quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Governadora eleita anuncia nomes de mais 7 auxiliares


A governadora eleita Rosalba Ciarlini anunciou ontem mais quatro nomes da administração direta e outros três da indireta. Com isso, até agora foram apresentados 19 novos secretários estaduais e sete diretores de autarquias e fundações. Uma das surpresas de ontem ficou por conta da criação da Secretaria Extraordinária da Cultura, que será comandada pela ex-presidente da Fundação José Augusto (FJA), na gestão Wilma de Faria (PSB), Isaura Rosado. Os sete auxiliares anunciados ontem pela futura chefe do Executivo Estadual são, quase todos, desconhecidos do grande público potiguar. Dois deles participaram da equipe de transição da democrata – o advogado Thiago Cortez, novo secretário da Justiça e Cidadania; e o engenheiro civil João Augusto da Cunha Melo, que assumirá a Agência de Fomento do Estado (AGN). Thiago Cortez, inclusive, fez parte da equipe jurídica na campanha da então candidata do DEM.


Para a Secretaria de Turismo foi indicado o arquiteto e empresário Razmi Giries Elali, que atua na área de hotelaria há 26 anos, e de empreendimentos imobiliários há mais de 34 anos. A Secretaria de Tributação terá o comando do auditor fiscal José Airton da Silva, que atua no fisco estadual desde 1988. Ele é formado em Ciências Contábeis pela UFRN.

A governadora anunciou ainda o advogado e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil no RN, Geraldo Gomes, para o Instituto de Pesos e Medidas do RN (Ipem); e o zootecnista José Geraldo de Medeiros para chefiar a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). Geraldo será o primeiro servidor de carreira da Emparn a assumir o cargo.

A lista completa deve ser anunciada até o próximo dia 31, véspera da posse da governadora. As principais dificuldades de Rosalba Ciarlini para formar a equipe de primeiro escalão estão centralizadas nas áreas consideradas mais nevrálgicas, como é o caso da Segurança e Saúde. Foi suscitado o nome da ex-secretária de Saúde de Natal e enfermeira Ana Tânia Sampaio para comandar a pasta na esfera estadual, no entanto a própria ex-secretária desmente o convite.

Rosalba Ciarlini também sondou o médico cardiologista Nelson Solano, diretor do Hospital do Coração, que também não aceitou. A governadora voltou a investir no deputado Getúlio Rego (DEM), no intuito, também, de acomodar outro aliado, José Adécio (DEM), suplente de deputado estadual, na Assembleia Legislativa. Com a negativa do parlamentar a governadora poderá acomodar Adécio na Secretaria Estadual de Agricultura. E, nesse caso, deverá buscar outro cargo para o deputado federal Betinho Rosado, que ficará em uma Secretaria para assegurar a permanência de Rogério Marinho na Câmara dos Deputados. Outra pasta nevrálgica da administração é a Segurança. Embora o nome ainda não tenha sido anunciado, a governadora já escolheu o titular, que será um delegado da Polícia Federal.

O anúncio da última segunda-feira (27) trouxe apenas uma indicação técnica. A diretora da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Betânia Leite, que foi escolhida para ser titular da Educação. O nome dela foi uma sugestão do reitor da UFRN, Ivonildo Rego, que havia sido convidado para o cargo. O restante das indicações foi para acomodação de aliados como os senadores Garibaldi Alves, José Agripino e o vice-governador eleito, Robinson Faria.


Rosalba Ciarlini não tem secretário de Saúde

Uma das principais áreas da administração concentra também a maior dificuldade da governadora eleita Rosalba Ciarlini. Na tarde de ontem, ela se reuniu com o deputado estadual Getúlio Rego, que havia sido convidado para o cargo de secretário de Saúde. Residia nele a expectativa da governadora, mas o parlamentar do DEM não aceitou.

Deixou o escritório de Rosalba Ciarlini com a promessa de que buscará um nome técnico e competente para função.

A  negativa de Getúlio Rego naufragou o projeto da governadora de acomodar, com a indicação dele para Saúde, o deputado estadual José Adécio, primeiro suplente, na Assembleia Legislativa.

A governadora Rosalba Ciarlini já sondou várias pessoas para Saúde. O primeiro nome que ela pensou foi o do deputado estadual Paulo Davim. No entanto, esse assumirá a vaga de senador a partir de fevereiro, quando estará na primeira suplência de Garibaldi Filho, nomeado ministro da Previdência.

Em seguida, ela pensou em Getúlio Rego. Logo na primeira sondagem, o parlamentar do DEM disse que não desejaria o cargo. A governadora pensou na enfermeira Ana Tânia Sampaio, mas ela também foi descartada por ainda estar em estágio probatório na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde é professora.

Rosalba Ciarlini também sondou o médico cardiologista Nelson Solano, diretor do Hospital do Coração, mas ele também não aceitou. A chefe do Executivo chega a cinco dias da posse e ainda com a indefinição de quem ocupará a titularidade da Secretaria Estadual de Saúde.


criação de secretaria
O Governo do Estado terá em seus quadros, até fevereiro de 2011, – quando os deputados retornam do recesso parlamentar – uma Secretaria Extraordinária Estado da Cultura, a ser criada por decreto governamental. Após o retorno dos trabalhos da Assembléia a governadora eleita Rosalba Ciarlini enviará um projeto de lei à Casa para criar definitivamente a pasta, a ser comandada pela ex-presidente da Fundação José Augusto (FJA) e cunhada da governadora, Isaura Rosado. A assessoria de imprensa da democrata afirmou que a Secretaria foi uma promessa de campanha e garantiu que a FJA não será extinta, mas ficará subordinada à pasta principal. Ontem, por meio do microblog twitter, o deputado Fernando Mineiro, do PT, afirmou que “a indicação de Isaura Rosado como secretária Extraordinária de Cultura é para driblar a Lei do Nepotismo”. “Pela Lei ela não poderia ser indicada para a FJA”, disse ele.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário