quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Lula protesta contra prisão do criador do WikiLeaks Presidente comparou perseguição a Julian Assange a filme de faroeste

Lula fala durante balanço do PAC em Brasília; presidente protestou contra a prisão do criador do site WikiLeaksO presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quinta-feira (9), que é solidário ao fundador do site WikiLeaks, Julian Assange. O jornalista australiano foi preso na última terça-feira (7), no Reino Unido, que atendeu uma ordem de prisão expedida pela Suécia.
Assange, que está no centro do escândalo da divulgação de 250 mil documentos confidenciais da diplomacia americana, é acusado de violência sexual e estupro, em uma controversa decisão da Justiça sueca.
Durante o balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Lula disse estranhar a prisão do australiano Assange. Bem ao seu estilho brincalhão, o presidente confundiu o nome do site e fez graça com isso.
- O que eu acho estranho é que o rapaz que estava desembaraçando a diplomacia americana... Como é que chama? O Viqui Liquis lá, como é que chama? WikiLeaks! O rapaz foi preso, e eu não estou vendo nenhum protesto pela liberdade de expressão.
Lula comparou a prisão de Assange a um filme de faroeste.
- E aí aparece o tal do WikiLeaks, que desnuda a diplomacia, que parecia inatingível. Parecia a mais certa do mundo. E aí começa uma busca. Eu não sei se colocaram cartaz como no tempo do faroeste, “procura-se vivo ou morto”, e prenderam o rapaz. E eu não vi um voto de protesto.Presidente aconselha Dilma
Meses após ter divulgado documentos mostrando violações americanas nas guerras do Afeganistão e do Iraque, o WikiLeaks vem enfurecendo governos de todo o mundo desde o final de novembro, ao divulgar correspondências de embaixadas dos EUA, com informações constrangedoras sobre líderes mundiais.
Muitos desses documentos não trazem informações relevantes sobre os países onde os EUA mantêm embaixadas e foram vistos pela mídia mundial como “fofoca diplomática”. Isso também mereceu a ironia de Lula, que aproveitou para aconselhar sua sucessora, Dilma Rousseff, que assume o cargo em 1º de janeiro.
- A Dilma tem que saber e falar para seus ministros: se não tiver o que escrever, não escrevam bobagem. Passem em branco a mensagem.
Lula pede divulgação de protesto no blog do Planalto
Em seguida, Lula dirigiu-se ao fotógrafo oficial da Presidência, Ricardo Stuckert, e pediu que ele colocasse seu protesto no blog oficial do Palácio do Planalto.
- Ô, Tuquinha [Ricardo Stuckert], pode colocar no blog do Planalto o primeiro protesto então. Contra a liberdade de expressão, sabe, na internet, para a gente poder protestar porque o rapaz estava apenas colocando aquilo que ele leu.
Para Lula, a culpa pelo vazamento das informações não é de Assange, mas de quem escreveu as informações que ele divulgou.
- O culpado não é quem divulgou, o culpado é quem escreveu. Portanto, em vez de culpar quem divulgou, culpe quem escreveu a bobagem. Porque senão, não teria o escândalo que tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário