sábado, 8 de outubro de 2011

Cineclube apresenta clássico dirigido por Charles Chaplin

Charles_ChaplinHoje, o Cineclube Mossoró exibirá "O Grande Ditador". Filme clássico da década de 1940, dirigido e estrelado por Charles Chaplin. A sessão ocorrerá a partir das 19h, no auditório do Hotel VillaOeste. Depois da apresentação do longa, os presentes participarão de um debate sobre a obra.
O filme lançado nos Estados Unidos em 15 de outubro de 1940 tem duração de 124 minutos. A comédia que tem o roteiro assinado por Charles Chaplin satiriza o nazismo, o fascismo e os seus maiores propagadores, Adolf Hitler e Benito Mussolini. O longa-metragem foi o primeiro filme falado de Chaplin.
O roteiro do filme se passa durante a Segunda Grande Guerra Mundial, quando judeus estavam sendo esmagados pelo preconceito alemão. Charles Chaplin interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Adenoid Hynkel, que faz referência a Hitler, e o barbeiro Judeu. O filme considerado irônico e atrevido causou a expulsão do ator dos Estados Unidos, mas é uma obra-prima, pois traz uma mensagem antiguerra.
Além da atuação de Charles Chaplin, o filme conta com a participação de Paulette Goddard, interpretando Hannah, Jack Oakie (Benzino Napaloni), Reginald Gardiner (Comandante Schultz), Henry Daniell (Garbitsch), Billy Gilbert (Marechal Herring), Grace Hayle (Madame Napaloni),Carter DeHaven (Spook, o embaixador bacteriano), Maurice Moscovitch (Sr. Jaeckel), Emma Dunn (Sra. Jaeckel), Bernard Gorcey (Sr. Mann), Paul Weigel (Sr. Agar).
A história começa durante a Primeira Guerra Mundial. Chaplin é um cadete do exército da nação fictícia da Tomânia e tenta salvar um soldado chamado Schultz. O personagem de Chaplin perde a memória quando o avião dos dois colide com uma árvore. Schultz escapa das ferragens, e Chaplin passa seus próximos vinte anos no hospital, enquanto muitas mudanças acontecem em Tomânia, que passa a ter como o grande ditador Adenoid Hynkel, que perseguia judeus com a ajuda dos ministros Garbitsch e Herring.
Curado, mas ainda com amnésia, Chaplin retorna à sua barbearia no gueto judeu, ainda sem saber da situação política da Tomânia. O barbeiro fica chocado quando tropas de choque quebram a janela de sua loja. O filme também conta a história de amor entre o protagonista e Hannah, uma moradora do gueto.

Fonte: OMossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário