domingo, 30 de outubro de 2011

OPÇÕES NOTURNAS EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN

Músico tecladista e João Cantor

Jailson Santos a mais nova expressão musical de São Gonçalo

Em São Gonçalo, você tem opções noturnas de lazer todas às sextas-feira a partir das 20h com músicas ao vivo. No Bar e Restaurante da Praça (antigo pai Neco), sobre nova direção de Wilson Lima.

Animando às sextas com  FORROGODE o JOÃO CANTOR E JAILSON SANTOS - pai e filho-,em frente a praça Senador Dinarte Mariz, centro.



SHOW AO VIVO DO SERTANEJO POP NA SÃO GONÇALO FM 87,9


Luciano Fernandes locutor, Rick Bass, Herbert Marinho vocalista e
George Carvalho guitarrista
Herbert Marinho vocalista - O Sertanejo Pop
Luciano, Rick baixista, George Carvalho guitarrista e Herbert vocalista
 Grupo o Sertanejo Pop e Efigênio Silva na 87,9  FM
Efigênio Silva locutor e jornalista, Herbert Marinho vocalista e
Luciano Fernandes Locutor


Nesse sábado, 29 de outubro de 2011, no Programa Tarde Jovem que é apresentado pelo locutor LUCIANO FERNANDES, os componentes da Banda o Sertanejo Pop se apresentaram nos estúdios da Rádio FM 87,9 fazendo demonstrações de seu trabalho e interagindo com o público ouvinte. 

O Programa Tarde Jovem sobre o comando de Luciano Fernandes está no ar todos os sábados das 14h às 18h, com melhor de três, informativo 87,9, flach back e uma variedade de músicas de sucessos que vem aumento a audiência a cada sábado. Segundo o locutor Fernandes, a audiência vem aumento devido aos esforços de apresentar com profissionalismo e versatilidade das músicas tocadas no seu programa. Além das experiências nas 105,9 Rádio Arueira - Paraíba, 102,1 FM União, como também locução comercial e gravações de vinhetas comerciais. 

Telefone de contato profissional de Luciano Fernandes: (84) 9175 - 8412. 

O PORTAL DO EFIGÊNIO SILVA deu cobertura total ao programa de Luciano e divulgando o trabalho do Sertanejo Pop, esse grupo de jovem que está com o pé na estrada em busca de sucesso a mais ou menos quatro meses. Segundo o vocalista da banda Herbert Marinho,  Sertanejo Pop é uma mistura do que há de melhor da música sertaneja com o forró nordestino, denominando-o de FORRÓNEJO esse estilo musical. 


Pelo que apresentou na 87,9 são talentosos e promissores. A apesar de jovens carregam em suas bagagens experiências de trabalhos em outras bandas musicais.

Contatos para shows do Sertanejo Pop: (84) 9441-9503/8886-8803/9976-1310

Fotos e reportagem: Efigênio Silva

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ESCOLAS MUNICIPAIS RECEBEM LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

Júlia lendo poema Valores do Bem
Adrina mãe de aluna agradece as realizações 
Vânia Lima representando os funcionários
Diretora Fátima Mendes
Pastor Douglas,Socorro, Fátima e Marluce; Abel, Prefeito Jaime Calado,
Geraldo Veríssimo e Roberto Polter
Secretária Adjunta Marluce de Paula
Presidente da Câmara Geraldo Veríssimo
Douglas, Ingrid, Fátima e Socorro; Guilherme e Abel Neto
Alunos do Centro Educacional 1º de Maio

Inaugurado laboratório com 16 computadores
Secretário Abel Neto
Prefeito Jaime Calado Pereira dos Santos

O Centro Educacional 1º de Maio no bairro de Jardim Lola, São Gonçalo do Amarante/RN recebeu da Prefeitura através da Secretaria de Educação o laboratório de informática. A inauguração do 10º laboratório faz parte de uma série de 28 laboratórios de informática a serem instalados com internet nas escolas do município.

O ato inaugural aconteceu hoje, 27 de outubro de 2011, a partir das 15h no auditório da escola e contou com a Banda de Música Municipal fazendo a abertura do evento. Contou também com as presenças do Prefeito Jaime Calado, Secretário de Educação Abel Ferreira, Adjunta Marluce de Paula e Fátima Mendes diretora da Escola; Equipe escola, representantes de pais, alunos, e lideranças comunitárias; O presidente da Câmara Geraldo Veríssimo-PR, Vereador Eraldo Paiva – PT, Socorro Medeiros Coordenadora do PROINFO – Programa de Informática.

A aluna Júlia representando seus pares lendo o poema “Valores do Bem”. Em seguida a senhora Adriana mãe da garota Júlia e representando os pais, fez seu pronunciamento parabenizando o prefeito pelo laboratório e pelo Xadrez, ainda exaltou sua felicidade pela iniciativa de estar melhorando a educação, também agradeceu a gestão pelo empenho e que a escola esta obtendo um grande sucesso, graças ao trabalho de todos.

Vânia Lima em nome dos funcionários referiu-se a importância dos computadores, pois vem melhorar o ensino aprendizagem, enalteceu o Projeto Caráter Contaque deu origem ao Projeto Valores do Bem, e deixou claro que o laboratório de informática é uma ferramenta que só vem enriquecer a prática pedagógica de todos que fazem a escola 1º de maio.
Em sua fala a Diretora Fátima Mendes, agradeceu o novo espaço da escola, este por sua vez oferece segurança a professores e alunos o que traz tranqüilidade a comunidade escolar. Quanto ao laboratório enfatizou que é um projeto significativo, pois vai incluir os educandos no mundo virtual.

Roberto Polter presidente do Conselho Comunitário de Jardim Lola fez seus agradecimentos, seguido do Secretário de Educação Abel Neto, que por sua vez enalteceu a figura do professor. A Secretaria Adjunta Marluce de Paula frisou a mudança do espaço físico da escola e os reflexos que esta ocasionou no ensino aprendizagem, hoje pode ser visto, comprovado nos resultados do IDEB e da Provinha Brasil referente ao Centro Educacional 1º de Maio.
Ainda fizeram uso da palavra os Vereadores Eraldo Paiva e o presidente da Câmara Geraldo Veríssimo, ambos agradeceram a iniciativa do prefeito por tão grandes feitos que vem conectando São Gonçalo com o mundo.

O prefeito Jaime Calado expressou que inaugurar estes laboratórios é sempre um momento especial, contudo, deixou em evidência que os frutos que hoje colhe o I de Maio são frutos de uma boa gestão e de uma boa equipe de trabalho. Ainda pontuou a importância do trabalho com os pilares do caráter resgatando os valores que norteia nossas vidas. Os pilares do caráter foram introduzidos no currículo da escola através do Projeto Justiça e Escola, finalizou o chefe do executivo municipal.

Fotos e reportagem: Efigênio Silva e Cristina Rastafári.





quarta-feira, 26 de outubro de 2011

"Afastado do Ministério defenderei minha honra com mais ênfase"


Em entrevista coletiva - após reunião com a presidente Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (26), no Palácio do Planalto - o ministro do Esporte, Orlando Silva anunciou seu afastamento da pasta.


Ele disse que ao examinar a crise dos últimos dias, decidiu que “nosso Partido não pode ser instrumento de nenhum tipo de ataque ao governo, por isso o resultado da reunião é que a melhor solução é me afastar do governo”, afirmou. A decisão do ministro foi apoiada pela direção do PCdoB e pela presidente Dilma.



O ministro, que vem sendo alvo de acusações caluniosas, pediu aos jornalistas que continuem acompanhando os fatos para que, em breve espaço de tempo, “possam dedicar as mesmas páginas apresentadas até aqui para mostrar a verdade que está comigo”. 

Orlando ressaltou que, afastado do Ministério, poderá defender “com mais ênfase, a minha honra” e que continuará defendendo “o meu governo e o sucesso e o trabalho do Ministério do Esporte”. E ainda enfatizou a luta em defesa do seu Partido, “que tem uma história tão bonita, que tem mártires e identidade com a luta dos trabalhadores”.

Também em pronunciamento à imprensa, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, lembrou que “o PCdoB mantém grande intimidade e identidade com a Presidenta Dilma e os rumos desse governo. O partido não está no governo porque caiu de paraquedas, mas por que tem aliança desde o Presidente Lula e com o PT desde 1989, participou de todas as eleições presidenciais e evidentemente contribuímos para a vitória de Lula em 2002, 2006 e para Presidente Dilma em 2010”.



Rabelo defendeu, como fez desde o início, o ministro Orlando Silva, “porque é um ministro honesto, competente, sincero, jovem com grande capacidade. Nada foi provado do que o acusam. Toda acusação foi montada em cima de pessoas desqualificadas”, destacando que “se o país e os partidos verdadeiramente democráticos fossem considerar essa montagem como coisa séria, seria retrocesso para o nosso país”.

Para Renato Rabelo, “o ministro foi bombardeado por calúnia, montagem sórdida”, o que causa muita indignação ao PCdoB, mas que não se intimida. “Não nos intimidamos diante dessas tentativas e manobras para desmoralizarem o Partido, que tem história, fisionomia e ideologia. Não nos intimidamos. Aliás nunca nos intimidamos”, concluiu. 

Da Redação do Portal Vermelho

sábado, 22 de outubro de 2011

INAUGURADO O 9º LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA








Lígia firmino, Socorro Medeiros, Pref. Jaime Calado,
e ver. Raimundo Mendes; Sec. de Educação Abel Neto,
Adjunta Marluce de Paula, Elizabeth Nunes e João Teófilo;
Dona Maria de Fátima

Banda Municipal abrilhantando o evento


Prefeito Jaime Calado Pereira dos Santos


Diretora Elizabeth Nunes e a Coordenadora
do PROINFO Socorro Medeiros


Sala multifuncional da Escola Munc. Leonel Mesquita



Em São Gonçalo do Amarante/RN, o prefeito Jaime Calado junto com a Secretaria de Educação inauguraram o 9º laboratório de informática e a sala multifuncional da Escola Municipal Leonel Mesquita, na comunidade de Rio da Prata. O evento com a participação de vários secretários municipais, lideranças, vereador, comunidade escolar e pais.
A Banda Municipal como sempre abrilhantou a inauguração cantando belas músicas e os Hinos Nacional e Municipal.


A Aluna Lígia Firmino do 9º representando os  alunos da escola agradeceu as ações realizadas..João Teófilo representante dos pais agradeceu a gestão da escola pelo empenho da gestão, ainda aproveitou a ocasião e solicitou do prefeito um ônibus para transportar os alunos até o aeroporto em construção.
Ivone Aguiar professora da escola agradeceu as autoridades presente e a gestão pela realização de tão importantes obras, pois sabe o quanto é gratificante trabalhar numa escola limpa e equipada, ainda enfatizou que a escola Leonel Mesquita é ponto de apoio da comunidade. A professora Ivone finalizou a sua fala solicitando das autoridades presentes uma quadra e uma biblioteca por ser conhecedora destas para o desenvolvimento dos alunos.


Ainda fez uso da palavra a Elizabeth Nunes diretora da escola, o Secretário de Educação Abel Neto fazendo uma prestação de contas das realizadas da Secretaria de Educação junto ao município, Raimundo Mendes pontuo as reivindicações da comunidade para a reestruturação da escola.


O prefeito Jaime Calado dirigiu sua fala aos alunos da escola afirmando que estes são o futuro do país e por esta razão toda a administração municipal trabalha em prol de toda comunidade. O chefe do executivo municipal fez referências ao mercado público que será inaugurado em dezembro/2011, pontuou a importância do IFRN para os munícipes, sobre segurança, biblioteca Dona Militana e disse que será um prazer construir uma biblioteca em Rio da Prata; em relação à segurança frisou a criação da guarda municipal e o apoio que tem dado as polícias civil e militar entre outras realizações da sua gestão. 


O prefeito finalizou dando quatro dicas para os jovens: 1º) estude, 2º) cuidado com os vícios, 3º) respeito aos pais, professores e aos mais velhos e 4º) tenha um projeto de vida. O prefeito e comitiva encerrou as atividades na escola inaugurando as salas de informática e multifuncional para a comunidade escolar de Rio da Prata.


fotos e reportagem: Efigênio Silva e Cristina Rastafári

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SEM TERRAS TENTAM INVADIR PREFEITURA

Diretório partidário
Sem terra ameaça tocar fogo na prefeitura com pneus

Diretório Estadual do PSTU, Dário Barbosa, Simone, Rosália, Socorro, Luciana,
Júnior e demais

Acampados de Serrinha - São Gonçalo



A pauta de reivindicações dos sem terras
Os sem terras acampados no distrito de Serrinha - São Gonçalo do Amarante/RN, fizeram manifestações em frente à prefeitura. Segundo um de seus líderes em entrevista a uma TV local, as reivindicações eram: um posto policial com 5 PMS, 1 viatura e um carro pipa para apagar a poeira em frente ao acampamento por onde trafegam os carros, dentre outras em pauta.


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é justo e acontece no Brasil inteiro, mas por ser um movimento justo não está livre de infiltração de oportunista, aventureiros e de outros tipos de aproveitadores irresponsáveis. Os companheiros sem terra têm que ter muita sabedoria para identificar esses intrusos que aparecem como "aliados ou querendo ajudar", mas  os interesses são totalmente alheios aos objetivos dos trabalhadores rurais. 


No caso do dia 20 de outubro de 2011 em São Gonçalo, ficou muito claro quando os sindicalistas da saúde e da educação ligado ao PSTU por não terem credibilidades de suas categorias pela condução equivocada das lutas no município usou o movimento dos rurais. Não conseguem mobilizar os servidores municipais e pegam carona nos sem terra.

O Diretório Estadual do PSTU e seus militantes vindo de Natal substituindo os trabalhadores da saúde e da educação do município. 


O vereador Valban Tinoco de olho nas eleições de 2012, também tirou seu proveito. Na gestão passada era contra os movimentos porque o prefeito era seu aliado e defendia interesses pessoais.


Outros pré-candidatos em 2012, fizeram uso do movimento na tentativa de tirar proveitos. Os trabalhadores têm que ficar atentos a este tipo de picaretagem. Cuidado com eles.!!!


ACREDITAMOS NAS MUDANÇAS ATRAVÉS DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, COM COERÊNCIA, RESPONSABILIDADE E ACIMA DE TUDO COM RESPEITO E DIGNIDADE AS DIFERENTES OPINIÕES.

Fotos e reportagem: Cristina Rastafári e Efigênio Silva


Ex-governador Fernando Freire é condenado a 84 anos de prisão


O Ministério Público Estadual conseguiu a condenação do Ex-governador Fernando Freire e mais duas pessoas pelos crimes de peculato e falsidade ideológica. Fernando Freire foi condenado a 84 anos de de reclusão e 840 dias-multa. As demais pessoas foram condenadas a 70 e 45 anos de reclusão.

Os três foram considerados culpados pelo desvio do erário público estadual mediante a atribuição de gratificações de representação de gabinete a pessoas não vinculadas com o funcionalismo público do RN, as quais eram emitidas por meio de cheques-salários sacados ou depositados em favor dos próprios réus ou de outras pessoas a eles ligadas. O esquema durou cerca de 2 anos e envolvia cerca de 14 "laranjas".

Os cheques-salários continham no verso assinaturas falsas endossando o depósito. Em muitos casos as pessoas cujos nomes figuravam nos documentos sequer sabiam que eram beneficiários de gratificação de representação de gabinete ou então embora algumas soubessem e tenham recebido por um período curto de tempo, desconheciam que elas continuassem a ser pagas e desviadas por terceiros.

Os três foram acusados através de Ação Penal movida pelo Ministério Público, denunciando que entre os anos de 1995 a 2002 o ex-gestor comandou um esquema de desvio de recursos ao erário estadual mediante a concessão fraudulenta de gratificação em nome de diversos laranjas. O esquema foi descoberto depois que diversos contribuintes fizeram a declaração de isentos junto à Receita Federal no ano de 2003 e foram inseridas na "malha fina" diante da informação do fisco de que tinham recebido rendimentos tributáveis acima do limite de isenção e tendo como fonte pagadora o Estado do RN, em razão de gratificação de gabinete, sem que contudo, tivessem percebido tais valores.

A sentença condenatória (contida no processo de número 0023460-11.2005.8.20.0001) é de autoria da Juiza da 6ª Vara Criminal de Natal, Emanuella Cristina Pereira Fernandes, que embora tenha condenado os três nos crimes acima descritos, autorizou os condenados a recorrerem em liberdade.

Com informações do MP/RN.

Fonte:tribuna do norte

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Assista aqui ao programa do PCdoB que irá ao ar esta noite


O Portal Vermelho antecipa aqui o programa partidário do PCdoB, que vai ao ar na noite desta quinta (20), em cadeia nacional de televisão, às 20h30, e de rádio, às 20h. O partido também exibirá inserções de 30 segundos até 29 de outubro.




-Vídeo mostra bastidores do programa do PCdoB desta quinta 

"Em 90 anos, o PCdoB nunca se envolveu em qualquer tipo de escândalo, porque nunca tolerou qualquer desvio de conduta". Assim começa o vídeo do partido. Inicialmente produzido para tratar integralmente da experiência dos comunistas na gestão de cidades mais humanas, o programa passou por mudanças para incluir a defesa do partido e do ministro do Esporte Orlando Silva contra as recentes acusações, veiculadas pela Revista Veja.

Um dos pontos altos é, portanto, a fala do ministro Orlando Silva e a do presidente do PCdoB, Renato Rabelo. "Quando o PCdoB assumiu o Ministério do Esporte, no governo Lula, as ações desse ministério não tinham a visibilidade nem a importância de hoje. Com muito trabalho trouxemos a Copa e as Olimpíada para o Brasil. (...) É claro que a importância que o ministério conquistou através do trabalho do PCdoB incomoda muita gente", diz Orlando, referindo-se às denúncias.

O ministro afirma que vai até as últimas consequências para defender a sua "honra e os 90 anos de história" do partido. Ele diz ainda que seguirá trabalhando, porque "a copa está aí e o desenvolvimento do país não pode parar".

Cidades humanas

O programa traz ainda pré-candidatos do PCdoB a prefeituras importantes do país, como Alice Portugal, em Salvador, Netinho de Paula, em São Paulo, Manuela D’Ávila, em Porto Alegre, e Perpétua de Almeida, em Rio Branco. Além destas capitais, há ainda outras cidades que deverão ter candidatos comunistas nas eleições de 2012.

Um dos destaques do programa é a gestão comunista da cidade histórica de Olinda (PE). Com a experiência de quase 12 anos à frente da Prefeitura, o partido destaca ações que geraram grandes mudanças na vida das pessoas.

O senador Inácio Arruda (PCdoB/CE), relator do aprovado Estatuto das Cidades, também está no programa, que evidencia soluções para que as cidades cresçam com menos desigualdade e mais desenvolvimento.

A equipe de produção do programa passou pelo teste de superação e conseguiu realizar as mudanças de última hora tão necessárias frente às calúnias divulgadas. Todas as peças que irão ao ar a partir desta quinta-feira tiveram a direção de arte do publicitário Marcelo Brandão e a coordenação política de Kérisson Lopes, da Comissão Nacional de Comunicação do PCdoB.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

EM SÃO GONÇALO/RN, MAIS UM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA FOI INAUGURADO



Joelma,Socorro,Claudete e Nazareno; Josefa, Juliete, Josinete e Liege
Newton,Joselito, Abel e Jaime Calado; Eraldo, Pe. André, Nazareno e Socorro




Em São Gonçalo do Amarante na Escola Municipal Maria Judite dos Santos – Coqueiros - foi inaugurada mais um laboratório de informática e apresentação dos computadores netebook do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), são 300 computadores que irão beneficiar os 300 alunos da escola a partir de 2012. O ato aconteceu nesta sexta-feira, 14 de outubro de 2011, no turno vespertino, e contou com a presença do Prefeito Jaime Calado Pereira dos Santos, Secretário de Educação Professor Abel Ferreira Soares, Socorro Medeiros e a Adjunta Marluce de Paula; Coordenadora da SME Profª. Célia Maria, Presidente da Câmara Municipal Geraldo Veríssimo, Vereador Eraldo Paiva e Secretários Municipais; lideranças políticas, Gestores, populares e Comunidade Escolar.  A Banda Municipal fez a abertura cerimonial e após a composição da mesa um grupo de alunos (as) cantaram o Hino Nacional.
O Diretor da Escola Professor Nazareno fazendo uso da palavra agradeceu a todos os presentes e em especial alunos e pais. Referiu-se a atenção que o prefeito vem dando a educação do município e pela confiança que ele vem depositando na gestão da escola, uma demonstração dessa confiança é o projeto Construindo Cidadania, pela merenda diversificada para atender os dois turnos, pela reforma da escola que a mesma estava deteriorada e solicitou a reforma ou quando tramitava o processo de ampliação. Equipamentos que foram solicitados como: estante, fogão industrial, liquidificador tudo que foi solicitado pela gestão da escola foi atendido. Concluiu Nazareno.

O Secretário de Educação Abel Ferreira,falou sobre a importância da tecnologia nas escolas. Solicitou que a população faça um julgamento justo das ações realizadas em prol da Secretaria de Educação que vem investindo na formação de funcionários, gestores e professores. O professor Abel fez um balanço das realizações da gestão municipal, principalmente na área de educação e pediu em vários momentos do seu discurso que a população julgue com justiça. Abel fez uma prestação de contas ao citar várias ações das realizações da atual gestão.

O aluno Francisco Ezequiel do 2º ano representando os demais colegas agradeceu pela qualidade da merenda, livros, computadores, professores e alunos. Já a Senhora Ângela Cristina, mãe de alunos agradeceu ao prefeito Jaime Calado e aos gestores da escola por tudo que vem sendo realizado na referida escola. A Professora Josinete Tavares representou seus pares agradecendo a todos pelas conquistas.

A PROFESSORA JOSINETE TAVARES CONCEDE ENTREVISTA A EFIGÊNIO SILVA


Professora Josinete Tavares
Efigênio Silva – Como você ver essa inauguração do laboratório de informática apresentação dos computadores do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) a importância e o objetivo para a educação desta comunidade?
Josinete Tavares – Bom o objetivo é bem claro né? Além de melhorar o aprendizado do nosso aluno também beneficia a comunidade de modo geral. Porque todos nós sabemos que a nossa comunidade é muito carente e com esses computadores eles vão se tornarem é...  Entrar no mundo da informática melhorando os conhecimentos dos mesmos. Incentivá-los a freqüentarem mais a escola porque tem um déficit muito grande nesse sentido. É perceptível desinteresse pela escola por vários motivos.  O familiar é o principal problema detectado, por isso vai melhorar muito para nós.
Efigênio Silva – E em relação à administração do prefeito Jaime Calado e sua equipe. Qual avaliação você faz, principalmente, porque estamos falando em educação?
Josinete Tavares – Bem, muito positiva porque a educação vem tendo estes investimentos, isto contribui muito para o nosso município e facilita a aprendizagem de cada aluno, por isso a avaliação que eu faço da equipe do prefeito é positiva e do senhor prefeito também. Finalizou a professora Josinete Tavares.

O PORTAL DO EFIGÊNIO SILVA ENTREVISTA A PROFESSORA SOCORRO MEDEIROS DO PROGRAMA DE INFORMÁTICA (PROINFO).


Socorro Medeiros e Efigênio Silva
Efigênio Silva – Professora Socorro, qual é o objetivo desta inauguração do laboratório de informática e do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA)?
Socorro Medeiros – Antes de agradecer vamos esclarecer o que é PROINFO – Programa do Governo de Capacitação e Formação de Professores que tem como objetivo levar a informática para as escolas.
Esta tarde festiva na comunidade de Coqueiros é um momento único onde estão sendo beneficiados com 5 computadores por ser uma escola da zona rural que faz parte do Proinfo rural. Em breve com acesso à internet para que possam se comunicar com o mundo inteiro.
Efigênio Silva – Quantas salas de informática já estão prontas?
Socorro Medeiros – Já estão prontas 24 de uma meta de 30, duas em fase de construção, pois as salas devem está prontas para receber as máquinas.
Já temos 15 laboratórios funcionando com internet, temos um agendamento, mas a pretensão é que até dezembro já tenha sido todos inaugurados.
Efigênio Silva – Como está acontecendo à capacitação dos servidores que irão trabalhar nesses laboratórios?
Socorro Medeiros – A capacitação para os servidores teve início em fevereiro e março para os professores, gestores e funcionários em três turnos com as formadoras Roseilma Lima, Socorro Medeiros e Jaqueline Macêdo na 1ª etapa. Agora estamos com duas turmas dando continuidade a formação continuada de 100 horas e uma turma em fase de conclusão de 40 horas. Ao todo o curso tem uma carga horária de 180 horas


Fotos e reportagem: Efigênio Silva e Cristina Rastafári


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Estádio Itaquerão é confirmado para abertura da Copa de 2014


Anúncio oficial será feito na próxima quinta (20); Porto Alegre é cortada da Copa das Confederações.


Foto: Divulgação/CDC Arquitetos
Maquete virtual do estádio de Itaquera, sede da abertura da Copa.
No próximo dia 20 de outubro, às 13h50 (horário de Brasília), o estádio do Corinthians em Itaquera será anunciado como sede da abertura do Mundial de 2014. De acordo com fontes ligadas à Fifa, o anúncio de Itaquera será feito com ressalvas, relacionadas ao andamento das obras do estádio. 

A entidade que chegou a avaliar a possibilidade de adiar mais uma vez o anúncio da abertura resolveu cumprir a data como um voto de confiança à construtora Odebrecht, que além do Itaquerão participa da construção de outros três estádios para o Mundial de 2014.

A notícia dada por este blog na semana passada de que Brasília sediará a abertura e Belo Horizonte a final da Copa das Confederações também foi confirmada (leia mais). A grande surpresa do anúncio deverá ser a exclusão de Porto Alegre como sede da Copa das Confederações. 

Sem assinar contrato com a Andrade Gutierrez, as obras do Beira-Rio seguem paradas e não há possibilidade de usar a Arena do Grêmio a para realização do torneio-teste em 2013.

A vaga de Porto Alegre deverá ser ocupada pelo estádio do Castelão, em Fortaleza. O Rio de Janeiro, que havia sido apontado em maio pela tevê Globo como a quinta sede escolhida, também pode ficar de fora. 

Com o fim do mistério, a entidade espera que cada cidade cumpra com suas obrigações, pois uma mudança nos planos daqui para frente atrapalhará toda logística montada para os eventos de 2013 e 2014.

Fonte: Portal 2014

 
 

Cielo, França e 4x100m ganham ouro para o Brasil

Guadalajara (México) - Gazeta Press - As finais das provas de natação na noite de domingo dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara deram três medalhas de ouro ao Brasil. Cesar Cielo nos100m livre, Felipe França nos 100m peito e a equipe brasileira no revezamento 4x100m livre confirmaram o favoritismo e subiram ao primeiro lugar do pódio. O País ainda ficou com a prata nos 100m peito, com Felipe Lima. O primeiro a conquistar o ouro foi Cielo. 

Jefeferson Bernardes/VIPCOMMCésar Cielo  e Felipe França são os nadadores mais experientes da forte equipe do revezamentoCésar Cielo e Felipe França são os nadadores mais experientes da forte equipe do revezamento
Ele virou na primeira colocação após os 50m na piscina em Guadalajara, com quase meio corpo de vantagem sobre o segundo colocado. Na passagem final de piscina, ele manteve o ritmo acelerado e completou a prova em 47s84 para conquistar o terceiro ouro do Brasil no Pan e estabelecer um novo recorde pan-americano. A prata dos 100m livre ficou com o cubano Hanser Garcia, com o tempo de 48s34, seguido por Shaune Frayser, das Ilhas Cayman. 

Nos 100m peito, a dobradinha brasileira foi liderada por Felipe França, com a marca de 1min00s34, à frente de Felipe Lima, segundo colocado, com a marca de 1min00s99. O norte-americano Marcus James Titus ficou com a terceira posição. A prova que fechou a noite em Guadalajara foi o revezamento 4x100m livre, em que o Brasil se classificou com o segundo melhor tempo das eliminatórias. Na final, a equipe foi com força máxima, Cesar Cielo, Bruno Fratus, Nicholas Santos e Nicolas Oliveira, e não desperdiçou a oportunidade. 

Fratus iniciou a disputa e abriu praticamente meio corpo de vantagem sobre o nadador norte-americano nos primeiros 100m e entregou a prova em boas condições a Nicholas Santos. O terceiro a cair na água foi Cesar Cielo. O campeão olímpico e mundial abriu vantagem segura antes de deixar Nicolas Oliveira assegurar o ouro. O time brasileiro encerrou a disputa com o tempo de 3min14s65 e estabeleceu novo recorde pan-americano, deixando a prata para os Estados Unidos. 

MAIS TÍTULO

A equipe brasileira da ginástica rítmica desportiva conquistou no domingo o segundo ouro do País . O conjunto formado por Debora Falda, Bianca Maia, Daiane Amaral, Luisa Matsuo, Eliane Sampaio e Drielly Daltoe encerrou a prova por times com 48.575 pontos.