terça-feira, 18 de outubro de 2011

EM SÃO GONÇALO/RN, MAIS UM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA FOI INAUGURADO



Joelma,Socorro,Claudete e Nazareno; Josefa, Juliete, Josinete e Liege
Newton,Joselito, Abel e Jaime Calado; Eraldo, Pe. André, Nazareno e Socorro




Em São Gonçalo do Amarante na Escola Municipal Maria Judite dos Santos – Coqueiros - foi inaugurada mais um laboratório de informática e apresentação dos computadores netebook do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), são 300 computadores que irão beneficiar os 300 alunos da escola a partir de 2012. O ato aconteceu nesta sexta-feira, 14 de outubro de 2011, no turno vespertino, e contou com a presença do Prefeito Jaime Calado Pereira dos Santos, Secretário de Educação Professor Abel Ferreira Soares, Socorro Medeiros e a Adjunta Marluce de Paula; Coordenadora da SME Profª. Célia Maria, Presidente da Câmara Municipal Geraldo Veríssimo, Vereador Eraldo Paiva e Secretários Municipais; lideranças políticas, Gestores, populares e Comunidade Escolar.  A Banda Municipal fez a abertura cerimonial e após a composição da mesa um grupo de alunos (as) cantaram o Hino Nacional.
O Diretor da Escola Professor Nazareno fazendo uso da palavra agradeceu a todos os presentes e em especial alunos e pais. Referiu-se a atenção que o prefeito vem dando a educação do município e pela confiança que ele vem depositando na gestão da escola, uma demonstração dessa confiança é o projeto Construindo Cidadania, pela merenda diversificada para atender os dois turnos, pela reforma da escola que a mesma estava deteriorada e solicitou a reforma ou quando tramitava o processo de ampliação. Equipamentos que foram solicitados como: estante, fogão industrial, liquidificador tudo que foi solicitado pela gestão da escola foi atendido. Concluiu Nazareno.

O Secretário de Educação Abel Ferreira,falou sobre a importância da tecnologia nas escolas. Solicitou que a população faça um julgamento justo das ações realizadas em prol da Secretaria de Educação que vem investindo na formação de funcionários, gestores e professores. O professor Abel fez um balanço das realizações da gestão municipal, principalmente na área de educação e pediu em vários momentos do seu discurso que a população julgue com justiça. Abel fez uma prestação de contas ao citar várias ações das realizações da atual gestão.

O aluno Francisco Ezequiel do 2º ano representando os demais colegas agradeceu pela qualidade da merenda, livros, computadores, professores e alunos. Já a Senhora Ângela Cristina, mãe de alunos agradeceu ao prefeito Jaime Calado e aos gestores da escola por tudo que vem sendo realizado na referida escola. A Professora Josinete Tavares representou seus pares agradecendo a todos pelas conquistas.

A PROFESSORA JOSINETE TAVARES CONCEDE ENTREVISTA A EFIGÊNIO SILVA


Professora Josinete Tavares
Efigênio Silva – Como você ver essa inauguração do laboratório de informática apresentação dos computadores do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) a importância e o objetivo para a educação desta comunidade?
Josinete Tavares – Bom o objetivo é bem claro né? Além de melhorar o aprendizado do nosso aluno também beneficia a comunidade de modo geral. Porque todos nós sabemos que a nossa comunidade é muito carente e com esses computadores eles vão se tornarem é...  Entrar no mundo da informática melhorando os conhecimentos dos mesmos. Incentivá-los a freqüentarem mais a escola porque tem um déficit muito grande nesse sentido. É perceptível desinteresse pela escola por vários motivos.  O familiar é o principal problema detectado, por isso vai melhorar muito para nós.
Efigênio Silva – E em relação à administração do prefeito Jaime Calado e sua equipe. Qual avaliação você faz, principalmente, porque estamos falando em educação?
Josinete Tavares – Bem, muito positiva porque a educação vem tendo estes investimentos, isto contribui muito para o nosso município e facilita a aprendizagem de cada aluno, por isso a avaliação que eu faço da equipe do prefeito é positiva e do senhor prefeito também. Finalizou a professora Josinete Tavares.

O PORTAL DO EFIGÊNIO SILVA ENTREVISTA A PROFESSORA SOCORRO MEDEIROS DO PROGRAMA DE INFORMÁTICA (PROINFO).


Socorro Medeiros e Efigênio Silva
Efigênio Silva – Professora Socorro, qual é o objetivo desta inauguração do laboratório de informática e do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA)?
Socorro Medeiros – Antes de agradecer vamos esclarecer o que é PROINFO – Programa do Governo de Capacitação e Formação de Professores que tem como objetivo levar a informática para as escolas.
Esta tarde festiva na comunidade de Coqueiros é um momento único onde estão sendo beneficiados com 5 computadores por ser uma escola da zona rural que faz parte do Proinfo rural. Em breve com acesso à internet para que possam se comunicar com o mundo inteiro.
Efigênio Silva – Quantas salas de informática já estão prontas?
Socorro Medeiros – Já estão prontas 24 de uma meta de 30, duas em fase de construção, pois as salas devem está prontas para receber as máquinas.
Já temos 15 laboratórios funcionando com internet, temos um agendamento, mas a pretensão é que até dezembro já tenha sido todos inaugurados.
Efigênio Silva – Como está acontecendo à capacitação dos servidores que irão trabalhar nesses laboratórios?
Socorro Medeiros – A capacitação para os servidores teve início em fevereiro e março para os professores, gestores e funcionários em três turnos com as formadoras Roseilma Lima, Socorro Medeiros e Jaqueline Macêdo na 1ª etapa. Agora estamos com duas turmas dando continuidade a formação continuada de 100 horas e uma turma em fase de conclusão de 40 horas. Ao todo o curso tem uma carga horária de 180 horas


Fotos e reportagem: Efigênio Silva e Cristina Rastafári


Nenhum comentário:

Postar um comentário