sábado, 1 de outubro de 2011

Paraná: Estudantes vão às ruas pela cassação de DerossoTítulo da postagem


Na manhã da última quarta-feira (28), a União Paranaense dos Estudantes (UPE) e a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes) mobilizaram mais de mil estudantes, trabalhadores e professores para uma grande marcha pela cassação do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), acusado de corrupção.


UNE
Fora Derosso
Fora Derosso
A luta contra a corrupção, encabeçada pela UPE, UPES, além da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras centrais sindicais, já conquistou grande adesão da população do estado. “Toda a mobilização que fazemos tem grande apoio da população. Diariamente, na rua, todos nos parabenizam pelo movimento. Está escancarado. A população está ao nosso lado”, comentou o presidente da UPE, Rafael Bogoni.

A mobilização deu continuidade aos atos de protesto Fora Derosso, iniciados durante o Agosto Verde e Amarelo da União Naiconal dos Estudantes (UNE), quando o movimento estudantil de todo o Brasil se organizou para reivindicar maiores investimentos em educação e também levantar bandeiras de luta regionais, como o Fora Derosso no Paraná.

Assista ao depoimento do Presidente da UPE, Rafael Bogoni:



“Foi uma grande campanha durante o mês de agosto, fizemos pressão e ganhamos espaço na mídia, mas conseguimos apenas o afastamento do Derosso. Esse ato legitimou nossa posição de não nos calar perante as acusações de corrupção na Câmara. Queremos a cassação de Derosso”, afirmou o Diretor de Comunicação da UPE, Ronie Lobato.
A UPE e a Upes acompanham reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga Derosso

Manifestação

O ato começou por volta das 9h na Praça Santos de Andrade, em frente à sede da Universidade Estadual do Paraná (UFPR), Centro de Curitiba, onde os manifestantes fizeram a concentração para marchar até a Câmara. “Escolhemos o dia estrategicamente, pois aconteceria uma reunião da CPI que investiga o caso com a comissão de licitações para ouvir esses funcionários e fazer questionamentos”, explicou Ronie.

Durante o ato, os manifestantes conseguiram que uma comissão de 30 estudantes da UPE e Upes tivesse acesso à reunião, porém não houve depoimento dos funcionários, como estava previsto. Os mesmos entregaram um documento aos membros da CPI alegando que não iriam falar, informando que já haviam prestado os esclarecimentos necessários ao Conselho de Ética, e solicitando que os depoimentos fossem prestados em outra ocasião.

Foi marcada para as 18h do mesmo dia uma sessão extraordinária, quando os depoentes pediram para realizar seus depoimentos em uma sessão fechada e sem a presença da imprensa. “Nós nos retiramos nesse momento, como forma de protesto”, afirmou Ronie. Os vereadores Pedro Paulo Costa (PT) e Paulo Salamuni (PV) também deixaram a sala por não concordarem com os termos da reunião. “Não há lugar para sessão secreta no poder legislativo de Curitiba”, afirmou Salamuni.

As lideranças da manifestação marcaram uma reunião para definir os próximos passos. “A princípio, não vamos radicalizar e ocupar a Câmara. Mas os nossos protestos continuarão, queremos a Cassação de Derosso”, afirmou o presidente da UPE.

Assista à matéria da TV UOL sobre o ato:




Fonte: UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário