quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Afegãos protestam contra EUA na véspera dos 10 anos da guerra


Centenas de afegãos marcharam por Cabul nesta quinta-feira (6), véspera do aniversário de 10 anos da campanha militar norte-americana no Afeganistão, para condenar a ocupação dos Estados Unidos e exigir retirada imediata de todas as tropas estrangeiras.


Em Cabul, centenas de afegãos protestam contra presença norte-americana no país / Foto: AP

Cerca de 300 homens e mulheres se reuniram logo cedo com placas e faixas acusando os Estados Unidos de "massacrar" civis e denunciando o presidente Hamid Karzai como um fantoche de Washington. "Ocupação - atrocidades - brutalidade", dizia uma placa segurada por duas mulheres, com lenços cobrindo a cabeça e o rosto.

"Não à ocupação", dizia outra placa, enquanto uma bandeira dos EUA era incendiada. Outra faixa mostrava uma caricatura de Karzai como um fantoche segurando uma caneta e assinando um documento intitulado "promessas aos EUA". A marcha, perto de uma mesquita e um rio no centro de Cabul, durou cerca de três horas e terminou pacificamente.

Karzai se tornou líder do Afeganistão em junho de 2002, sete meses após forças da Otan apoiadas pelos Estados Unidos entrarem em Cabul e derrubarem o regime Talibã do poder. Ele ganhou eleições subsequentes em 2005 e 2009.

Até agora, este ano já foram registrados níveis recorde de mortes de civis.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário