quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Fundador do WikiLeaks se entrega à polícia

Londres (AE) - O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, se entregou ontem à polícia em Londres. Ele é acusado na Suécia de crimes sexuais e há um mandado internacional pedindo sua prisão. Um porta-voz do site afirmou que a prisão de Assange é um ataque à mídia, mas que isso não impedirá a organização de realizar seu trabalho. Um juiz de um tribunal de Londres negou o pedido de fiança de Assange.


martal trezzini/aeFiança de Assange foi negada por juiz do Tribunal de LondresFiança de Assange foi negada por juiz do Tribunal de Londres
O objetivo do WikiLeaks é divulgar documentos secretos de governos e empresas. Desde a semana passada, o site tem divulgado documentos diplomáticos dos Estados Unidos.

O porta-voz do site, Kristinn Hrafnsson, não quis comentar o estado de espírito de Assange antes da prisão, mas confirmou que esteve em contato com o cidadão australiano de 39 anos nas últimas 24 horas. Assange afirma ser inocente. O porta-voz ressaltou que a prisão não impedirá a divulgação de mais documentos secretos. Ele disse que “isso não mudará nossa operação”.

Assange foi preso às 9h30 (hora local) de ontem. Ele deveria comparecer a um tribunal londrino ainda ontem. Assange estava vivendo em uma localidade não revelada na Grã-Bretanha, desde que o WikiLeaks começou a publicar documentos secretos da diplomacia norte-americana, na semana passada.

Caso Assange decida tentar contestar judicialmente o pedido de extradição da Suécia, ele deve permanecer deito na Grã-Bretanha, ou será liberado após pagar fiança enquanto outro juiz decide se ele deve ser extraditado, explicou uma porta-voz do departamento de extradições britânico.

Desde o início da divulgação dos telegramas diplomáticos, na semana passada, o WikiLeaks viu suas contas bancárias serem canceladas e seu site ser atacado. O governo dos EUA lançou uma investigação criminal, dizendo que o grupo ameaça a segurança nacional e os esforços diplomáticos pelo mundo.

O WikiLeaks também tem recebido apoio online, com doações e um esforço contra os ataques virtuais. Foram feitos cerca de 500 sites copiando o conteúdo do WikiLeaks pelo mundo, para garantir que os documentos secretos permaneçam públicos, independentemente do que ocorra com o fundador do site.

Assange afirma ser inocente. Os crimes pelos quais ele é acusado teriam sido cometidos em agosto deste ano, em Estocolmo e Enkoping, 80 quilômetros a noroeste da capital sueca. O advogado britânico dele, Mark Stephens, disse que o caso envolve “uma disputa sobre o sexo consensual, mas sem proteção”. Assange e Stephens já sugeriram que a promotoria está sendo manipulada por razões políticas. A promotora sueca Marianne Ny já negou essa alegação.

O porta-voz do WikiLeaks disse que o site não pretende divulgar no momento o acesso a uma versão criptografada de alguns dos mais importantes documentos em posse do grupo. Esse lote de documentos é mantido como um “seguro” e foi distribuído a colaboradores, para ser divulgado em caso de emergência. As informações são da Associated Press e da Dow Jones. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário