quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Estação do Baldo ativa sistema ultravioleta que elimina 99,99% das bactérias



A ETE do Baldo realiza o tratamento de esgotos em três etapas. Foto: Divulgação
A Estação de Tratamento de Esgotos ( ETE) do Baldo está operando com todos os dispositivos tecnológicos  disponíveis, com a entrada em operação, no dia 12, do sistema de desinfecção ultravioleta. A radiação, emitida por lâmpadas submersas, elimina todas as bactérias e microorganismos existentes nos dejetos coletados. É a fase terciária do tratamento. A unidade vai coletar e tratar esgotos de 21 bairros de Natal, beneficiando a uma população de 230 mil habitantes atendidos pela Companhia de águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Empresa estadual de saneamento investiu cerca de R$ 3 milhões neste sistema com tecnologia alemã.
O engenheiro Felipe Ferreira informa que a ETE está operando com 75% da capacidade total de tratamento, que é de 450 litros por segundo. Ele adianta que após a entrada em operação do sistema de coleta de esgotos, implantado pela Caern em várias áreas de Natal, a estação atingirá sua plenitude de tratamento.
Atualmente, a ETE do Baldo está recebendo os esgotos procedentes dos bairros Alecrim, Areia Preta, Barro Vermelho, Cidade Alta, Lagoa Seca, Mãe Luíza, parte de Morro Branco, parte de Nova Descoberta, Petrópolis, Praia do Meio, Ribeira, Rocas, Santos Reis e Tirol. Com as obras em andamento, feitas pela Caern, parte do Bairro Nordeste, Candelária, Cidade da Esperança, Cidade da Esperança, parte de Dix-sept Rosado, Lagoa Nova, parte de Morro Branco, parte de Nova Descoberta, Nazaré e parte das Quintas também serão atendidas pela unidade.
A ETE do Baldo realiza o tratamento de esgotos em três etapas. Na primeira, opera o tratamento com a formação do lodo ativo, que é uma adaptação dos microoganismos à estação. São eles os responsáveis pelo primeiro dos três níveis de tratamento, o biológico. Esse processo leva seis meses para ser completado, somente depois desta etapa se pode levar a estação à capacidade máxima. Os outros dois níveis de tratamento são o aerado, com utilização de oxigênio e o terciário, quando entre em funcionamento a desinfecção final com raios de ultravioleta para eliminar as bactérias existentes no esgoto.
Fonte: JH Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário