um tsunami foi gerado" e que as áreas da Ilha Norte ameaçadas são Northland, Bay of Plenty, East Coast e Hawkes Bay.

"A primeira onda pode chegar mais tarde e pode não ser a maior. As ondas vão continuar por várias horas", prossegue o comunicado. As Ilhas Kermadec são um arquipélago vulcânico remoto e normalmente desabitado. O local abriga uma estação científica normalmente utilizada pela Nova Zelândia. O tremor de terra ocorreu às 7h03 locais  em uma área situada 163 quilômetros a leste da Ilha Raoul, a principal do arquipélago de Kermadec, 913 quilômetros ao sul de Tonga e 1.185 quilômetros a nordeste de Auckland, na Nova Zelândia.

O Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos informou que  epicentro do terremoto foi localizado numa área situada 20 quilômetros abaixo do leito submarino. 
Apud TNOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário