segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Vaqueiros fazem festa no RN

Milhares de vaqueiros se reuniram ontem (06) numa grande confraternização realizada na Fazenda Bonfim, em São José de Mipibu, lugar em que funciona o Projeto Cultural Museu do Vaqueiro e o Forró da Lua. O evento é realizado há oito anos na primeira semana de dezembro. É uma homenagem aos homens que desbravaram a região Nordeste, diz o agrônomo e organizador da festa do vaqueiro, Marcos Lopes.

Rodrigo SenaA cavalgada é realizada há três anos como parte da festa da padroeira de São José de MipibuA cavalgada é realizada há três anos como parte da festa da padroeira de São José de Mipibu
Os vaqueiros são homens responsáveis por cuidar de rebanhos. E o Nordeste, segundo Lopes, foi a primeira região do Brasil a apostar na criação de bois.

Ontem, ornamentados com suas “armaduras”, incluindo botas, chapéus e casacos de couro, homens de várias partes do Nordeste se reuniram, reavivando práticas tradicionais como a pega do boi, ação em que perseguem, enfrentam e derrubam o animal, usando a força do corpo, e que deu origem as vaquejadas.

Além do pega do boi, o evento incluiu missa do vaqueiro e, de forma inédita este ano, uma vaquejada com participação de amazonas. Também pela primeira vez o evento está integrado à cavalgada promovida pela igreja católica de Nísia Floresta. A cavalgada é realizada há três anos como parte da festa da padroeira do município, Nossa Senhora Doó.

Este ano, apenas na cavalgada, foram registrados mais de 100 participantes entre vaqueiros, ex-vaqueiros, membros da igreja e simpatizantes. ``O objetivo é integrar a população em torno da igreja´´, diz o organizador da cavalgada, Evalto Pereira do Nascimento. Padre José Lenilson de Morais, que está á frente da igreja, complementa que o objetivo é aproximar os homens que trabalham com o gado e com a terra da igreja e proporcionar um momento de lazer sadio a população. “Estamos unindo as pessoas em torno da fé”, comenta.

Os participantes saíram da igreja de Nísia Floresta até a Fazenda Bonfim. A cavalgada atraiu gente de todas as idades que tem em comum a paixão pelos animais. O pecuarista José Miranda, 45, participa desde a primeira edição. Já o agricultor Gilberto Borges, 39, se juntou ao grupo na edição deste ano e levou junto o filho, Gildson, de 10. Desde os quatro anos de idade o menino monta

Nenhum comentário:

Postar um comentário