quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Semsur prepara cemitérios para receber visitantes no Dia de Finados



Funcionários da Semsur e Urbana estão realizando a limpeza externa e interna de todos os cemitérios da capital. Foto: José Aldenir
Para preparar os cemitérios para as visitas no Dia de Finados, que é comemorado no próximo dia dois de novembro, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), está realizando limpeza em torno dos cemitérios da cidade desde a última semana. Serviços de limpeza das ruas que dão acesso aos cemitérios, poda de árvores, pintura de muros e canteiros e instalação de banheiros químicos estão sendo feitos pela Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), em parceria com a Semsur, para oferecer melhores condições de circulação e permanência para os que pretendem visitar seus entes queridos.
Mas o trabalho não está sendo apenas da Semsur, pois só hoje pela manhã, no cemitério do Alecrim, a movimentação era intensa em uma espécie de mutirão de limpeza. Do lado de fora, funcionários da Urbana limpavam a rua da entrada principal e pitavam o meio-fio, e dentro dele, coveiros da Semsur, familiares e pessoas contratadas por eles limpavam túmulos e retiravam o excesso de mato ao redor.
O aposentado Mário Nascimento afirma que há anos realiza pessoalmente a limpeza do túmulo de seus parentes, como forma de homenageá-los: “Tenho 72 anos e desde jovem venho na semana dos finados para limpar e pintar o túmulo dos meus pais. É a única coisa que ainda posso fazer pra eles. Eu limpo tudo e deixo bem bonito pra depois vir fazer minhas orações”, disse Mário Nascimento.
O Dia de Finados é uma data dedicada à memória dos mortos, e nos países católicos, como o Brasil, é comemorado em sinal de respeito para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos, tendo esperança de que estejam no Céu. As missas em memória às pessoas falecidas são muito comuns nesta data em cemitérios e igrejas de todo Brasil. No entanto, há quem reclame que o movimento dos cemitérios, até mesmo no Dia de Finados está diminuindo a cada ano.
De acordo com a zeladora de túmulos do cemitério do Alecrim, Tânia Alves, nos últimos anos as pessoas perderam o interesse em prestar alguma homenagem aos que já se foram. “Trabalho há 30 anos fazendo a limpeza da maioria dos túmulos  do cemitério, túmulo por túmulo, mas sou paga pelos familiares dos enterrados. Em todos esses anos, já vi muitas coisas por aqui, bonitas e tristes também. No entanto, já faz alguns anos que venho notando que muitas pessoas estão perdendo o amor pelos entes queridos. Há sete anos atrás era comum as pessoas visitarem os túmulos várias vezes ao ano, mas agora, nem mesmo no Dia de Finados eles fazem questão de aparecer. Além disso, há pessoas que trabalham por aqui, que também não fazem seu serviço com respeito aos mortos. As pessoas estão mudando e há muita frieza em alguns. Espero que neste ano, no Dia de Finados, mais pessoas apareçam pra prestar homenagem aos seus entes”, afirma Tânia Alves.
Apesar da mobilização da Semsur, junto à Urbana em prol da ‘organização’ dos cemitérios de Natal, os resultados serão apenas passageiros, pois o setor de serviços urbanos da cidade permanece em crise. Com a demissão dos funcionários da SS Serviços, que terceirizava serviços de limpeza de cemitérios e canteiros da cidade, a verdadeira realidade dos cemitérios é bem diferente do que os visitantes irão presenciar no Dia de Finados. Com apenas 22  coveiros corcursados para atender às famílias que precisam enterrar seus mortos nos oito cemitérios de Natal e com as contantes paralisações dos funcionários da Urbana, os cemitérios estão verdadeiramente abandonados. Inclusive no próprio cemitério do Alecrim, um dos mais tradicionais da cidade, uma parte do muro de trás está derrubada e ainda não há previsão de conserto.
Apesar dos transtornos ainda constatáveis, o secretário da Semsur, Luis Antônio Lopes afirma que a situação dos cemitérios já está normalizada. “Tivemos que fazer um remanejamento de funcionários e um processo de reestruturação da Prefeitura. Para isso foi necessário dispensar os serviços da empresa SS. A crise apareceu para que pudéssemos otimizar o serviço, e isso foi feito. Temos 22 coveiros, que são concursados e estão em plena atividade nos cemitérios da cidade. Não deixamos de atender a nenhuma família que necessite. Além disso, nossa situação com a Urbana já foi regularizada e está tudo funcionando perfeitamente”.
Do outro lado da história, os problemas dessa crise dos serviços urbanos de Natal e especificamente para quem trabalha nos cemitérios, os problemas não parecem estar nada resolvidos.  Segundo o coveiro Humberto Guedes , a categoria está sobrecarregada e fica impossível prestar um bom serviço à população. “Com a saída dos funcionários terceirizados, o trabalho aumentou e os funcionários concursados estão sobrecarregados. Nossa função é sepultar e exumar, a parte da limpeza não é conosco. Esperamos que a Prefeitura contrate mais pessoal, pois só nós não estamos dando conta”.
Programação Dia de Finados
Durante o Dia de Finados serão celebradas 19 missas em seis cemitérios públicos de Natal, em diversos horários. Em Nova Descoberta haverão cinco celebrações, às 7h, 10h, 11h, 1h e às 16h30min. Nos cemitérios de  Bom Pastor I e II quatro missas, às 7h, 10h, 14h e às 17h. Em Ponta Negra, duas missas, às 7h e 16 h.  No Alecrim também serão celebradas duas missas, às 8h e 17h e no Igapó, às 7h e 16h30 horas.
Fonte: JH Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário