quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

I Feira Estadual da Agricultura Familiar acontece de quinta a sábado Em paralelo será realizada também a II Feira de Economia Feminista e Solidária do RN.


 O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) promovem entre os dias de 16 a 18 próximos (de quinta-feira a sábado) a I Feira Estadual da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária e a II Feira de Economia Feminista e Solidária do RN. 


Os eventos são realizados em parceria com Governo do Estado, Prefeitura e Arquidiocese de Natal e outras instituições governamentais e não-governamentais. A Feira é uma das ações do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (Aegre/SDT), com apoio do Centro Feminista 8 de Março e do Instituto de Assessoria a Cidadania e ao Desenvolvimento Sustentável (IDS). 

Quatro estandes e 115 barracas serão montados ao lado da Catedral Metropolitana de Natal, na Cidade Alta, e contarão com a participação de 230 expositores. Dos 115 grupos participantes, 80 são constituídos somente por mulheres e 35 são de grupos mistos. A principal idéia da feira é de promoção, divulgação e comercialização dos produtos agroecológicos, da economia solidária, de agroindústrias familiares e de artesanato produzidos por grupos de mulheres e mistos das áreas rurais e urbanas do Rio Grande do Norte. 

MULHERES 
Destaque para os 80 grupos de mulheres rurais e urbanas, oriundos da pesca artesanais, assentamentos da Reforma Agrária e Crédito Fundiário, extrativistas, aqüicultoras, quilombolas e indígenas. São trabalhadoras rurais oriundas dos Territórios da Cidadania do Açu/Mossoró, Sertão do Apodi, Mato Grande, Seridó, Sertão Central, Traíri, Potengi e região Metropolitana de Natal.

Nos três dias do evento serão comercializadas hortaliças orgânicas frescas, comidas típicas, quitutes derivados de peixes e mariscos, doces, biscoitos, queijo, manteiga da terra, bolos, cocadas, mel de abelha, castanha de caju, artesanato em palha, renda e crochê. O pescado, com a comercialização de tilápia (posta, filé e in natura) ganha atenção como um dos produtos que poderão ser encontrados durante o evento. 

A Feira pretende apresentar as potencialidades do Estado a partir de produtos baseados na agricultura familiar, artesanato e agroecologia. Também traz à tona a discussão do conceito de economia solidária como uma nova proposta frente ao sistema econômico vigente. A produção baseada na economia solidária é feita sem exploração da mão-de-obra, do solo e dos recursos naturais e preza pelo respeito ao meio ambiente e ao ser humano. 

Segundo informações do Governo Federal, as mulheres representam mais da metade da população brasileira. Elas são as mais afetadas pelos processos migratórios e cada vez mais assume a responsabilidade pelo grupo familiar que integram. Sua presença na economia rural é marcada por uma forte divisão sexual do trabalho, expressa numa concentração das mulheres em atividades voltadas para o auto-consumo familiar e realizadas como mera extensão dos cuidados com os filhos e os demais membros da família. Tais atividades são realizadas predominantemente sem remuneração e, portanto, não vinculadas à comercialização. 

“A feira permite a mulher ter acesso à renda. Se prestarmos atenção, normalmente a mulher tem o trabalho de produzir, mas não de comercializar. Na grande maioria das vezes quem fica com o valor do produto vendido é o homem e não a mulher, apesar de quase sempre ter tido todo o trabalho”, opinou Paulo Sidney Gomes, superintendente regional do Incra/RN. 

SERVIÇOEVENTO – I Feira Estadual da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária e a II Feira de Economia Feminista e Solidária do RN
LOCAL - Prolongamento da Catedral Metropolitana de Natal, localizada à Rua Açu, Cidade Alta (Centro)
DATA - 16, 17 e 18 de dezembro
HORÁRIO - Dia 16 (16h às 20h)
Dia 17 (8h às 22h)
Dia 18 (8h às 12h)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário